Quer financiar um carro?

Receba já uma cotação com a melhor solução de crédito para você

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Como substituir o veículo do financiamento

Veja quais as condições e o passo a passo de como substituir o veículo do financiamento

Saiba todos os documentos e processos necessários para substituir o veículo do financiamento

Ainda não sabe que carro comprar? Fazer um test drive pode ajudar.



Muitas pessoas financiam um veículo e mesmo antes de quitá-lo resolvem fazer a troca. Isso pode acontecer por uma  série de motivos: não gostou do modelo do carro, ou não gostou da marca, deseja comprar um carro melhor, entre outras.  A troca tem um processos diferentes de acordo com o seu banco, sendo alguns mais exigentes e outros mais flexíveis para substituir o seu carro financiado. Para saber como substituir o veículo do financiamento fique atento aos pontos importantes enumerados abaixo:

SIMULAR O FINANCIAMENTO? LEIA! 
O E-Konomista te ajuda a simular o financiamento. Veja aqui como funciona!

 

Como trocar um carro financiado

  • O valor do veículo a ser comprado for  igual ou superior ao valor (de mercado) do veículo do contrato atual de acordo com a tabela da FIPE.
  • O titular do contrato assumir a diferença de valores entre os dois veículos (caso exista).
  • As parcelas do financiamento do carro a ser substituído estiverem em dia.
  • O novo veículo não poderá estar financiado com nenhuma instituição financeira.
  • Se houver pendência no Detran, multas, IPVA, DPVAT ou outros impostos em atraso tanto do novo veículo quando do veículo atual, essas pendências devem ser regularizadas, caso contrário, o processo não será efetivado.
  • O documento do veículo atual deve estar em seu nome e alienado ao Banco. Se o documento não estiver nessa condição, procure o Detran ou o órgão de trânsito regulador da sua cidade para realizar essa regularização.
  • O ano de fabricação do novo veículo deve ser a partir de 1998 e igual ou superior ao do veículo atual.
  • Caso a proposta de substituição seja aprovada, deve ser realizada uma vistoria do novo veículo em empresa credenciada pelo Detran e indicada pelo banco credor.

Veja os 5 erros mais comuns ao fazer um financiamento de veículos.

Como pedir a substituição do veículo financiado


Passo a passo:


1- Vá ao site do banco em que financiou o seu veículo, faça o seu login e procure no menu a opção Substituição do Veículo/Financiamento.

2-Preencha o  Formulário de substituição de veículo com os dados solicitados:  Seu nome, CPF, email, telefone fixo e celular.  E as informações dos veículos (tanto do que você quer substituir quanto do novo, o substituto): marca, ano, modelo, placa, chassi e Renavam. O pedido de análise costuma demorar entre 2 e 5 dias úteis,dependendo do banco.

3- Se a proposta for aprovada, você receberá um e-mail com o boleto para o pagamento da Tarifa de Avaliação, Reavaliação e Substituição de Bens Recebidos em Garantia. Cada banco tem uma tarifa diferente (há links para essa seção em cada um dos principais bancos mais abaixo).

4- Assim que o pagamento for efetivado, o banco irá enviar outro email a você pedindo com as instruções para envio dos documentos necessários para dar continuidade ao processo. Os documentos são: 

  • Aditamento a Contrato de Financiamento/Empréstimo Pessoal e Instrumento de Substituição de Garantia (Termo de Substituição do Veículo). O documento deverá estar devidamente assinado com firma reconhecida.
  • Documentação do novo veículo:  se o novo veículo for zero km, envie uma via original ou cópia autenticada da Nota Fiscal preenchida em seu nome e com informação de alienação ao Banco. Se o novo veículo for usado, envie uma cópia autenticada do CRV do NOVO veículo com o verso preenchido em seu nome, datado, assinado pelo vendedor (atual proprietário) com reconhecimento de firma por autenticidade e com informação de alienação ao Banco.
  • Fotografia do Novo Veículo e Decalque do Chassi.
  • Outros documentos: Eventualmente, pode existir a necessidade de envio de outros documentos dependendo do banc o, como: inventário, erratas (caso a nota fiscal seja emitida com dados errados), etc. Neste caso, você será informado.

5- Depois da conclusão do processo de substituição, você e o comprador do veículo antigo deverão providenciar as transferências dos veículos, emitindo novos CRVs no Detran no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data de preenchimento dos documentos.

Mais informações

Consulte mais informações sobre como substituir o carro do seu financiamento no site do seu banco ou visite a sua agência bancária. Para ter acesso ao formulário de substituição e as condições necessárias, clique no nome do banco onde fez o financiamento do veículo antigo:


Leia também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.