Os melhores sites para trabalhar como freelancer

Trabalhar por conta própria pode estar mais próximo do que você imagina. Confira as dicas de sites para trabalhar como freelancer:

Os melhores sites para trabalhar como freelancer
Veja algumas dicas simples para começar a trabalhar como freelancer

Freelancer. Com certeza você já ouviu esse termo em algum lugar, e se não ouviu, deveria ler com muita atenção essas dicas do E-Konomista. É um termo que vem do inglês, e é comum no Brasil usar simplesmente “freela”, e significa: prestar serviços autônomos. Mas como encontrar oportunidades de sites para trabalhar como freelancer.

Prestação de serviço é algo relativamente antigo, mas o que mudou? Antes, para prestar serviços para um empresa era preciso ter um CNPJ regularizado, entre outras burocracias que poucos conseguiam preencher. Com o avanço da tecnologia e as mudanças do mundo corporativo, se tornou cada vez mais comum contratar pessoas informalmente para prestas serviços, inclusive pela internet.

Se você precisa de uma renda extra para realizar algum sonho, ou até mesmo se quiser deixar o seu emprego atual para fazer o que mais gosta, os sites para trabalhar como freelancer pode ser uma excelente ponte.

Melhores sites para trabalhar como freelancer

É possível na maior parte dos setores de prestação de serviço, realizar trabalhos por conta própria, principalmente os que contam exclusivamente com o conhecimento do funcionário. As áreas com mais ofertas de oportunidades são: Jornalismo, Fotografia e Tecnologia em geral.

Um site (em inglês) que reúne oportunidades de diversas áreas é o Freelancer.com, se domina bem o inglês pode ser sua chance de receber em dólar (via Paypal). Site similar para o mercado brasileiro é o Freela:

Como encontrar trabalhos freelancer

A melhor maneira é procurar em sites para trabalhar como freelancer. Um bom caminho é criar um site ou blog com a sua experiência, com portfólio, para que possa enviar aos futuros contatos. Entre em sites que oferecem freelas de acordo com a sua área, faça um perfil bem completo e com todas as informações, isso conta muito. Os grupos no Facebook são uma excelente porta para começar, por que é possível um contato mais direto com que esta oferecendo a oportunidade.

O mais importante quando se compromete com trabalhos freelancer, é cumprir tudo que foi combinado, por que existem outras pessoas dependendo do seu trabalho. E se quer construir uma reputação para viver trabalhando por conta própria, o comprometimento é uma das coisas mais importantes.

Lista dos 40

Veja abaixo uma lista, criada pelo site SerFreelancer, com mais de 40 sites para trabalhar como freelancer, dependendo da sua área:

Fotografia e Design

Sites para WebDesing

No Brasil e no exterior

Quem fala português
 

Os principais cuidados

Apesar de ser um trabalho pontual e um tanto quanto informal, não dispense uma mínima informalidade, ter um contrato simples ou um acordo por e-mail é importante para estar protegido. Deixe bem claro quais são as condições da execução do trabalho. Para evitar golpes nos pagamentos, adote um método para receber uma parte do trabalho antes de o executar e outra parte mediante a entrega do trabalho, assim ambas partes ficam protegidas.

   

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Fabiane Fernandes Fabiane Fernandes

Brasileira, graduada em Publicidade e Propaganda com extensão em Marketing de Relacionamento, com intercâmbio em Limerick na Irlanda, blogueira, morando no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar