Principais pontos turísticos da Serra do Caraça

Quer viajar para a Serra do Caraça, em Minas Gerais? Veja os melhores pontos turísticos e como chegar, partindo de São Paulo.

Principais pontos turísticos da Serra do Caraça
Conheça os pontos turísticos da Serra do Caraça, em Minas Gerais

A Serra do Caraça, localizada em Minas Gerais, oferece um turismo alternativo, com trilhas para vários locais, cachoeiras, tanques, piscinas naturais, grutas e picos. O Caraça foi descoberto pelo Irmão Lourenço de Nossa Senhora, por volta de 1770. Conheça alguns pontos turísticos da Serra do Caraça.

Melhores pontos turísticos da Serra do Caraça

A Serra do Caraça é o nome de um trecho da Serra do Espinhaço localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, dentro do patrimônio de Catas Altas no estado de Minas Gerais. Veja os melhores pontos turísticos:

Santuário do Caraça

O Santuário recebe em média 70.000 visitantes por ano e é um dos mais importantes locais de conservação do Estado de Minas Gerais. O Santuário do Caraça oferece uma série de aventuras para cada visitante e para os grupos que sobem a Serra.

Centro de Peregrinação e Cultura

Para quem busca vivenciar cultura, o centro de Peregrinação oferece uma construção que abriga uma biblioteca com cerca de 30 mil volumes e um museu com objetos da escola e do claustro.

A igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens

Fundada em 1876, a Igreja tem um estilo neogótico e tem órgão com 700 tubos e vitrais franceses. A igreja do Caraça foi construída com material regional: pedra sabão (retirada de perto da Cascatona), mármore (das proximidades de Mariana e Itabirito) e quartzito (da região do Caraça e vizinhanças), unidas com um produto a base de cal, pó de pedra e óleo.

Serra do Espinhaço

Ela fica localizada na área de transição entre Cerrado e Mata Atlântica, entre 1.300m e 2.000m de altitudes. Dá acesso às cachoeiras, piscinas naturais e grutas, há trilhas sinalizadas de duração e dificuldade variadas.

Cachoeira Cascatona

Ela tem aproximadamente 80 metros de altura em desnível. Localiza-se no ribeirão Caraça, a seis quilômetros do Colégio. Lá é permitido nadar no local.

Cachoeira Taboões

Está localizada a quatro quilômetros da cachoeira do Santuário do Caraça e podem ser percorridos de bicicleta. São 10 minutos de caminhada. Na bifurcação da trilha, têm-se à direita o Taboões de cima e, à esquerda, o Taboões de baixo, onde o rio Caraça se encontra com o córrego Taboões.

Tanque Grande

Ela tem aproximadamente 400 metros de comprimento por 100 metros de largura. Fica a 15 minutos de caminhada a partir do Santuário, por uma trilha larga, plana e sombreada. Trata-se de um lago artificial construído para geração de energia elétrica.

Custos da viagem

A passagem aérea de São Paulo para Belo Horizonte custa R$ 297,00 tanto pela Tam quanto pela Azul. Já pela Gol linhas áreas o preço é de R$479,00 durante o mês de agosto.

Para chegar até a Serra do Caraça, é possível ir de ônibus de Belo Horizonte até Santa Bárbara e lá contratar um táxi para percorrer cerca de 30 km. O percurso também poderá ser feito de trem, de Belo Horizonte para Vitória, ele parte diariamente às 7h30 até a Estação Dois Irmãos, em Barão de Cocais.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar