Tecnologia 3G - como funciona, dúvidas e serviços

Você sabia que, por lei, as operadoras são obrigadas a cumprir com média de internet de 80% e só pode cair à 40%. Confira tudo sobre tecnologia 3G.

Tecnologia 3G - como funciona, dúvidas e serviços
O Brasil encontra-se abaixo da média mundial de serviços de internet móvel

Se você está sempre conectado à internet através do seu smartphone, com certeza já ouviu falar sobre a tecnologia 3G, utilizada para redes móveis. Mas você realmente sabe como ela funciona e qual a melhor maneira de aproveitá-la?

 

QUER PAGAR MENOS PELA INTERNET?
O E-konomista tem sempre uma solução sob medida para o seu bolso. Comece já a economizar!

A tecnologia 3G é a terceira geração de padrões da telefonia móvel, que aprimorou a transmissão de voz, ampliou a velocidade da conexão e trouxe novos recursos, como o de videochamadas e transmissão de sinal de televisão no celular.

 

Tecnologia 3G no Brasil

Em teoria, o 3G permite uma velocidade de até 7Mbps (mega bites por segundo). Na prática, as operadoras no Brasil oferecem entre 400Kbps a 1Mbps.

 

  • Você sabia que no Brasil, por lei, as operadoras se protegem e podem oferecer 40% do que foi acordado, tanto para banda larga fixa e móvel? Porém, fique atento aos serviços, pois a média deve ser de 80%.

 

Exemplo: se o seu plano promete 5Mbps, não pode cair (nunca) pra menos de 2Mbps e a velocidade média tem que ser de pelo menos 4Mbps ao longo do mês.

 

Já o 3G+, no meio do caminho entre a nova tecnologia utilizada, o 4G, oferece um suporte três vezes mais rápido, de 21Mbps. Porém, como você pode deduzir, o que é realmente oferecido ao usuários varia de 3Mbps a 6Mbps de acordo com o pacote contratado.

 

Confira qual a melhor internet móvel no Brasil: 3G ou 4G.

 

 

Como economizar?

O seu pacote de dados não dura o mês inteiro? Confira algumas dicas para economizar a sua tecnologia 3G:

 

  • Sempre que você não estiver utilizando a conexão, desligue-a. Mesmo em espera as suas redes sociais e e-mails continuarão sincronizados.

 

  • Existem aplicativos, como o APN Brasil (Android), que possui o comando de Desativar Internet.

 

  • Streaming: ouvir música ou programas utilizando essa tecnologia faz com que o pacote de dados acabe muito rápido. É recomendado que as suas músicas sejam salvas no cartão de memória.

  • Aplicativos: o iPhone já possui aplicativos instalados ao aparelho que indicam os gastos da internet móvel. Para Android, o PSafe Total e Watchdog funcionam como tal.

 

  • GPS: se a sua geolocalização está sempre ativa, lembre-se que ela também consome. Portanto, para economizar a sua tecnologia 3G, desative-a.

 

Dicas de como economizar na conta do celular.

 

Ranking State of Internet

A lista realizada pela empresa Akami (no último trimestre de 2014) comparou a conectividade móvel entre 50 países. Para você entender a diferença e comprovar o porque os brasileiros reclamam tanto da internet, o primeiro lugar foi do Reino Unido com média de 16Mbps. O Brasil apresentou a média de 1,8Mbps.

 

Já com relação à banda larga, comparada entre 142 países, o Brasil encontra-se, atualmente, em 89º lugar no ranking mundial. A nossa média é de 3Mbps, sendo a mundial de 4,5Mbps.

 

Faça o teste da tecnologia 3G

Se você acredita que o serviço oferecido pela sua operadora não está correto, faça o download do aplicativo Brasil Banda Larga e teste no seu celular:

 

 

Curiosidades

Até o mês de Dezembro de 2014 eram 162,9 milhões de acessos à banda larga móvel, de acordo com o levantamento realizado pela Teleco:

 

  • Aparelhos 3G: 148,8 milhões
  • Aparelhos 4G: 7,7 milhões
  • Banda larga: 6,4 milhões

 

Até o final de Janeiro deste ano foram registrados 281,7 milhões de celulares, sendo a média de 138,3 aparelhos para cada 100 habitantes!

 

 

Tecnologia 3G x Tecnologia 4G

De acordo com os resultados apresentados na conferência Mobile World Congress (MWC), em março deste ano, em 2014 houveram duas marcas diferentes:


Mundo: são 110 milhões à mais de conexões 4G sobre o 3G

Brasil: o 3G superou o 2G, representando 51% dos acessos de celulares e modens

Quer saber mais dicas para economizar com a conta do celular? Acompanhe as informações do E-konomista.

 

Leia também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar