Confira a Tabela de IPVA 2016

É hora de segurar os gastos de final de ano. Confira a tabela do IPVA 2016 e faça as contas para se planejar e começar o ano no azul. 

Confira a Tabela de IPVA 2016
Saiba quanto pagar e quando deverá efetuar o pagamento do IPVA 2016

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Além dos gastos direcionados à presentear entes queridos e planejar comemorações, a virada do ano implica também em despesas não tão agradáveis. Divulgada na última semana de novembro, a tabela com os valores venais dos veículos para o cálculo do IPVA 2016 já está disponível, e pode ser consultada no site da Imprensa Oficial. O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é cobrado nos primeiros dias de Janeiro, juntamente com o Seguro Obrigatório DPVAT. Ainda está em tempo de se planejar e começar o ano no azul. Confira a tabela do IPVA 2016 e faça as contas.

Quanto irei pagar no IPVA 2016

O valor do IPVA é determinado por uma alíquota definida pelo Estado sobre o valor do carro, oscilando entre 1% a 4% do valor venal do veículo no Brasil, determinado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Para 2016 em São Paulo, o IPVA fica mais barato em cerca de 3,3%, mas ainda assim, o Estado possui um dos impostos mais caros, significando 4% para veículos de passeio movidos a gasolina e bicombustíveis. Já veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás têm alíquota de 3%. As picapes cabine dupla e utilitários cabine simples pagam 4%. Ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal. Por fim, os caminhões pagam 1,5%.

Pagamento do IPVA 2016

CONTROLE AS SUAS FINANÇAS
Com o cartão de crédito certo, você pode fazer compras programas e colocar as finanças em dia. Encontre o melhor cartão de crédito para você.

O pagamento pode ser efetuado de três maneiras: em valor integral no mês de janeiro (com desconto), quitar na segunda parcela em Fevereiro (sem desconto) ou pagar em três vezes, finalizando em Março. Para quem quiser usufruir do desconto ao quitar no primeiro mês, fique de olho na porcentagem oferecida pelo seu Estado. Em São Paulo, por exemplo, este desconto é de apenas 3% do total, enquanto no Rio Grande do Sul, pode chegar até 27%.

Para realizar o pagamento, basta se dirigir a qualquer rede bancária, seja em agências, caixas eletrônicos ou pelo internet banking. Será necessário apresentar o número do RENAVAM para concluir a operação.Em caso de atraso no pagamento, o contribuinte estará sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Se passar 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto. Após esse prazo, o atraso resultará em débito inscrito e multa que passará a 100% do valor do imposto, com o direito da Procuradoria Geral do Estado de realizar a cobrança mediante protesto. Em casos extremos, onde o licenciamento também se encontra em atraso, pode ocorrer a apreensão do veículo, multa e sete pontos na CNH.

Calendário de Pagamentos

Janeiro – 1ª Parcela ou Cota Única com Desconto

Placa com final 1: Vencimento em 11/1
Placa com final 2: Vencimento em 12/1
Placa com final 3: Vencimento em 13/1
Placa com final 4: Vencimento em 14/1
Placa com final 5: Vencimento em 15/1
Placa com final 6: Vencimento em 18/1
Placa com final 7: Vencimento em 19/1
Placa com final 8: Vencimento em 20/1
Placa com final 9: Vencimento em 21/1
Placa com final 0: Vencimento em 22/1

Fevereiro – 2ª Parcela ou Cota Única sem Desconto

Placa com final 1: Vencimento em 11/2
Placa com final 2: Vencimento em 12/2
Placa com final 3: Vencimento em 15/2
Placa com final 4: Vencimento em 16/2
Placa com final 5: Vencimento em 17/2
Placa com final 6: Vencimento em 18/2
Placa com final 7: Vencimento em 19/2
Placa com final 8: Vencimento em 22/2
Placa com final 9: Vencimento em 23/2
Placa com final 0: Vencimento em 24/2

Março – 3ª Parcela

Placa com final 1: Vencimento em 11/3
Placa com final 2: Vencimento em 14/3
Placa com final 3: Vencimento em 15/3
Placa com final 4: Vencimento em 16/3
Placa com final 5: Vencimento em 17/3
Placa com final 6: Vencimento em 18/3
Placa com final 7: Vencimento em 21/3
Placa com final 8: Vencimento em 22/3
Placa com final 9: Vencimento em 23/3
Placa com final 0: Vencimento em 24/3

Quem está isento?

No Estado de São Paulo, os veículos adaptados estão isentos do pagamento do IPVA, bem como ônibus ou micro-ônibus do transporte público de passageiros, ônibus empregados exclusivamente no transporte na modalidade de fretamento contínuo e de transporte escolar. Em agosto de 2015, a Prefeitura de São Paulo regulamentou a lei que permite aos carros híbridos ou elétricos receberem um desconto de 50% no valor total do IPVA.

Alteração das regras para carros antigos

Para aumentar a arrecadação do Estado, novas regras sobre impostos começam a valer a partir do IPVA 2016 e, entre elas está o aumento do tempo de cobrança do IPVA para carros antigos, que passa de 10 anos para 15.Em resumo, quem possui carros com mais de 10 anos e que estão isentos do IPVA, agora terão que, anualmente, pagar o imposto até o veículo completar 15 anos.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar