Seguro de carros: como funciona

Entenda para que serve e como funciona o seguro de carros.

Seguro de carros: como funciona
Seguro de carros: uma mão na roda na hora do imprevisto

saiba como poupar no seguro auto

O seguro do carro nada mais é do que uma proteção pelo seu bem, seja ela contra acidentes ou para roubos. O Seguro do carro é uma proteção contra fatores externos independentes da nossa vontade.  Ele é importante pois nunca sabemos quando iremos precisar, uma viagem, um passeio ou apenas uma ida até a padaria podem acabar com o seu tão sonhado carro.

Como calcular seguro de carro e ver qual compensa mais

Como funciona o seguro de carros

E caso você não tenha seguro de carros, os problemas só aumentarão: numa colisão, ou você conserta e paga o valor integral ou terá uma pilha de sucata na garagem. E quem tem financiamento e é roubado ou sofre PT com o veículo, ainda continua pagando.

O seguro é feito para te livrar desse tipo de dor de cabeça. Você não precisa se preocupar se seu carro está parado em uma rua iluminada ou não e poderá se ocupar apenas da sua própria segurança, o que já dá trabalho o suficiente.

O que entra no cálculo

O valor sempre representa pouco menos de 10% do valor total do veículo na avaliação da tabela FIPE, vale a pena investir e viajar sempre de cabeça tranquila. Para calcular o valor do seguro de carros, várias questões são levantadas para determinar o custo total, relacionadas ao modelo do veículo, perfil e estilo de vida do condutor.

Cep da residência: Se o número de roubos na sua região for muito alto para o mesmo tipo de veículo que o seu, isso irá encarecer o seu seguro, assim como se você não possuir portão automático também influenciará, se você mora em prédio ou em casa são outros fatores.

Ano do veículo: Quanto mais antigo, mais difícil de encontrar as peças, dessa forma isso encarece em caso de acidentes os custos da seguradora. Consequentemente isso será repassado à você.

Sexo do proprietário: Muitas contradições são criadas, porém as mulheres são mais favoráveis a pagar menos por um seguro, devido ao seu senso de responsabilidade e número reduzido de sinistros em comparação com os homens.

Utilização do veículo: Se você apenas vai para a faculdade, ou usa para trabalhar e estudar isso tudo impactará no valor do seu seguro, lembre-se de sempre ser o mais claro e realista possível em uma cotação para que isso não te prejudique no futuro.

Idade do condutor: Essa é a questão de ouro, se você tem menos de 25 anos ou menos o seu perfil é o de maior risco para uma seguradora. Não que você seja irresponsável, mas muitas pessoas são e é isso que faz o preço subir.

Lembre-se de sempre passar as informações corretas sobre o seu seguro, coloque os dados mais reais possíveis para evitar um problema no futuro. Caso você omita ou minta sobre alguma informação, você pode perder a sua cobertura instantaneamente.

Qual o mais barato

NÃO FIQUE SEM SEGURO
Seguro não é luxo, é necessidade. Nos dias de hoje, ficar sem seguro auto é um grande risco de prejuízo. Faça uma simulação e encontre a melhor solução de coberturas e preços para você.

O Fiat Uno Mille 2009 é o carro que tem o seguro mais barato do mercado. O valor fica na média de R$ 736. Renault Clio, Fiat Palio, Chevrolet Celta e Prisma também fazem parte dos seguros de carro mais baratos.O veículo mais vendido de 2015, o Chevrolet Onix, tem uma média de seguro de R$ 2.700 para uma condutora.

O valor do seguro de carros vai variar de acordo com as coberturas das seguradoras e opções como seguro mecânico, de vidros, eventos naturais e franquia reduzida podem aumentar o valor cobrado. As mais caras costumam oferecer coberturas maiores e os preços mais altos vêm do fato de o segmento popular não ser o seu nicho de mercado. Se tem um carro popular, os preços mais baixos também virão de seguradoras mais populares, e assim sucessivamente.

Tokio Marine, Zurich, e Liberty costumam ser as mais caras e trabalham com um nicho de mercado mais caro. Porto Seguro, Allianz, Mapfre e Maritima estão num patamar médio. As mais acessíveis são Bradesco Seguros, Sul América, BB Seguro Auto, Itaú Seguros, Azul Seguros.

As principais seguradoras

Abaixo, listamos as 15 maiores seguradoras do Brasil:

  • Bradesco Auto
  • Tokio Marine
  • Itaú Seguro Auto
  • Liberty
  • Chubb
  • Marítima
  • Porto Seguro
  • HDI
  • Zurich
  • Azul
  • Sulamérica
  • Mapfre
  • Allianz
  • BB Seguro Auto
  • Generali
Pesquise e encontre a melhor solução de seguro auto para o seu bolso.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar