9 Séries e programas de TV para quem quer ser empreendedor

Se você quer ser empreendedor, pode aproveitar seu momento de lazer para aprender muito sobre o mundo dos negócios. Veja 9 séries e programas de TV para empreendedores

9 Séries e programas de TV para quem quer ser empreendedor
Quer abrir seu próprio negócio? Veja séries e programas para quem quer ser empreendedor

COLOQUE O SEU INGLÊS À PROVAfaça um teste online

Quando chegamos em casa do trabalho e ligamos a TV, queremos nos distrair e assistir algo que nos relaxe do stress do dia a dia, certo? E se o seu momento de lazer fosse também um momento de aprendizado? Calma, não queremos que você desligue a TV e vá trabalhar, de jeito nenhum. Queremos te mostrar que dá pra juntar o útil ao agradável. Se você está pensando em ser empreendedor, montar seu próprio negócio e deixar de ser funcionário de alguém, você pode aprender muito com séries e programas de TV!

A TV te ensina a ser empreendedor

Nos últimos tempos, a TV tem produzido excelentes programas e séries que fazem parte do universo dos negócios. E como muita gente anda interessada nessa temática, eles fazem muito sucesso. Grande parte deles são americanos e vendem o modelo dos programas para o mundo todo. Já pensou em aprender sobre estratégias, modelos de negócios e ambientes profissionais ao mesmo tempo que se diverte relaxado no sofá?

Veja as dicas das melhores séries e programas de TV para se inspirar, ser empreendedor e virar o seu próprio chefe. As séries e programas estão avaliados seguindo as classificações do IMDb (Internet Movie Database)

Aproveite e confira algumas dicas de como se tornar um empreendedor de sucesso

1. House of Cards

A premiada série da HBO tem sido sucesso absoluto nos Estados Unidos e no mundo, e pode te dar boas lições se você quer aprender sobre estratégias, manipulação e sangue frio nos negócios. Uma verdadeira aula de negociação para empreendedores e pensamento estratégico dentro da política diretamente do Kevin Spacey. A série vai para a 4ª temporada em 2016 e pode ser vista na Netflix.

Nota no IMDb: 9.0

2. The Office (no Brasil, Vida de Escritório)

serempreendedor


No melhor estilo ‘mockumentary’ (documentários de comédia, de gozação) a série mostra o dia a dia de trabalhadores típicos de um escritório, de uma empresa de papel. A série aborda os conceitos de liderança, as disputas de ego dentro do ambiente empresarial, e também o que se deve e o que não se deve fazer em uma empresa, com base nas atitudes do chefe, Michael Scott.  A série terminou em 2013, com 9 temporadas e está disponível na NetFlix.

Nota no IMDb: 8.8

Veja as 7 características que você precisa ter para abrir um negócio e ser um empreendedor de sucesso

3. Mad Men

A série se passa na Nova York dos anos 60 e o enredo fala sobre a criação e desenvolvimento de negócios naquela época. O foco é uma das agências de publicidade mais prestigiadas da cidade, do diretor de criação Donald Draper. A série mostra a escalada para o sucesso de uma empresa, a ambição e disputa pelo poder e as frustrações decorrentes das conquistas alheias. Vale muito a pena assistir, seja pela qualidade da série, seja pelo aprendizado sobre ser empreendedor que ela transmite. A série, que terminou esse ano, está disponível na Netflix, na TV Cultura e pelo canal HBO GO.

Nota no IMDb: 8.7

4. Silicon Valley

serempreendedor


A série Silicon Valley é uma produção da HBO que tem sido aclamada por público e crítica. Do gênero comédia, mostra a história de 6 programadores enfrentando os desafios e dificuldades do desenvolvimento de um negócio inovador e tentando obter sucesso no Vale do Silício, nos Estados Unidos. Você se diverte e aprende com as ideias e estratégias dos programadores, que vão te dar uma noção da caminhada que se tem que enfrentar para ser empreendedor. Exibida pela HBO e pela HBO GO.

Nota no IMDb: 8.5

Conheça 15 ideias de negócios para as mulheres que querem ser empreendedoras

5. The Profit (no Brasil, O Sócio)

QUER ECONOMIZAR COM A TV A CABO?
faça uma simulação de TV a cabo e encontre a melhor solução financeira de acordo com o seu bolso e gosto.

O programa apresentado pelo investidor Marcus Lemonis é daqueles que ajudam empresas que estão em apuros a se reerguer, normalmente são pequenas empresas, muitas vezes familiares, regidas de forma amadora. Lemonis investe o seu próprio dinheiro na melhoria do negócio e se torna sócio dos empreendedores, ajudando-os a identificar falhas e guiando para que o negócio seja um sucesso. Aqui no Brasil, o programa é exibido no History Channel. É possível encontrar episódios para se ver online.

Nota no IMDB: 7.9

6. Bloomberg Game Changers

Série documental que explora as carreiras dos executivos que ajudaram a definir o mundo da tecnologia, finanças, política e cultura. Eles mostram o perfil de muitos empreendedores inovadores e que marcaram a geração atual como o Mark Zuckerberg, o Steve Jobs e a J. K. Rowling, por exemplo. Exibido pelo site da Bloomberg TV e também pelo canal do Youtube.

Nota no IMDB: 7.8

7. The Apprentice

serempreendedor


The Apprentice ficou famoso aqui no Brasil pela versão “O Aprendiz”, feita pela TV Record. No programa, os participantes são submetidos a diversos trabalhos em equipe que envolve estratégia e planejamento em conjunto. A competição vai eliminando um a um os competidores até sobrar somente ‘o aprendiz’. É um reality show de empreendedorismo que já tem diversas temporadas. No Brasil já foi apresentado pelos empresários Roberto Justus e João Dória Júnior e agora conta com a participação de celebridades como participantes. Na versão americana, o apresentador era o então candidato à presidência da república Donald Trump, e na temporada de 2016 será substituído por Arnold Schwarznegger. A versão brasileira passa na TV Record e a nova temporada ainda não tem data divulgada, você consegue encontrar episódios online na internet. Na versão americana, quem transmite é o canal NBC.

Nota no IMDb: 7.5 (versão brasileira)

Empreendedorismo: você já pensou na possibilidade de abrir uma franquila?

8. Shark Tank (no Brasil, Shark Tank: negociando com tubarões)

Em Shark Tank, pessoas empreendedoras apresentam a sua ideia para 5 investidores – tubarões do mundo dos negócios – para tentar convencê-los a financiar ou entrarem em sociedade para a viabilização do produto/empresa. Os tubarões analisam as propostas, criticam e podem ou não acreditar no potencial apresentado. No Brasil, o programa começou a ser exibido esse ano pelo TLC, nos Estados Unidos já vai para a 7ª temporada.

Nota no IMDb: 7.4 (versão americana)

9. Undercover Boss (no Brasil, Chefe Espião)

serempreendedor


É um programa tipo reality show em que o chefe de uma empresa com alta hierarquia vai trabalhar em meio aos demais funcionários como se fosse um novato, em posições de iniciantes. A ideia é que o executivo possa aprender como realmente funciona o negócio e observar o tratamento dos demais funcionários com os novatos. É sempre surpreendente quando a equipe descobre que o novo funcionário é na verdade o chefe de toda a empresa. Recentemente, o programa “Fantástico” fez uma versão do Undercover Boss e chamou de ‘Chefe Secreto’. A série teve 6 temporadas exibidas pela CBS, que podem ser assistidas no site do próprio canal. O Canal Viva também transmitiu o programa há alguns anos.

Nota no IMDb: 5.9 (apesar da baixa nota, é divertido e se aprende muito sobre a relação patrão-funcionário)

Aprimore o seu inglês e assista seus desenhos favoritos sem legenda. Faça um teste online.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar