CEO, CFO, CMO: saiba o significado das siglas empresariais

O que significam essas siglas empresariais que dão um nó na nossa cabeça? Aprenda aqui.

CEO, CFO, CMO: saiba o significado das siglas empresariais
Quais são os cargos das siglas empresariais e o que fazem

fale inglês para valer
comece agora

Quando você procura um emprego e encontra cargos como CEO, CTO, CFO, CMO etc. e fica com aquela cara de interrogação sem saber se envia o currículo ou não e qual o sentido disso tudo. Afinal, o que significam essas siglas empresariais adotadas recentemente no mundo corporativo?

Explicando as siglas empresariais

Você já deve ter reparado que todas elas começam com C, certo? O C, nas siglas empresariais, sempre vai significar o mesmo. Vem de C-level, em inglês e equivale a Chief, ou chefe. Todos os C’s equivalem a cargos de diretoria e os O’s, a Officer. Abaixo, veja o que significa cada uma das siglas e não tenha mais dúvidas ao ler notícias ou procurar um novo emprego.

Veja aqui quas são os melhores lugares para trabalhar e juntar dinheiro em 2016

CEO

É o mais alto escalão numa empresa. Essa sigla empresarial quer dizer Chief Executive Officer e é a mais conhecida de todas. É o mesmo que presidente-executivo ou diretor geral de uma companhia, mas esse tipo de chefe responde pelo quadro de diretores da companhia. É o diretor dos diretores, mas não é o presidente.

CFO

Chief Finnance Officer. É o diretor financeiro de uma companhia: realiza previsões, comanda as finanças, acompanha as metas comerciais e orçamentos. Também são responsáveis pelos investimentos e pelo mercado de ações em sociedades anônimas.

COO

É o diretor de operações e a rotina da empresa, no geral. Geralmente é o braço direito do CEO. Essa sigla empresarial significa Chief Operations Officer. Este cargo também pode equivaler à presidência da companhia, em alguns casos.

CMO

Responsável pelo Marketing da empresa, o CMO é o Chief Marketing Officer. Comanda e dirige as ações de Marketing de uma empresa, interagindo com todos os demais departamentos para definir e alcançar planejamentos e metas. Geralmente, os planos com os quais mais interage são finanças e comunicação.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
O E-Konomista não brinca em serviço, e vai te ajudar a encontrar a oportunidade certa. Faça o cadastro gratuitamente e receba vagas no Brasil e no exterior.

CPO

É quem cuida dos produtos da companhia, e daí o nome de o cargo ser Chief Product Officer. Dirige as atividades de desenvolvimento, projeto e produção dos bens de uma companhia.

CTO

Brincadeiras à parte, o CTO é o Chief Technology Officer. Ele dirige todas as demandas de tecnologia de uma empresa e também pode trabalhar no setor de Pesquisa e Desenvolvimento.

CIO

Chief Information Officer. É o famoso “cara do TI”, mas do alto escalão. Brincadeiras à parte, é um cargo muito importante, e ainda mais especialmente nas empresas onde a tecnologia da informação faz parte do core business. O CIO é o diretor de TI da empresa.

Morar na Europa em 2016: saiba como trabalhar e estudar

Outras siglas

Ainda existem outras siglas empresariais que são usadas com menos frequencia. Mas, como informação nunca é suficiente, vale a pena você saber. Algumas podem ser iguais, e você será capaz de distingui-las pela descrição do cargo ou pelo ramo de atuação da empresa. Aqui vão elas:

  • CAO: Chief Accounting Officer, diretor responsável pela contabilidade;
  • CAO: Chief Academic Officer, diretor de assuntos acadêmicos em instituições de ensino;
  • CBO: Chief Brand Officer, diretor de marca;
  • CBO: Chief Business Officer, diretor de negócios;
  • CCO: Chief Communications Officer, diretor de comunicação;
  • CCO: Chief Creative Officer, diretor criativo em agências de publicidade;
  • CCO: Chief Content Officer, diretor de conteúdo em veículos de comunicação;
  • CDO: Chief Diversity Officer, diretor de diversidade. É o responsável por ações de inclusão social e sustentabilidade;
  • CDO: Chief Design Officer, diretor de design;
  • CHRO: Chief Human Resources Officer, diretor de RH;
  • CLO: Chief Legal Officer, é o diretor de assuntos jurídicos da empresa;
  • CSO: Chief Science Officer, é o diretor científico, encarregado de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.
Estudar inglês vai dar um up na sua carreira. Aprenda rápido!
   

Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar