Tabela de seguro de carros – vale a pena consultar?

Está a procura de seguro de carros? Consultar uma tabela de seguro de carros é uma boa ideia mas é preciso saber que o valor apresentado é um preço médio.

Tabela de seguro de carros – vale a pena consultar?
Veja o que é preciso considerar ao consultar tabela de seguro de carros

Quem está a procura de uma seguradora para proteger o seu veículo costuma recorrer a tabela de seguro de carros para verificar o quanto será pago para proteger um modelo como o seu. No entanto, é preciso ter em mente que as tabelas de seguro de carro oferecem preços estimados, faz-se uma média do quanto os condutores que possuem veículo semelhante pagam por um seguro de carro, e divulga-se como forma de orientação aos clientes interessados.

ECONOMIZE COM O SEGURO AUTO
Faça uma simulação de seguro auto e encontre a melhor solução para você.

Os preços não são exatos pois o valor de um seguro de carro é regulado a por algumas varíaveis, os principais são:

  • Perfil do condutor: os preços variam de acordo com o sexo, casado ou solteiro, tempo de habilitação, etc
  • Características do veículo: as seguradoras colocam na conta do valor do seguro o custo de manutenção, custo de peças, se o modelo é alvo de roubos e furtos, se possui equipamentos de segurança, etc.
  • Utilização: qual o uso é feito pelo carro, se o carro será conduzido apenas pelo cliente ou por outras pessoas, se o veículo fica estacionado em garagem ou na rua, etc.
  • Região de circulação: Pessoas que residem e circulam por locais com mais incidência de acidentes, roubo ou furto de veículos, pagarão mais pelo seguro.
  • Coberturas e limites: o valor do seguro também sofrerá influência das coberturas contratadas e seus limites. Um seguro completo, isto é, com mais coberturas e assistências, naturalmente custará mais que um com coberturas mais básicas.

Como podemos perceber, são muitas as variáveis que influenciam no valor do prêmio do seguro de carros. Para construir a tabela de seguro de carros, as seguradoras elegem um perfil de condutor para gerar as médias. 

Saiba como encontrar o seguro auto mais barato em São Paulo.
 

Como é elaborada a tabela de seguro de carros?

Para fornecer os valores das tabelas, as seguradoras costumam desconsideradar perfis de risco muito altos ou muito baixos. Um exemplo de perfil de muito baixo risco seria o de uma mulher casada, com 60 anos, sem filhos condutores, e cujo veículo pernoita em garagem. Já um perfil de muito alto risco seria um homem solteiro, com 18 anos, e cujo veículo pernoita na rua.

Principais critérios utilizados:

1- Perfil do condutor: costuma ser oferecido o preço médio de um homem, casado, por volta dos 35 anos.

2- Utilização: circula em grandes centros e tem garagem para estacionar.

3- Veículo: o valor do veículo que é considerado na tabela de seguro de carros é o valor fornecido para aquele modelo na tabela FIPE.

Portanto, o valor fornecido da tabela de seguros de carro será mais aproximado do real quando o cliente tem perfil semelhante ao utilizado pelas seguradoras na criação da tabela.


Veja quais são os carros com seguro auto mais barato.
 

Então não vale a pena consultar o valor da tabela de seguro de carros?

Vale sim. Se você está a procura de um seguro para o seu carro e quer ter uma noção do quanto vai ter que gastar, os preços oferecidos pelas tabelas será o seu norte. Todas as seguradoras que fazem tabelas de seguro de carros utillizam o mesmo perfil de condutor para gerar as médias, assim você já terá noção da diferença de preço de uma seguradora para a outra.

Como e onde consultar?

É muito simples. Existem diversos sites que mostram o valor do seu seguro de carro baseado nas tabelas das seguradoras. Basta você fornecer os dados como: fabricante, modelo, ano do modelo, ano de fabricação e o seu email. Alguns sites nem pedem dados, já oferecem tabelas com os valoresdos seguros mais procurados do mercado. Confira você mesmo:

Faça já uma simulação e descubra o valor seguro para o seu carro.


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar