Ideias de serviços e negócios para abrir enquanto está na faculdade

Durante a faculdade, encontrar tempo para trabalhar e estudar é quase impossível. Veja como prestar serviços por conta e conciliar renda extra com os estudos.

 

Ideias de serviços e negócios para abrir enquanto está na faculdade
Vendas, serviços ou mesmo revenda: aproveite a faculdade e ganhe dinheiro

O período da faculdade é invariavelmente marcado pela superação das dificuldades. Muitas aulas, provas, trabalhos para fazer e, claro, muitas despesas com mensalidades, transporte, material de estudos e alimentação. Uma verdadeira maratona que faz com que muitos estudantes se sintam apreensivos em relação ao que fazer em termos profissionais. Fazer estágio é sempre uma opção, mas para quem tem a agenda já muito apertada, uma outra forma de garantir experiência profissional e uma fonte de renda é tocar um negócio próprio.

O próprio campus universitário e seus frequentadores já são em si um ótimo ponto de partida. Por que não tentar?

Estudante e empreendedor: aprendendo a ser versátil

Para driblar a falta de tempo e de recursos próprios, uma boa ideia para começar um negócio ainda na faculdade é aproveitar o tempo que se passa entre as aulas e o público potencial já à disposição. Por isso, a solução mais imediata é entrar de cabeça nas vendas, oferecendo produtos ou serviços de interesse para as pessoas no campus.

Se você tem talento com culinária, uma ótima pedida é vender lanches. Em alguns locais, pode ser que o acesso a locais onde se possa almoçar ou simplesmente fazer um lanche rápido seja difícil. Nesse caso, se você oferecer um produto de qualidade e entregue na sala de aula, já tem um ótimo diferencial competitivo para formar clientela.

Se você duvida do potencial do segmento, veja a história da estudante de medicina que aproveitou seu talento com artesanato para vender doces em caixinhas decoradas.

Serviços acadêmicos e aulas particulares também são alternativas

Claro que não precisa ser um mestre cuca para aproveitar a oportunidade de se fazer dinheiro enquanto está na graduação. Até pelo próprio ambiente acadêmico, a demanda por serviços relacionados é sempre alta. Oferecer serviços de digitação de trabalhos acadêmicos ou formatação às normas ABNT pode ser uma excelente forma de aprender enquanto se ganha um dinheiro a mais.

E para quem tem outros conhecimentos, transmiti-los aos colegas universitários pode ser uma ótima ideia. Aulas de música, idiomas ou mesmo de matérias do curso garantem o exercício das habilidades e a expansão do network, a rede de relacionamentos tão útil na vida depois da faculdade.

Para as mulheres, outra maneira de abrir um negócio é explorar o segmento de beleza e estética. Nessa área, quem sabe fazer unhas, sobrancelhas ou trabalha com maquiagem já sai na frente. Da mesma forma, vender roupas e peças do vestuário é sempre uma boa pedida para quem quer ter uma fonte de renda e ao mesmo tempo ser seu próprio patrão.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar