6 tarefas domésticas que você não precisa fazer

Lavar a louça é inevitável, mas enxugar é uma tarefa completamente desnecessária. Confira essa e outras tarefas domésticas que você pode parar agora de fazer.

6 tarefas domésticas que você não precisa fazer
Boa notícia: você não precisa mais enxugar a louça!

Quem nunca acordou com preguiça de arrumar a cama e pensou “pra que, se a noite vou desarrumar de novo?”. Pode até ser verdade, mas não dá pra negar que uma cama arrumada traz outra cara ao quarto e até uma energia renovada ao ambiente.

Existem outras tarefas domésticas, porém, que são tão desnecessárias que você perde tempo realizando-as quando poderia estar curtindo um Netflix ou adiantando seus estudos. Saiba quais são e elimine-as da sua rotina.

Tarefas domésticas para riscar da lista

Dá um desânimo enorme chegar em casa após um dia de trabalho e precisar limpar os cômodos ou deixar a faxina para o sábado, portanto risque algumas tarefas domésticas da lista que são desnecessárias e otimize seu tempo.

1. Enxugar a louça

Depois de lavar a pilha após o almoço (sim, lavar a louça é necessário) e empilhar no escorredor deixe que as louças sequem naturalmente. O pano – ou guardanapo –, usado para enxugar, acumula bactérias quando úmido e pode ter cerca de um milhão de micro-organismos a mais do que a tampa de um vaso sanitário segundo estudos. Deixar no escorredor para secar e depois guardar é muito mais higiênico e prático.

2. Lavar o box do banheiro

Ok, lavar o banheiro é bastante importante para limpeza da casa, mas você pode deixar o box de lado e limpa-lo enquanto estiver tomando banho. Já que você vai manchar o vidro com sabão e shampoo aproveite para ensaboar e enxaguar, passando a mão para eliminar resíduos. O procedimento economiza água e tempo.

3. Limpar o fogão

Se depois de cada refeição você precisar tirar a mesa, lavar e guardar a louça e limpar o fogão vai sobrar pouco tempo pra ficar tranquilo. Ao invés de limpar o fogão todo dia deixe folhas de alumínio na boca do forno para não sujar com manchas de gordura e restos de comida. Depois é só tirar a folha, amassar e jogar no lixo, sendo que se estiver limpa pode aguentar alguns dias.

4. Tirar pó dos bibelôs e eletrodomésticos

É muito irritante tirar a poeira acumulada nos itens que ficam em cima da bancada, sejam eles eletrodomésticos na cozinha ou “lembrancinhas” e porta-retratos. Para não precisar fazer isso a dica é simples: guarde tudo. Armários na cozinha servem para guardar aquilo que não esta sendo usado e evitar acúmulo de gordura e poeira, enquanto os bibelôs podem ficar em prateleiras altas para não ficarem tão empoeirados.

5. Lavar roupa depois de apenas um uso

Já falamos aqui no site sobre como lavar roupas usadas apenas uma vez pode diminuir o tempo de vida delas. Outra desvantagem é o gasto de água e de tempo para executar a tarefa. Em especial roupas “de cima”, como casacos, podem ser colocadas na área externa para arejar. Só preste atenção a cheiros desagradáveis, como de suor ou de sujeira.

6. Organizar a tralha

Toda casa tem o cantinho da bagunça, responsável por acumular coisas inúteis ou que não se adaptaram ao espaço. Desapegue delas! As tralhas são ótimas para acumular sujeira e até mesmo insetos e animais peçonhentos, e se você não está usando não há motivos para limpar – e nem para manter!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar