Sisu: passo a passo para fazer a inscrição

Estudantes inscritos no Sisu concorrem a diversas vagas num único processo seletivo. Veja como fazer a inscrição e quais os cursos mais procurados.

Sisu: passo a passo para fazer a inscrição
Para se inscrever no Sisu o estudante precisa ter feito o Enem

Os estudantes que concorrem a uma vaga no ensino público superior devem concordar que o Sisu - Sistema de Seleção Unificada - facilitou consideravelmente o processo seletivo. Através do Sisu é possível concorrer a vagas em qualquer região do país, em diversas instituições públicas, participando em um único processo seletivo. A classificação do Enem é avaliada nesse processo seletivo e a inscrição é feia somente pela Internet.

As melhores técnicas para estudar para o vestibular sozinho

Como funciona o Sisu

O Sisu é um sistema informatizado criado em 2010 pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu acontece duas vezes por ano, ao início de cada semestre, geralmente nos meses de janeiro e junho.

Algumas instituições já aboliram completamente o vestibular tradicional, dando preferência por utilizar o Sisu como forma exclusiva de ingresso. Mas ainda assim, uma grande parte das universidades ainda mantêm o vestibular, embora reservem uma porcentagem das vagas para serem preenchidas por candidatos do Sisu.

Pode se inscrever no Sisu qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio, independentemente da idade ou condição financeira, desde que tenha feito prova do Enem na última edição. Portanto, quem quer se inscrever em 2016, precisa ter participado no Enem de 2015. Em relação à classificação obtida no Exame Nacional, é exigido que o aluno tenha obtido nota superior a zero na redação, para poder se inscrever no Sisu. No entanto, algumas universidades exigem uma nota mínima para que o estudande possa se candidatar em determinado curso.

Como fazer a inscrição

Se inscrever no Sisu é totalmente gratuito e as inscrições acontecem numa única etapa. O processo é muito rápido e as inscrições são feitas exclusivamente pela página do Sisu. A inscrição no Sisu deve ser feita, necessariamente, com o número de inscrição e a senha do Enem de 2015. Caso o candidato não se lembre do número de inscrição ou da senha, pode recuperá-los na página do Enem.

É possível concorrer no Sisu por políticas afirmativas, isso quer dizer cotas. O candidato pode optar pela ampla concorrência, ou se auto-afirmar afrodescendente, indígina, egressos de escolas públicas e etc., desde que atenda aos requisitos exigidos relativamente às cotas. A quantidade de vagas para a modalidade de cotas depende de cada universidade e também varia de um curso para o outro.

REALIZE O SONHO DO ENSINO SUPERIOR saiba mais

Aberto o período de inscrições, o candidato terá um prazo de 4 a 5 dias para escolher no site a vaga que pretende concorrer. Sendo que é possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência do aluno. O resultado é divulgado poucos dias depois de encerrado o prazo das inscrições e, pode ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Depois de divulgados os selecionados, o próximo passo é se dirigir à universidade para efetivar a matrícula. Se o candidato não fizer a matrícula no prazo estabelecido, ou não apresentar a documentação necessária, irá perder a vaga.

Lista de espera

Os alunos com melhores notas são selecionados já na primeira chamada do Sisu. No entanto, o candidato que não for selecionado em nenhuma opção - ou em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula - pode optar por entrar na lista de espera. Essa segunda chamada acontece apenas depois do término do prazo de matrícula dos alunos selecionados na primeira e em decorrência de desistências, perdas de prazos e falta de apresentação de documentos.

Para participar na lista de espera, o candidato deve acessar no sistema o seu boletim dentro do prazo especificado no cronograma. Depois, basta clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Por isso, é importante estar atento e acompanhar as convocações para matrícula junto à instituição para a qual está concorrendo.

Como fazer a inscrição do Prouni

Cursos mais procurados

  1. Administração
  2. Direito
  3. Pedagogia
  4. Medicina
  5. Educação Física
  6. Engenharia civil
  7. Ciências biológicas
  8. Enfermagem
  9. Psicologia
  10. Ciências contábeis
  11. Matemática
  12. Agronomia
  13. Química
  14. Nutrição
  15. Serviço Social
  16. Medicina Veterinária
  17. Arquitetura e urbanismo
  18. Geografia
  19. História
  20. Física
Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Poliana Oliveira Poliana Oliveira

Nasceu em Brasília, cresceu em Goiânia e vive há oito anos em Portugal. Formada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Trabalha na área de Marketing Digital. Adora cães, cinema, dança e viagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar