7 coisas previstas em Star Trek que se concretizaram

Em setembro a série Star Trek completa 50 anos e desde o primeiro episódio muitas das tecnologias mostradas saíram da ficção e se tornaram realidade.

7 coisas previstas em Star Trek que se concretizaram
Um dos maiores ícones geeks, Star Trek é repleto de previsões

Em setembro a série de televisão Star Trek completou 50 anos e se mantém como uma das maiores referências da cultura pop mundial. A franquia de entretenimento, criada por Gene Roddenberry em 1966, conta as histórias da tripulação da USS Entrerprise, uma armada formada por humanos e alienígenas e que constantemente se depara com dilemas morais e previsões de um futuro tecnológico

Em 1966 era absurdo pensar que algumas das tecnologias apresentadas nos episódios poderiam se concretizar dali poucos anos. O fato é que Star Trek, além de ícone geek, ficou famosa por prever o uso de certos objetos para comunicação e desenvolvimento, alguns desses essenciais nos dias atuais.

Profecias tecnológicas de Star Trek

Não, o teletransporte ainda não foi criado e também não é possível se comunicar telepaticamente. Mas alguns objetos e equipamentos recentes na história humana foram mostrados pela primeira vez na série e se tornaram parte da rotina de qualquer individuo. Saiba quais são.

1 – Celular

Em um dos episódios da série o capitão Kirk utiliza um aparelho, chamado intercomunicador, que podia ser aberto e que permitia que ele falasse com o interlocutor chamando-o pelo nome.

Martin Cooper, inventor do telefone celular, reconheceu abertamente que teve a ideia de criar o aparelho após assistir esse capítulo. Em 1973, sete anos depois do inicio da série, foi feita a primeira chamada através do telefone móvel.

2 – Computador pessoal

Os computadores já existiam na época, mas eram enormes, espalhafatosos e caros. Na série, porém, os equipamentos eram essenciais para várias atividades rotineiras da tripulação e ficavam nas salas de reunião sem depender de cabos para seu funcionamento.

Apesar de serem bem maiores dos que estamos acostumados, a série antecipou o uso pessoal do computador em casa, escritório e salas de aula.

3 – Tablet

Maior e mais desajeitado, o aparelho usado pelo capitão Kirk, Spock e outros personagens era muito parecido com o que hoje conhecemos como tablet, tendo, inclusive, o lápis de plástico – parecido com a caneta usada em alguns modelos – e a tela touchscreen. Mais tarde, em 1989, o primeiro tablet foi lançado no mercado.

4 – Memória USB

Discos quadrados e planos de sete centímetros eram usados pela tripulação para armazenar dados, sendo inseridos no computador central em pequenas entradas para salvar os arquivos. Era a prévia das memórias USB.

5 – GPS

Não criamos o teletransporte, mas podemos estar próximos. A tecnologia e sistemas de localização usados pela máquina de teletransporte em 1966 são bem parecidos com aqueles usados pelos GPS.


6 – Tela plana

Em uma década na qual poucas casas tinham televisão e os aparelhos tinham tela curva e reduzida e um tubo na parte de trás, Star Trek apresentava monitores com telas grandes e planas. Os aparelhos televisivos foram evoluindo com os anos e hoje as telas são cada vez mais planas e finas.

7 – Tomografia e ressonância

Dr. McCoy tinha um pequeno dispositivo capaz de realizar um diagnóstico preciso sobre o paciente sem a necessidade de intervenções cirúrgicas. O aparelho foi quase uma prévia da tomografia computadorizada, da ressonância magnética e outros aparelhos que diagnosticam por imagens. Apesar de enormes em comparação ao aparelho usado pelo tripulante, o funcionamento é praticamente idêntico.

O tricorder, dispositivo portátil para escanear e analisar dados médicos, ainda não existe, mas pesquisadores trabalham em sua criação.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar