Suspensão de carro: cinco sinais de que ela está com problemas

A suspensão de carro exerce um papel fundamental quando se trata de condução e desempenho, portanto, é fundamental ficar atento aos sinais de mal funcionamento.

Suspensão de carro: cinco sinais de que ela está com problemas
Ruídos e instabilidade são sinais de falha na suspensão de carro

Agende o seu test drive gratuito

A suspensão de carro exerce um papel fundamental quando se trata de condução e desempenho, garantindo que o condutor não sofra com os impactos de um terreno acidentado, além de preservar a integridade do veículo e manter as rodas no chão.

Como reconhecer as falhas na suspensão de carro?

suspensaodecarro


Composto por peças-chave como amortecedores, molas, braços-oscilantes, pivôs de suspensão e barras estabilizadoras, a falha em um destes componentes da suspensão de carro pode comprometer todo o sistema. Sempre que seu carro passar por um buraco muito grande, lombada irregular ou sofrer algum grande impacto nos amortecedores, é interessante leva-lo a um mecânico de confiança para fazer uma checagem. Porém, para efetuar uma troca, não se deixe levar totalmente pelos centros automotivos. Efetue-a somente em caso de algum dos sinais abaixo e, lembre-se, se os sinais de falhas nas suspensão forem ignorados, pode ocorrer a quebra, fazendo com que o sistema de suspensão pare de funcionar por completo.

Como cuidar do carro: dicas e truques fáceis

Ruídos

Uma suspensão danificada produz um barulho bastante identificável. Parecido com um chocalho, o ruído é notado quando se dirige sobre lombadas ou estradas acidentadas. Isso se dá por conta de uma capacidade de tensionamento da suspensão reduzida. Com isso, ela sai do lugar, causando um ruído proveniente da estrutura interna da suspensão batendo contra a externa. Outro ruído que pode ser ouvido e, principalmente, sentido, é relacionado à vibração do volante. Com um veículo difícil de guiar, o volante treme descontroladamente e parece estar prestes a perder o controle.

Se os ruídos no carro for no momento de frear o carro, o problema também pode ser com as pastilhas de freio: saiba como e quando é hora de trocá-las

Vazamentos

A PROCURA DO CARRO IDEAL?
Antes de comprar, informe-se, teste e compare. Receba no seu email as melhores dicas e ofertas imperdíveis para você encontrar o carro dos seus sonhos.

Vazamentos nunca são bons sinais. Portanto, se verificou uma mancha de óleo onde seu veículo estava estacionado, verifique se há óleo pelo corpo do amortecedor e se a haste se encontra azulada. Se positivo, vá até uma assistência especializada pois sua suspensão de carro pode estar danificada. 

Pneus

Não importa a qualidade de seus pneus, se a suspensão de carro está danificada, eles sofrerão com isso. Os amortecedores, por exemplo, quando estão corroídos, aumentam o desgaste dos pneus, além de impedir a aderência dos mesmos ao asfalto.

Mitos e verdades sobre pneu reformado

Faróis

Outro sinal bastante evidente de que o sistema de suspensão de carro está com problemas é a oscilação dos faróis dianteiros, além da falta de iluminação de maneira uniforme. Este é um aviso bastante perigoso, aumentando o risco de acidentes e passível de multa.

Veja como limpar farol amarelado do carro de forma fácil e barata

Direção

A falha de algum componente da suspensão de carro fica ainda mais perigosa e requerente de reparo urgente quando compromete a direção. Com tremores incontroláveis, indicando que a suspensão está em péssimo estado, o veículo pode começar a fugir em curvas, perder a estabilidade e passar a se inclinar para o lado em que a suspensão estiver danificada. Antes de simplesmente mandar o veículo para alinhamento, verifique se possui mais sinais de falhas na suspensão de carro e leve-o para uma avaliação. Fique atento também às falhas na frenagem, pois podem indicar amortecedores gastos.

Confira mais dicas para melhorar o desempenho do seu carro

Notou alguns dos sinais acima? Pare o carro, espere esfriar e verifique se há folgas ou vazamentos evidentes no sistema de suspensão de carro e rodas. Não deixe os avisos de lado. Leve o veículo a um especialista e diga a ele tudo o que observou e todos os sinais que estão evidentes.

Antes de comprar experimente. Agende um test drive online e gratuito.
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar