Saiba como funciona um seguro empresarial, as coberturas e preços

Ter um seguro empresarial é sempre uma forma de resguardar e garantir de não estar desamparado caso algum imprevisto. Conheça as coberturas.

Saiba como funciona um seguro empresarial, as coberturas e preços
Veja como se resguardar contra danos e imprevistos com seguro empresarial

Ter um seguro é sempre uma forma de se resguardar e garantir que não esteja desamparado caso algum imprevisto, como desastres naturais, roubos ou demais danos. Um seguro empresarial tem exatamente esse objetivo, uma vez que uma empresa é nada menos que a fonte de renda do próprio empresário e também dos colaboradores que a compõe. Sendo assim, garantir a sua e a tranquilidade dos que fazem parte deste meio é de extrema importância e um investimento mais que necessário.

Entenda como funciona um seguro de vida em grupo

Como funciona o seguro empresarial

Um seguro empresarial pode ter diversos tipos de contratação com coberturas diferenciadas para cada segmento de negócio, de modo a atender demandas individuais em setores como atividades comerciais, industriais, prestação de serviços, rede hoteleira e de alimentação. Um seguro empresarial pode garantir indenizações sobre estruturas e bens, e ainda incluir contratações que cubram por exemplo lucros cessantes e responsabilidade civil.

Tipos de coberturas

Em linhas gerais, o seguro empresarial tem sua cobertura definida de acordo com cada segmento referente à contratação efetuada, sendo algumas delas:

  • Cobertura contra incêndios, explosões e fumaça, proporcionando a indenização dos danos causados ao imóvel e bens de acordo com o valor segurado;
  • Danos elétricos, garantindo os danos causados a aparelhos eletroeletrônicos por curto-circuito, variação de tensão e queda de raio;
  • Impacto de veículos terrestres e aéreos;
  • Vendavais, furacões, ciclones, tornados e quedas de granizo;
  • Perda ou pagamento de aluguel, garantindo os valores de aluguel caso o imóvel não possa permanecer ocupado em decorrência de sinistro coberto por incêndio ou explosão;
  • Responsabilidade civil, com indenização de danos causados a terceiros, decorrentes de atividades desenvolvidas dentro da empresa;
  • Responsabilidade civil com guarda de veículos de terceiros, garantindo a indenização aos veículos de terceiros sob a guarda do segurado em decorrência de incêndio, furto ou roubo;
  • Responsabilidade civil do empregador, cobrindo danos por acidentes súbitos e inesperados causados aos empregados quando a serviço do segurado;
  • Lucros cessantes, garantindo o pagamento de despesas fixas e lucro líquido mensal em caso de queda de faturamento por incêndio;
  • Cobertura da fidelidade de empregados, garantindo os prejuízos que o segurado venha a sofrer em consequência de crimes praticados contra o seu patrimônio pelos seus empregados.
ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Diante destas condições gerais em que um seguro empresarial baseia-se, listamos as cinco principais empresas que oferecem tal modalidade aos empresários que desejam se tornar segurados. Confira as coberturas:

Porto Seguros: a Porto Seguros abrange os segmentos de empresas, bares e restaurantes, concessionárias, petshops, clínicas veterinárias, clínicas e consultórios médicos e centros de beleza e estética. Entre as opções, o empresário pode optar entre 4 planos diferentes que incluem serviços de chaveiro, limpeza e cobertura provisória de telhados nos mais simples e serviços como a colocação de revestimentos cerâmicos nos mais amplos.

Santander Seguros: o Santander disponibiliza coberturas em casos de incêndio, queda de raio, explosão, vendaval, roubo ou furto qualificado, danos elétricos e etc. O cliente pode contar com descontos progressivos caso possua dispositivos de segurança instalados e de acordo com o índice de sinistros em anos anteriores. O seguro pode ser contratado por um período de até 12 meses e as parcelas são debitadas automaticamente da conta corrente da empresa.

Bradesco Seguros: o Bradesco atende normalmente aos segmentos de prestação de serviços, estabelecimentos comerciais e atividades industriais. Oferece desde coberturas básicas como casos de incêndio, queda de raios e explosões de qualquer natureza; como também pode incluir perda ou pagamento de aluguel, vendaval, roubo, danos elétricos, lucros cessantes, entre outros. Serviços como vidraceiro e chaveiro estão ao dispor do empresário dia e noite.

Banco do Brasil: o seguro Ouro do BB é feito para garantir a cobertura de empresas com valor patrimonial de até R$ 2 milhões e é destinado a pessoas físicas ou jurídicas, proprietárias ou locatárias de estabelecimentos comerciais, industriais ou de prestação de serviços. A cobertura básica inclui proteção contra incêndio, inclusive decorrente de tumultos e explosão de qualquer natureza, assim como queda de raio. Entre as contratações complementares estão quebra de vidros, perda ou despesa de aluguel decorrente de sinistro, diárias por paralisação das atividades decorrentes de sinistro, roubo, entre outras.

Sulamerica Seguros: A Sulamerica Seguros oferece proteção básica contra incêndio, queda de raio, explosão e tumulto. Podem ser contratadas coberturas adicionais como em casos de roubo, danos a equipamentos eletrônicos, quebra de vidros ou mármores, pagamento de despesas fixas quando o imóvel precisar ser desocupado e até mesmo despesas como multas por danos morais.

Preços

Os valores de um seguro empresarial podem variar muito de acordo com as coberturas oferecidas e o perfil da empresa contratante. O preço médio para uma farmácia de médio porte, por exemplo, costuma ficar em torno de R$ 1.200,00 ao ano, podendo-se obter alguns descontos baseados em sistemas de segurança instalados nas empresas e histórico de sinistros anteriores.

Entretanto, esse valor pode oscilar muito em alguns casos, já que o seguro é calculado levando em conta as coberturas contratadas, o valor segurado de cada uma delas, o local onde se localiza o estabelecimento e o tipo de construção do imóvel. Todas essas variáveis irão influenciar no valor final a ser pago, o que não torna a aquisição mais viável levando em conta os bens que estarão assegurados.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar