10 sinais que revelam que uma pessoa está mentindo

Quer saber se uma pessoa é mentirosa? Conheça 10 sinais de que você está conversando com um mentiroso com indícios mostrados pelo olhar, mãos, pele e fala.

10 sinais que revelam que uma pessoa está mentindo
Saiba como detectar uma mentira através de indícios do próprio corpo

Mexer as mãos e os pés de forma rápida, desviar o olhar, e dar muitas justificativas ao falar podem ser sinais de que a pessoa está mentindo. O mentiroso em questão normalmente não acha que está deixando esses sintomas transparecerem, mas para quem está de fora, essa pode ser uma boa forma de detecta-lo. Veja 10 indícios de que você está falando com um mentiroso.

Sinais de que uma pessoa está mentindo

O corpo nem sempre consegue acompanhar a mentira falada. A fala é criada pelo consciente, mas os sinais do corpo são provocados pelo inconsciente e a pessoa não consegue controlar isso. Listamos alguns sinais que o corpo entrega a pessoa que está mentindo.

1. Desviar o olhar

Uma pessoa que está mentindo não consegue manter o contato visual com facilidade. Ela tente a ficar olhando para outros lugares para não encarar a outra pessoa nos olhos.

2. Olhar muito fixamente

Alguns que saber que o desvio do olhar pode ser visto como sinal de mentira podem fixar o olhar na outra pessoa e exagerar nisso, para isso elas querem convencer o outro a acreditar na sua história.

3. Piscar

Os mentirosos, normalmente, tendem a dar piscadas mais demoradas. Mesmo que inconsciente, o cérebro age como se estivesse desaprovando aquilo que a pessoa está dizendo, por isso provoca estas piscadas em que os olhos ficam fechados por mais tempo do que o normal.

4. Voz

O tom não fica tão firme como normalmente é, ela pode ficar trêmula e cortada. Às vezes a voz também pode ficar baixa e a fala ser voltada para dentro.

5. Mãos

Quando estamos nervosos ou ansiosos a temperatura dos membros, como mãos e pés cai. Além disso, as mãos podem ficar trêmulas e agitadas quando há indícios de mentiras.

6. Pele

Esse mesmo nervosismo citado anteriormente pode alterar a cor e aparência da pele. A pessoa pode ficar avermelhada ou pálida. Além disso, o mentiroso também pode começar a suar.

7. Fala

O mentiroso normalmente dá muitas justificativas ou fala demais. Ainda mais quando essa pessoa não tem costume de falar muito, há uma grande chance dessa história ser uma inverdade.

8. Mãos nos bolsos

Isso pode ser um indício de que o mentiroso está escondendo alguma coisa. Quando as pessoas estão com as mãos abertas e viradas para a pessoa com quem se fala é um sinal de que ela está tranquila e confortável com o tema da conversa.

9. Coceiras

Outro sintoma da mentira é a coceira. O cérebro recusa a história falada e provoca estímulos, ou seja, ele não concorda com que a pessoa está dizendo e ela começa a coçar a cabeça.

10. Face

A aparência do rosto tem que estar de acordo com que a pessoa está falando no momento. Não tem como contar uma história feliz com uma face de tristeza ou um acontecimento muito alegre com um rosto triste.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar