Como aliviar os sintomas da TPM quando estes surgem no trabalho

Redução na produtividade, desconfortos e instabilidades que podem comprometer a carreira; saiba como aliviar os sintomas da TPM no ambiente de trabalho.

Como aliviar os sintomas da TPM quando estes surgem no trabalho
Humor instável, perda da competitividade e desconfortos físicos podem ser evitados.

Cerca de 42% das mulheres que se encontram na faixa dos 22 aos 35 sofrem de sérios sintomas da TPM, sendo as brasileiras entre as mais afetadas por eles em todo o mundo. Os sintomas que podem surgir nesse período costumam causar diversos problemas no convívio pessoal e também no ambiente corporativo destas mulheres, como um aumento exponencial nos níveis de estresse, instabilidade de humor, menor competitividade e apetite irregular.

Esse tipo de mudança no comportamento pode refletir diretamente no desempenho profissional e nos relacionamentos dentro do ambiente de trabalho. A maioria das empresas tende a aplicar políticas generalistas aos funcionários de modo que essas condições particulares não sejam devidamente levadas em consideração, ficando como responsabilidade da própria mulher saber lidar com essa situação.

Alívio dos sintomas da TPM

Lidar com certos sintomas da TPM, sejam físicos ou emocionais, requer muito jogo de cintura e cuidados por parte dessa parcela de profissionais femininos. Segundo profissionais da área da saúde não existe uma única solução para o problema, mas sim um conjunto de medidas que podem ser tomadas para combatê-los.

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Ter uma dieta saudável é parte fundamental na busca de soluções. O fígado, por exemplo, é diretamente responsável pelo armazenamento de vitaminas e minerais que participa da regulação dos hormônios femininos, portanto nesses períodos é importante ter cuidado com a alimentação e procurar um certo grau de desintoxicação desse órgão. Um dieta rica em vitaminas, vegetais e carboidratos também pode ajudar a aliviar os sintomas; os carboidratos, por exemplo, tem papel fundamental na absorção de um aminoácido chamado de triptofano ligado à síntese da serotonina, hormônio que proporciona relaxamento e bem estar.

Outros alimentos, como o leite, grãos integrais, banana, batata, carne, frutas e legumes podem auxiliar a manter o organismo resistente aos sintomas. Muitas vezes, a deficiência de cálcio e de vitamina B6 podem ser fatores responsáveis pelos desconfortos causados pelo período.

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Dicas para o amenizar os sintomas no trabalho

Durante o expediente é importante evitar longos períodos sem a ingestão de alimentos. Apostar em barras de cereais sempre à mão pode ser uma alternativa bastante útil, porém lembrando sempre de reduzir o consumo de gorduras.

Inchaços abdominais também são recorrentes nessa fase e podem causar incômodos e desconfortos durante o dia de trabalho. O inchaço ocorre devido ao acúmulo de líquidos e pode ser reduzido com o consumo regular de chás diuréticos como a erva doce e camomila ao longo do dia. Apesar de encontrarmos também no café a função diurética, sua ação estimulante é contraindicada para consumo durante o período da TPM.

Por fim, a prática de exercícios físicos regulares ajuda naturalmente a aliviar os sintomas da TPM e para aquelas que sofrem mais intensamente, pode ser uma boa saída incluir em algum momento do dia uma pausa no trabalho para uma rápida sessão de exercícios. Caso o tempo seja escasso, rotinas de 10 minutos de alongamento já serão suficientes para aliviar a tensão muscular e auxiliar na retenção de líquidos.

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Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

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