Sabe quanto vale seu carro? Veja na tabela FIPE automóveis

A tabela FIPE automóveis é utilizada tanto para comprar ou vender carros, como pelas seguradoras para calcular  o valor do seguro e de indenizações sobre veículos.

Sabe quanto vale seu carro? Veja na tabela FIPE automóveis
A tabela FIPE automóveis é recurso de consulta para saber o valor de veículos no Brasil

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, ou FIPE, é uma entidade sem fins lucrativos, que estuda os fenômenos econômicos e sociais brasileiros. A FIPE também avalia o preço médio de diferentes tipos de bens e serviços, e apresenta indicadores econômicos. A tabela FIPE automóveis, por exemplo, apresenta o preço de mercado dos veículos, e serve de parâmetro para compra, venda, troca e definição de valor de seguro auto.

Como funciona a tabela FIPE automóveis

A tabela FIPE realiza levantamento de dados para elaborar índices, tabelas e quantidades de variáveis econômicas, como por exemplo, os preços médios de veículos no mercado brasileiro.

A tabela FIPE automóveis pode ser utilizada como parâmetro para avaliações de seguro, indemnizações, cálculo do IPVA e negociações. Trata-se de uma referência e os valores apresentados pela entidade podem variar de acordo com a cor, estado de conservação do veículo e os acessórios tipo ar condicionado, vidros e travas elétricas, por exemplo.

Como fazer a consulta 

1. O primeiro passo é entrar no site da Fundação Insituto de Pesquisa Econômicas.
2. Na parte superior da tela clique em Índices.
3. Clique na barra lateral esquerda do site, na opção para consultar Preço Médio de Veículos.

Serão três as opções:

  • Consulta de Carros e Utilitários Pequenos
  • Consulta de Motos
  • Consulta de Caminhões e Micro-Ônibus
dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Como exemplo, utilizaremos a primeira opção.

4. Após clicar neste link aparecerá alguns itens que devem ser preenchidos.

Tabela de Referência: você poderá escolher o valor praticado atualmente no mercado, ou então fazer uma consulta em datas anteriores para comparação do valor que já foi praticado.

Exemplo prático:

Vamos supor que você deseja saber o valor atual do carro. Veja como irá aparecer

Marca: você poderá escolher entre as opções nacionais e internacionais para realizar a consulta;
Modelo: é possível escolher os modelos de acordo com a marca, potência do motor e número de portas.

Vamos utilizar o modelo mais vendido em 2015, Pálio 1.0 Economy Fire Flex 8V 2P

Ano modelo: nesta opção você pode escolher se quer fazer a pesquisa do valor médio praticado no mercado de um veículo 0Km ou de modelos anteriores.

Após clicar na opção Ano modelo, automaticamente aparecerá logo abaixo uma pequena tabela com o resultado da pesquisa e a data de consulta.

  • No caso do exemplo acima o resultado foi R$ 24.212,00.

Lembre-se, os valores apresentados são uma média praticada no mercado brasileiro e pode variar de acordo com a região e a data da pesquisa.

Código FIPE: esta é uma opção de atalho para quem já realizou a consulta e sabe qual é o código FIPE do veículo em questão. Neste caso, não precisa ser preenchido.

Criação da tabela

A tabela FIPE foi criada em 1973 para apoiar o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Este instrumento de pesquisa foi criado com o intuito de promover o debate dos problemas econômicos e sociais, contribuir para a formulação de políticas econômicas e públicas e auxiliar na avaliação da importância dessas políticas para o crescimento sustentável da economia brasileira.

Quer comprar um veículo novo? 

Se você deseja comprar um carro, uma das opções que te ajudam a economizar é o consórcio. Este sistema de crédito permite que você defina o valor do investimento e em quantas parcelas deseja fazer o pagamento, e não há cobrança de juros. test drive online e gratuito.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar