9 sinais de que você nunca será rico

Nem loteria nem berço de ouro: a riqueza é atingível por cada um de nós. Mas e você? Está no caminho certo? Conheça 9 sinais de que você nunca ficará rico.

9 sinais de que você nunca será rico
Conheça os hábitos que definitivamente vão te tirar dessa corrida.

Não precisa nem ficar milionário ou ganhar a loteria. O que pessoas por todas as partes do mundo desejam é simplesmente viver com conforto e poder arcar com serviços e bens de consumo sem parcelamentos ou dívidas infindáveis. Mas seria isso o suficiente?

Ainda que todos nós tenhamos grandes ou poucas chances de nos tornarmos ricos, ela existe. E alguns hábitos nocivos observados poderão facilmente tirá-lo da lista dos potenciais milionários. Veja quais são esses sinais e saiba como evita-los.

Ficar rico? O que você está fazendo de errado?

Ao contrário do que pensa a sociedade, “todos têm a mesma oportunidade de atingir a riqueza”. É o que diz o milionário Steve Siebold, responsável por criar todo o seu patrimônio sozinho. Mas será que essa carta do jogo vai virar pra você?

De acordo com apontamento realizado pelo portal Business Insider, você pode estar indo pelo caminho errado em nove maneiras diferentes.

1. Você se concentra mais em guardar do que ganhar dinheiro

Que guardar dinheiro é um hábito louvável, isso é inegável. Mas é preciso aprender a ganha-lo também, se quiser construir o seu patrimônio.

De acordo com Siebold, as grandes massas estão tão preocupadas em guardar cupons de desconto e viver com limitações que acabam perdendo grandes oportunidades.

Não há problema algum em continuar poupando mas, se quiser começar a pensar como rico, “Pare de se preocupar em ficar sem dinheiro, foque-se em como fazer mais”, adverte Steve. Afinal, para guardar dinheiro, é preciso ganha-lo primeiro.

2. Você ainda não começou a investir

Uma das maneiras mais eficientes de ganhar dinheiro é através do investimento – e quanto mais cedo começa, melhor.

Quanto maior a quantia que conseguir aplicar, melhor. Mas não se preocupe se não tiver muito no início, pois todo valor investido retornará em juros compostos. Uma boa iniciativa é direcionar esse investimento para sua manutenção após a aposentadoria.

3. Você está satisfeito com um salário garantido e emprego fixo

A maioria das pessoas prefere ser paga por horas trabalhadas, recebendo um ordenado fixo ao final do mês, enquanto pessoas ricas preferem ser remuneradas através dos resultados apresentados e são tipicamente autônomas.

Isso não quer dizer que trabalhar para uma empresa seja o caminho errado para a riqueza, mas é o mais devagar. Se quiser pegar a via expressa, opte pela autonomia.



4. Você continua comprando coisas que não pode pagar

Essa é clássica, e muitos de nós continuamos vivendo acima das nossas próprias possibilidades. Isso definitivamente não tornará ninguém rico.

Mesmo que ganhe uma promoção ou aumente o seu salário, não tome o acontecimento como justificativa para aumentar o seu padrão de vida. Aguarde para comprar algum artigo de luxo ou superficialidades somente quando seus rendimentos começarem realmente a mostrar um lucro seguro.

Em entrevista ao Enterpreneur, o também milionário por conta própria Grant Cardone afirma que seu primeiro relógio ou carro de luxo vieram somente quando seu patrimônio estava sólido. “Seja conhecido pelo seu trabalho ético, e não pelos brinquedos que compra”, completa.

5. Você ainda persegue o sonho de outras pessoas – e não o seu

Se você pretende atingir o sucesso, você precisa amar o que faz. O que isso significa? Determinação e perseguir o seu próprio sonho.

São tantas as pessoas que vivem o sonhos de parentes ou parceiros, que vivem na infelicidade e, consequentemente, não chegarão a lugar algum. “Quando você persegue o sonho de alguém que não você, eventualmente irá se tornar infeliz na profissão que escolheu”, diz o pesquisador Thomas C. Corley, especialista na vida dos milionários self-made. Para ele, se não há paixão, o sucesso não acontece.

6. Raramente você sai da sua zona de conforto

Pode parecer impossível para alguns, mas se você quiser construir o seu patrimônio, ser bem sucedido e rico, vai precisar passar por alguns desconfortos ao sair da sua zona de conforto.

Pessoas ricas, em geral, estão habituadas e até mesmo encontram conforto na incerteza da vida que levam.

“O conforto físico, emocional e psicológico é um dos principais objetivos da classe média. A elite mundial aprende muito cedo que não é fácil torna-se milionário, e que precisam desse conforto para se sentirem bem. Aprendem a viver num estado de incerteza constante”, finalizou Steve Siebold.



7. Você não encontra objetivos para o seu dinheiro

O dinheiro não aparece, simplesmente; você precisa trabalhar para isso. Por isso, se quiser ser rico, vai precisar estabelecer um objetivo claro e específico antes de estabelecer um plano de ação para alcançar a classe A.

“O motivo número um pelo qual as pessoas não atingem o que querem está totalmente atrelado ao fato de simplesmente não saberem o que querem”, diz T. Hary Eker, também milionário responsável por criar seu patrimônio sozinho.

Para alcançar a riqueza é preciso foco, determinação, coragem, conhecimento e muito, mas muito esforço – mas é sim possível se tiver objetivos concretos e uma visão clara.

8. Gasta primeiro e poupa só o que sobra

De acordo com o milionário David Bach, “O que muitas pessoas fazem quando recebem seus pagamentos é pagar outras pessoas. Pagam o aluguel, pagam o cartão de crédito, pagam contas, pagam impostos, etc.”

Mude esse hábito. Ao invés de gastar e depois poupar, procure fazer o contrário. Reserve ao menos 10% do seu rendimento bruto e não toque nessa quantia – adicione essa quantia ao depósito automático. Com o tempo, terá um rendimento salvo mas saberá viver sem esse dinheiro.

9. Você não acredita ser possível ficar rico

Nas palavras de Siebold, “Pessoas comuns acreditam que ficar rico é apenas um privilégio concedido à quem tem sorte. A verdade é que, vivendo em um capitalismo, você tem todo o direito de ser rico se estiver realmente disposto a criar grande valor para os outros.”

Pessoas ricas estabelecem expectativas elevadas. Incentive-se, motive-se, pense grande e pare de achar que será impossível para você.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar