SPC e Serasa: como consultar e qual a diferença

O artigo mostra quais as diferenças entre SPC e Serasa, como consultar o CPF em cada um desses órgãos e o que fazer para retirar o nome da lista de inadimplentes.

SPC e Serasa: como consultar e qual a diferença
Dicas para tirar o nome desses órgãos

Apesar de serem dois órgãos que indicam quais pessoas têm dívidas em atraso, o SPC e Serasa são serviços diferentes e que apresentam algumas peculiaridades, embora a ideia central seja a mesma: informar a estabelecimentos comercial e empresariais os dados de crédito de um consumidor.

O E-konomista separou algumas informações para deixar mais claro quais são as diferenças entre esses dois órgãos e como é possível retirar o nome do sistema de negativos do país.

Como consultar o SPC e Serasa

Quando um cliente deixa de pagar uma dívida, seja pelo motivo que for, o estabelecimento credor envia essa informação a bancos que avaliam o crédito dos consumidores informando que essa pessoa é um inadimplente. Essas instituições são o SPC e o Serasa.

QUER UM CARTÃO DE CRÉDITO
SOB MEDIDA PARA O
SEU BOLSO?
encontre aqui

O consumidor recebe um aviso sobre a negativação do seu CPF pelo Serasa Experian. A partir do recebimento do aviso, ele tem até 10 dias para resolver a situação (pagar uma dívida).

Para consultar a situação do CPF no Serasa é preciso ir até uma agência da cidade e fazer o pedido de consulta pessoalmente. Esse serviço é grátis.

Com o SPC não é muito diferente. O consumidor também recebe uma carta de aviso sobre o atraso em alguma conta. E a consulta para saber se um nome está na lista do SPC também deve ser feita pessoalmente, direto na "Câmara de Dirigentes Lojistas" da sua cidade, apresentando RG e CPF.

Nenhuma das instituições disponibiliza as consultas pelo telefone e nem pela internet.

Qual é a diferença

Basicamente, as duas empresas têm a mesma função: mostrar quem está com o nome inadimplente e dar outras informações para empresas que avaliam o crédito dos clientes, como lojas que trabalham com crediário, bancos, imobiliárias, entre outros.

A diferença entre SPC e Serasa é que enquanto a primeira foca mais em dívidas do comércio, o Serasa recebe mais informações sobre devedores a bancos. Mas isso não significa que uma empresa não tem os dados da outra. Então, praticamente as mesmas informações ficam presentes no SPC e Serasa.

Financiar carro com nome sujo é possível?

Como tirar o nome desses cadastros

Para tirar o nome do SPC e Serasa é preciso pagar a dívida que levou à negativação do CPF. Apesar disso, os consumidores têm o direito de ter o seu crédito validado novamente após 5 anos.

Isso significa que depois de 5 anos com o nome sujo, SPC e Serasa são obrigados a retirar o nome do indivíduo de suas listas, o que não exclui o processo judicial que exige o pagamento ao credor.

Descubra a solução ideal de cartão de crédito para você.

​Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar