Significado dos emojis: os 10 emojis que mais usamos errado

Um documento divulgado pela Unicode revelou o verdadeiro significado dos emojis que mais utilizamos de forma errada. Confira quais são eles e seus simbolismos.

Significado dos emojis: os 10 emojis que mais usamos errado
Os corações têm significados bem diferentes do que você imagina

O que seria do WhatsApp sem os emojis? Dá para flertar discretamente mandando um coraçãozinho ou uma carinha piscando, fingir que achou graça naquela piada do grupo da família com o bonequinho gargalhando e simplesmente mandar um joia quando estiver com preguiça de responder. Mas será que o significado dos emojis realmente está sendo interpretado da forma correta?

Acontece que um documento divulgado pela Unicode, organização responsável por estabelecer padrões na Internet, revelou o verdadeiro significado dos emojis e deixou todo mundo com a cara do gatinho assustado – que, aliás, não significa assustado. Confira o significado dos emojis que mais foram usados errado.

Significado dos emojis de coração

Se você é do tipo que acha que o coração vermelho é demais e manda um coração azul ou amarelo para não parecer desesperado saiba que está completamente errado. Não por estar escondendo seus sentimentos e sim porque as cores diferentes significam emoções diferentes, e algumas nada tem a ver com amor.

Quem descobriu isso foi a usuária do Twitter @valuesmatt, que colocou os corações no Google Tradutor e a voz revelou o significado dos emojis. O teste só funciona em espanhol, segundo o site BuzzFeed.

O coração vermelho significa “coração”, assim como os dois coraçõezinhos rosa significam “dois corações”. Isso mesmo, sem drama. O coração com flecha, o coração com laço e o coração partido também significam literalmente aquilo que mostram. Já as outras cores são mais interessantes:

  • Coração azul: tristeza
  • Coração verde: inveja
  • Coração amarelo: amor puro
  • Coração roxo: amor proibido
  • Dois corações rosa em movimento: amor no ar
  • Coração rosa batendo: coração palpitante
  • Coração rosa dentro de outros corações: coração inquieto
  • Coração com “brilhos” amarelos: coração emocionado

Já passou da hora de evitar o coração azul e o coração verde para falar de amor.


 

Significado dos emojis de mãozinhas

Se você ficou chocado com o significado dos emojis de coração espere para ver outros dos mais usados: os de mãozinhas! O emoji com duas mãos juntas – aquele com a blusa azul - não é um high-five ou um “toca aqui”. Originalmente ele significa “agradecimento”, pois é um gesto usado no Japão para expressar gratidão por algo ou pedir desculpas. Ele também pode ser usado como símbolo para oração.

As duas mãos unidas pelo pulso e com os dedões quase encostado não é um pedido para parar e nem um “calma lá”. Elas demonstram que você quer um abraço. E o emoji com um carinha aparentemente apoiado nos braços e com alguns sinais acima da cabeça não significa que ele está deprimido ou pensativo, e sim que precisa de um favor. O gesto é comum no Japão e também pode significar um pedido de desculpas.

Os emojis com as meninas de blusa rosa também têm significados bem distintos. A menina com uma mão levantada como se estivesse carregando uma bandeja significa... que ela está pronta para carregar uma bandeja, ou seja, à disposição para ajudar. Já aquela com os braços levantados e as mãos na cabeça está dizendo “ok” com o corpo inteiro.

O emoji que representa uma menina com os dois braços formando um X em frente ao rosto varia bastante de iOS, Android e Windows Phone. O significado verdadeiro é uma recusa, que não fica bem explicito em algumas versões.

As mocinhas com orelha de coelho são as mais polêmicas. Elas podem representar tanto as Bunny Girls, um fetiche relacionado a animes, quanto as coelhinhas da Playboy. A Unicode recomenda que o emoji tenha orelhas menores para dar a ideia de “festa”.

Outros emojis mais usados e seus verdadeiros significados

Já tá envergonhado por ter mandado um emoji com conotação sexual para seu pai achando que significava “estou na festa”? Confira, então, o significado dos emojis mais usados:

  • Cocô sorridente: quando você acha que está dizendo “fiz m****” na verdade está desejando sorte. Os japoneses usam esse ícone quando algo está muito ruim;
  • Gato assustado: o gato com olhos brancos e vidrados na verdade está só muito cansado, e não assustado. A boca aberta é porque ele está bocejando;
  • Emoji mostrando todos os dentes: mais um exemplo comumente usado para dizer “ops”, expressar um sorriso amarelo à piada sem graça ou mostrar irritabilidade. O significado real é que a pessoa está sentindo dor ou se esforçando muito;
  • Emoji com a boca aberta para baixo: interpretado tanto como cara de choque ou de tristeza, na verdade ele significa que a pessoa é carrancuda ou mal encarada;
  • Emoji de olhos fechados e sorrindo com a boca fechada: a carinha significa alivio, e não sono ou fadiga;
  • Emoji com fumaça saindo do nariz: rá, esse só pode ser bufando de raiva. Só que não. Ele significa triunfo ou vitória.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar