As 14 superstições de casamento e rituais mais populares

Até o ritual mais simples tem escondida. Conheça quais são as 14 superstições de casamento e os seus motivos no antes, durante e depois desse grande dia.

As 14 superstições de casamento e rituais mais populares
... que você desconhecia o lado místico!

Precisa de dinheiro para começar a organizar o seu casamento? Ter o cartão de crédito certo pode ajudar.

As superstições de casamento estão presentes no pedido, na cerimônia, na festa e em atos que você nem imagina terem um significado além da tradição. Num casamento, nos mínimos detalhes, tudo está relacionado à sorte e a lendas muito antigas que por vezes os noivos desconhecem, mas mantêm a tradição só “porque sim”. Ao ler isso, você vai perceber que qualquer noiva, até sem saber, pode ser diagnosticada como supersticiosa. Além de aprender sobre tradições de outras culturas e quem sabe usá-las no seu grande dia, aproveite também para saber o porquê dos hábitos mais populares.
 

CASAMENTO DOS SONHOS
Vai casar e quer celebrar sem transformar as finanças num pesadelo? Cadastre-se no E-konomista e encontre as melhores soluções financeiras para organizar o grande dia.

Superstições sobre o pedido

1. Só a cada 4 anos

Em anos bissextos, e só nesse dia, existe uma tradição incomum e muito conveniente na Irlanda: as mulheres podem pedir os homens em casamento. E como se não bastasse a deixa, o homem não pode recusar. Se você não sabe mais o que fazer para tirar o seu relacionamento do patamar namoro, compre um par de passagens, marque as férias e aproveite o ano bissexto em 2016 para tomar uma providência. Ou espere o próximo, em 2020...


Superstições da cerimônia

2. O véu

supersticoesdecasamento
 

Muitos acreditam que o véu da noiva pode representar virgindade ou pureza. Se você não quer acreditar nisso porque não convém, saiba que o significado do véu vai muito além disso. Segundo a tradição, funciona como uma redoma e serve para proteger a noiva do ciúme, mau-olhado e qualquer outro mau agouro que possa ser direcionado a ela durante a cerimônia. Coloque um véu se sabe que aquela amiga do seu noivo que não te desce, foi convidada.

3. Algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul

A tradição manda que a noiva carregue esses 4 elementos no seu look. O significado de usar algo velho é remeter ao passado da noiva e ter a lembrança da sua vida antes do matrimônio; algo emprestado simboliza a amizade e a confiança por quem emprestou. O azul representa a fidelidade. Algo novo significa a prosperidade daquilo que está por vir.

4. Pérola não pode

Usar pérola na cerimônia é proibido, a não ser que a noiva queira chorar. Segundo a superstição de casamento, cada pérola presente numa joia simboliza uma noite que a noiva passará chorando durante o seu casamento. Tirando a pérola dessa história, a tradição manda que a noiva use uma joia de alguém que foi muito feliz, para dar sorte.

5. Para manter o fogo

Uma das superstições de casamento pouco conhecida é a de que a noiva deve esconder um fósforo em algum lugar da lingerie no dia da cerimônia. O sentido dessa superstição de casamento é literal: manter a chama acesa.

6. Gravata reta

supersticoesdecasamento
 

Se o noivo não tiver a gravata reta no dia do casamento, é sinal de futura infidelidade. Tornou-se uma superstição depois de um tempo, mas o fato é que a crença vem de que o noivo poderia ter encontrado “a outra” antes do casamento, que entortou sua gravata.

7. O anel

Muitos usam um anel sem sequer saber que essa já era uma superstição do Egito antigo. Os egípcios já o usavam no dedo anelar da mão esquerda por acreditarem que ali existe uma veia que é o caminho mais curto para o coração.


Já sabe o destino da sua Lua de Mel? Então confira as melhores ofertas de passagens aéreas nacionais e internacionais.





8. A noiva do lado esquerdo

Não era uma superstição de casamento, e sim uma questão de proteção. Ao longo do tempo, as coisas mudaram e viraram superstição, e a noiva permanece no mesmo lugar. Por quê? Porque antes, os homens tinham sua arma no lado direito e, estando a noiva no lado esquerdo, conseguiam protegê-la de um perigo iminente na cerimônia, com mais facilidade para empunhar a pistola e atingir o malfeitor.


Superstições da comemoração

9. Chuva de arroz

A chuva de arroz é um ritual que promete trazer fertilidade ao casal, e esse é o significado do grão. No entanto, nos últimos tempos o arroz tem sido substituído por outros itens, a critério dos noivos, como bolinhas de sabão ou papel colorido.

10. O cortejo

supersticoesdecasamento
 

Depois da cerimônia é comum ver latas atrás do carro dos noivos, muita buzina e bagunça numa caravana a caminho da festa. Muitos acreditam que isso simboliza a felicidade da família e dos convidados, e que o barulho todo serve para anunciar um novo casamento à cidade inteira. Mas essa já é uma tradição antiga e muito mais supersticiosa do que os próprios noivos possam imaginar: a verdade por trás disso é que todo esse ritual barulhento serve para espantar maus espíritos que poderiam perseguir o casal depois da cerimônia.

11. Até o bolo tem superstição

A tradição do bolo de casamento remonta à Roma antiga, num ritual um pouco estranho e desconfortável para a noiva: o trigo usado na confecção do bolo representava a prosperidade, e era costume quebrar um pedaço do bolo (que era como um pão) na cabeça da noiva. Os convidados deviam comer as migalhas que caíssem ao chão para assegurarem a sua sorte e a do casal. Ainda bem que o tempo passou e o bolo passou a ficar em cima da mesa, mantendo o mesmo significado.

12. Cortar o bolo também

O corte do bolo feito pelo casal é símbolo da partilha da vida de uma nova família com a comunidade. O bolo que conhecemos, com três patamares, tem um significado para cada: compromisso, casamento e eternidade.

13. Até que o shot nos separe

Uma superstição de casamento no Japão é o ritual do saquê. Diferente de tomar champanhe com os braços entrelaçados para tirar uma selfie, o ritual tem um propósito. O casal senta-se na mesa, um de frente para o outro e toma o saquê, com todo o cuidado e cálculo para que pousem o copo na mesa ao mesmo tempo quando terminarem. Isso porque a superstição de casamento diz que se um dos dois pousar o copo vazio antes do outro, morre primeiro.


Superstições na noite de núpcias

14. “Que você me carregue...”

supersticoesdecasamento
 

A noiva é o principal alvo dos maus espíritos, segundo a tradição. Curiosamente, carregá-la na entrada do quarto na noite de núpcias vem do Oriente: simboliza a proteção contra esses maus espíritos, evita que ela entre no quarto com o pé esquerdo e que “pise” em algo ruim.

 
Lua de Mel dos sonhos e sem gastar uma fortunas com as melhores ofertas passagens aéreas.

Veja também:
 

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar