Táxi vs Uber: qual escolher

Os diversos aspectos e questões legais da contenda Táxi vs Uber parece não afetarem o principal, que é a maior qualidade do serviço prestado pela empresa norte americana.

Táxi vs Uber: qual escolher
Conheça algumas das principais diferenças na disputa Táxi vs Uber

A já polêmica disputa Táxi vs Uber vem se acirrando conforme o tempo passa e os órgãos de regulamentação demoram a disciplinar a questão. Cada estado do Brasil vem tratando da pauta de uma forma distinta, como é o caso de Brasília, que sancionou lei em que regulamenta o serviço sem estipular um teto de motoristas. Já em Olinda, em Pernambuco, motoristas do Uber, em protesto, entregaram às autoridades uma pauta de reivindicações, uma vez que o órgão que regulamenta o transporte local entende que, antes de legislar sobre o tema, é necessária primeiramente a regulamentação na esfera federal.

Debates à parte, o fato é que o Uber é uma realidade no transporte urbano brasileiro que parece ter vindo para ficar. Diante da competição que travam com os tradicionais táxis, o melhor a se fazer é conhecer as vantagens e as desvantagens que cada modalidade oferece.

Táxi vs Uber: mesmo serviço, muitas diferenças

A experiência recente dos usuários faz com que o duelo Táxi vs Uber seja até certo ponto desleal, pelo menos desse ponto de vista. Para quem pretende trabalhar como motorista, aí sim, existe um pouco mais de equilíbrio, e ambas as modalidades até se equivalem, exceto na hora do ingresso.

Para o motorista, é verdade, as exigências feitas pelo Uber são menores e o ingresso na rede é muito menos burocrático. No Rio de Janeiro, por exemplo, para dirigir táxi, além da CNH em dia, exige-se alvará da Prefeitura para trabalhar como taxista e cadastro em uma cooperativa. Além disso, é necessário apresentar uma lista com nada menos que 17 documentos para que aí sim, possa se tornar um taxista devidamente legalizado. O Uber só exige CNH e certidão de bons antecedentes criminais.

Atendimento

Importante destacar que cada motorista do Uber recebe uma avaliação por parte dos usuários, que garante a sua permanência no pool de motoristas. Profissional mal avaliado é descadastrado e não pode mais trabalhar, ao contrário dos taxistas, que poderão continuar a dirigir enquanto tiverem licença para tal, sem quaisquer preocupações em relação ao atendimento e a qualidade do serviço.

Como ser motorista do Uber e quanto se ganha

Outra diferença é que o carro do Uber é solicitado previamente por aplicativo, que direciona ao passageiro o motorista mais próximo, já informado sobre a viagem que deverá fazer. Ou seja, ao contrário do táxi, que comumente rejeita corridas mais curtas ou para lugares muito distantes, o Uber só manda para o passageiro profissionais que concordaram previamente com a corrida a se fazer, não importa para onde se vá.

Embora o Uber seja dividido em três categorias, o Uber Black (mais caro), Uber X e Uber Pool (em que a corrida é compartilhada), o padrão de atendimento exigido pela empresa é o mesmo. O motorista precisa obedecer um protocolo, demonstrar educação e oferecer alguns mimos como água e balas, embora existam muitos taxistas que atendem de forma extremamente educada e profissional, mesmo que não sejam cobrados em relação a isso.

Tarifas e modalidades

Se no atendimento o Uber já se mostra uma empresa muito mais preocupada com o cliente, é nas tarifas que o embate Táxi vs Uber se mostra ainda mais favorável para a empresa norte americana. No UberX, o valor é de R$ 1,43 o quilômetro ou R$ 0,35 por minuto parado. Já no UberBlack fica em R$ 2,30 o quilômetro e R$ 0,40 por minuto.

Por sua vez, no táxi, em São Paulo, por quilômetro o taxímetro cobra R$ 2,75, e no Rio de Janeiro R$ 2,05, mais a bandeirada, ou seja, o valor cobrado inicial, que em São Paulo é de R$ 4,50 e no Rio de Janeiro de R$ 5,40. Em São Paulo, o minuto parado custa R$ 0,55, e no Rio de Janeiro, onde se calcula por hora, paga-se R$ 28,98. A Bandeira 2, em São Paulo, custa R$ 3,58, e no Rio, R$ 2,76.

Portanto, se existe uma disputa Táxi vs Uber, por enquanto ela só existe entre os profissionais, porque, para o cliente, o Uber já ganhou de goleada.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar