Conheça 10 benefícios da semente de linhaça

Conheça os benefícios da semente de linhaça, um alimento rico em ômegas largamente inserido na culinária tradicional e comercializado a preços acessíveis.

Conheça 10 benefícios da semente de linhaça
Os mitos e verdades sobre as propriedades desse alimento

A semente de linhaça já faz parte da lista de compras de muitos adeptos da culinária natural e mesmo dos públicos vegetariano e vegano. Ela é a semente da planta conhecida como Linho, sendo hoje um dos alimentos funcionais mais versáteis e, por consequência mais usados em receitas alternativas e saudáveis. Conheça seus benefícios, mitos e verdades.

Benefícios encontrados na semente de linhaça

A semente de linhaça ficou popular por ser um produto multifuncional e principalmente de valor acessível, sendo possível encontrar embalagens de 200g a uma média de R$3. O ingrediente mais atrativo dessa semente é sem dúvidas sua grande quantidade de ômegas, mas apesar de seus benefícios ao coração e intestino, por exemplo, seu carro-chefe continua sendo relacionado à ação emagrecedora, responsável por reduzir o apetite e auxiliar na absorção de gorduras. Veja a seguir algumas das principais propriedades e benefícios trazidos pelo consumo da semente de linhaça.

1- Fonte de fibras

A linhaça é uma excelente fonte de fibras, as quais atuam na contribuição para um intestino mais saudável quando consumidas com uma ingestão de líquidos adequada, estimulando então a movimentação peristáltica. Tais fibras presentes no alimento também auxiliam na redução de peso através de um aumento da saciedade, o que contribui para dietas e regimes.

2- Substituto para Veganos e Vegetarianos

Muitos vegetarianos e Veganos encontram dificuldades com a ingestão de gorduras do tipo ômega-3; em especial no caso do ácido alfa-linolênico, pois a maior oferta desse ômega no mercado se dá através do óleo de peixe. Como a linhaça é rica em ômegas ela se torna uma alternativa extremamente viável para esse estilo de vida.

Aprenda a fazer gel de linhaça para os cabelos

3- Redução do colesterol

O ômega-3 presente na semente de linhaça é alvo de muitos estudos que levam em conta sua atuação como redutor dos níveis de colesterol LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim ao corpo humano. Além disso, ele demostra ser capaz de ir além, melhorando os níveis do chamado “colesterol bom” ou HDL.

4- Fonte de Magnésio

Ela possui quantidades significativas do mineral Magnésio, sendo que em apenas 25g de linhaça, em média, é capaz de suprir até 15% das necessidades diárias dessa substância no organismo. Lembrando que o Magnésio é essencial para a contração e o relaxamento muscular, a produção e o transporte de energias e proteínas, bem como o funcionamento de importantes enzimas.

5- Altos níveis de lignanas

As lignanas são substâncias que apresentam uma estrutura muito semelhante ao estrógeno, o que faz com que elas possam se ligar aos receptores do mesmo no corpo humano. Isso tem um papel importante para as mulheres, já que muitos estudos apontam uma conexão entre esses hormônios e alguns tipos de câncer como o de mama; assim a linhaça pode conferir uma proteção adicional desta doença.

6- Níveis de estrogênio na pós-menopausa

Essa semelhança estrutural com o estrógeno é capaz de driblar alguns problemas da menopausa, como a queda na produção desse hormônio. Isso é importante para as mulheres que na pós-menopausa podem apresentar, por exemplo, quadros ou sintomas de osteoporose.

7- Doenças cardíacas

Além de prevenir problemas cardíacos decorrentes da pós-menopausa, a semente de linhaça previne alterações no comportamento cardíaco graças a seu poder de reduzir o colesterol e diminuir a absorção de gorduras pelo intestino. Tal benefício, como fator bônus, ainda auxilia no emagrecimento.

8- Diminui a resistência à insulina

Aqueles que sofrem de diabetes, têm propensão para tal ou estão em busca de emagrecimento, podem se beneficiar em muito dessa característica. Seus componentes aliados à grande quantidade de fibra presente, quando consumida junto a outros alimentos e a quantidade correta de água, criam uma espécie de proteção capaz de liberar a glicose mais lentamente no organismo.

Essa dose mais gradual faz com que não existam tanto picos glicêmicos e portanto, menos insulina é liberada. O menor uso de insulina implica em menor armazenamento de gordura e uma sensação de saciedade prolongada.

9- Combate ao câncer de próstata

Na realidade, a linhaça está sendo estudada no combate a diversos tipos de tumores. Além de sua relação com o controle de doenças como o câncer de mama - graças às lignanas -, há alguns estudos baseados em evidências iniciais sobre sua capacidade prevenir o câncer de próstata, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido nesse quesito.

10- Combate a propagação de melanoma

Seguindo a mesma linha, existem muitas pesquisas relacionando a linhaça com o combate do melanoma, mostrando inclusive excelentes resultados da linhaça em experimentos laboratoriais com roedores.

Como consumir linhaça

Consumir a semente no dia-a-dia é muito simples e varia de acordo com a sua criatividade, de modo que ela pode ser adicionada a pratos e alimentos de ingestão comum, como o cereal matinal, sobre o arroz ou em meio a uma salada. Pode ainda ser usada no preparo de bolos como ingrediente adicional ou até mesmo na substituição parcial de ingredientes comuns (como a farinha convencional).

As opções variam, sendo que o único fator realmente importante - e igual para as sementes oleaginosas de modo geral -, é a necessidade de quebrar as sementes antes de ingeri-las ou através da mastigação, pois sem isso seu organismo não será capaz de digerir ou absorver suas propriedades. Assim como com a chia, uma boa oção é hidratar a linhaça com um pouco de água antes da ingestão.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar