SUS: entenda todos os serviços aos quais tem direito de graça

Consultas, tratamentos, medicamentos e até cirurgias plásticas, tudo de graça. Veja como se cadastrar e utilizar o Sistema Único de Saúde (SUS).

SUS: entenda todos os serviços aos quais tem direito de graça
Veja como funciona o Sistema Único de Saúde, do cadastro aos procedimentos

Considerado um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS) abrange todos os processos relacionados ao atendimento, acompanhamento, prevenção e tratamento do cidadão brasileiro, sendo estes isentos de qualquer custo. Em atividade deste o ano de 1988, os serviços fornecidos pelo SUS podem ser encontrados, além dos hospitais públicos, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), as quais desempenham um papel fundamental em garantir o atendimento com acesso à toda a população, tanto nas zonas urbanas quanto rurais.

Como funciona o SUS e o que cobre

Sob responsabilidade de cada município em toda a extensão nacional, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um serviço de atendimento público de saúde, no qual o usuário não possui quaisquer despesas para obtê-lo, mas deve seguir uma ordem de prioridades e encaminhamentos para cada solicitação.

Como porta de entrada para o SUS, a atenção básica é oferecida em postos e centros de saúde, unidades de Saúde da Família, entre outros. Efetuado o primeiro atendimento, há um encaminhamento do cidadão a outros serviços de complexidades diversas ainda integrantes da saúde pública, como hospitais e clínicas especializadas. No caso de não haver a especialidade referida em atendimento prévio dentro do município em que o usuário reside, este pode ser encaminhado a unidades em municípios vizinhos, uma vez que a referência de atenção à saúde é pactuada entre cidades.

O SUS também é responsável por fornecer gratuitamente ou com descontos os medicamentos prescritos através dos postos de saúde ou pela Farmácia Popular. Integrados à ele também estão o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), as Políticas Nacionais de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Humanização do SUS, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), Saúde do Trabalhador, programas de vacinação em massa, entre outros.

Como fazer o seu cartão SUS

Como se cadastrar

O cadastro no SUS funciona de maneira bastante prática, onde o cartão onde constará seu número de usuário do Sistema pode ser obtido em três maneiras diferentes: impressa, em plástico (cartão físico) ou digital (através do aplicativo Cartão SUS Digital). Sendo assim, o cidadão pode efetuar um pré-cadastro no Portal do Cidadão, obter seu protocolo (onde já consta o número do cartão) e dirigir-se a uma unidade de saúde para retira-lo. Se pretender a versão digital, basta se cadastrar e então baixar o aplicativo para smartphone; o cartão digital é mostrado na tela sempre que o usuário abrir o app e virar o aparelho na horizontal.

Como agendar uma consulta

Uma vez que o SUS funciona de maneira descentralizada, o método de agendamento fica sob responsabilidade de cada um dos municípios participantes. Em geral, para agendar uma consulta, o cidadão precisa ter seu cadastro efetuado no SUS e o número de seu cartão em mãos; em seguida, deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde do seu município e perguntar qual é a unidade de atenção primária mais próxima à sua residência.

Com esses dados obtidos, basta se dirigir à unidade informada e efetuar a marcação da consulta. Lembrando que alguns municípios possibilitam o agendamento via internet ou por telefone; informe-se na sua cidade.

Indivíduos com necessidades de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos ou em situação pós-cirúrgica possuem, ainda, o direito ao SAD, ou Serviço de Atendimento Domiciliar gratuitamente. Para comprovar a condição, o paciente deverá se submeter a uma avaliação com a Equipe Estratégica Saúde da Família.

Exames gratuitos

O atendimento gratuito através do SUS inclui também a cobertura de uma série de exames, desde os mais básicos às solicitações de alta complexidade. Entre os mais comuns e que podem ser realizados na própria unidade de saúde onde ocorre o atendimento estão: hemogramas, exames de fezes, creatinina, urina, glicemia e testes rápidos de gravidez.

Exames como radiografias, tomografias, ressonâncias, sialografias, eletrocardiogramas, eletroencefalogramas, ultrassonografias, entre outros são realizados a fim de confirmar hipóteses de diagnósticos e tratamentos, também gratuitamente; as biópsias também se incluem na cobertura do SUS, a fim de correlacionar achados clínicos e histopatológicos.

Saiba o que você ganha com as novas regras para planos de saúde

Procedimentos e cirurgias

A variedade de procedimentos e cirurgias oferecidas pelo SUS é bastante abrangente, incluindo até mesmo intervenções como cirurgias plásticas e procedimentos como tratamentos odontológicos em seu rol de especialidades.

Entre as cirurgias mais solicitadas pelos usuários do SUS estão a bariátrica (redução do estômago), laqueadura e vasectomia, catarata, hiperidrose, plástica reparadora e miopia. Já entre os procedimentos estão incluídos o tratamento em oncologia, nefrologia, fisioterapia, odontológicos, hemoterapia, parto e nascimento, nutrição, cardiovascular, entre outros.

Para ter acesso à todos os procedimentos disponíveis, está disponível também o aplicativo Procedimentos SUS para Android e iOS, contendo toda a tabela atualizada dos serviços abrangidos pelo Sistema.

Endereços e contatos úteis

Para obter mais informações e saber mais sobre os serviços e abrangências do SUS, este disponibiliza um número nacional de linha de apoio, sendo o 136 o contato para todo o país através do Disque Saúde. Em casos de emergência, o cidadão deve acionar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) discando 192.

Outros dados referentes à cadastros e agendamentos de consultas devem ser solicitados exclusivamente junto às Secretarias de Saúde de cada município ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima à sua residência.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar