Seu seguro cobre enchente? Saiba como ficar protegido nesses casos

A época de chuvas pode ser motivo de preocupação para muita gente. Ter a certeza que o seguro cobre enchente dá segurança aos proprietários de veículos.

Seu seguro cobre enchente? Saiba como ficar protegido nesses casos
Analisar bem a apólice é fundamental para saber se o seguro cobre enchente

Praticamente todas as cidades já sofreram com chuvas intensas, especialmente no verão. Em casos assim, você sabe como proteger o seu carro? Será que o seu seguro cobre enchente? Antes de partir para o embate com a seguradora ou arcar com o prejuízo total, ter conhecimento de todos os detalhes da apólice é o passo mais importante.
 

ECONOMIZE COM O SEGURO AUTO
Faça uma simulação de seguro auto e encontre a melhor solução para você.

Que tipo de seguro cobre enchente?

Como as coberturas variam, é válido ressaltar que nem todo seguro cobre enchente. O contratante deve estar atento aos detalhes na hora de requerer o serviço. Para estar protegido nesses casos, é preciso pagar pela cobertura total, a mesma que dá suporte em caso de roubos, colisões e incêndios.

Mas atenção, o seguro cobre enchente apenas em água doce! Parece óbvio, mas muita gente que leva o carro à praia e sofre com uma subida de maré repentina reclama que a cobertura não serviu para nada. Nesse caso, o prejuízo fica inteiramente por conta do proprietário, pois a seguradora considera que a culpa do ocorrido foi dele.

Conheça os diferentes tipos de coberturas de seguro auto.
 

Evitando surpresas

Mesmo sabendo que o seu seguro cobre enchente, é preciso fazer a sua parte para não ter dores de cabeça depois da inundação. A primeira coisa é ser honesto no preenchimento dos formulários ainda na aquisição do serviço. Transparência sobre o local onde o carro fica estacionado e o uso do mesmo por outras pessoas é fundamental. Informações omitidas podem ser usadas contra você na hora do aperto. A seguradora pode alegar, por exemplo, que não sabia que o veículo ficava na rua e, por isso, dizer que a cobertura fica invalidada.

Depois daquela chuva torrencial, você descobriu que o seu carro ficou parcialmente submerso. E agora? Não tente limpar tudo sozinho e nem acione qualquer outro serviço. Ligue diretamente para a seguradora. Caso contrário, ela pode repsonsabilizá-lo por possíveis danos e não cobrir as avarias.

Se está na rua no momento de uma inundação, nunca tente passar com o carro por ela. O seguro cobre enchente, mas apenas se ficar constatado que o condutor foi pego de surpresa. Acelerar em uma rua completamente coberta pela água é considerado um risco assumido pelo proprietário e, portanto, a seguradora está no direito de “cruzar os braços”.

Saiba como funciona o seguro apenas contra roubo.


Vale a pena contratar?

Os fenômenos da natureza estão cada vez mais imprevisíveis. Dado que quando um seguro cobre enchente, protege o carro também em outras situações comuns, faz todo o sentido investir nesse tipo de serviço. O proprietário acaba por seguir em uma linha preventiva, que é sempre mais interessante do que ter que arcar com custos inesperados.

Mesmo que você viva em uma cidade em que chove pouco, garante segurança contra roubos, colisões e incêndios (que acontecem em todos os lugares). Além disse, se o seu seguro cobre enchente, ele pode ser útil em uma viagem, por exemplo. A expectativa é que o tempo esteja sempre bom, mas nunca se sabe quando uma tempestade pode aparecer. Como dizem os sábios: melhor prevenir do que remediar.
 

Seguro para carro novo é mais barato. Faça um consórcio e garanta o seu carro 0km.


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar