Como tirar a segunda via do CPF

A segunda via do CPF agora é gratuita e feita online. Aprenda a tirar a sua!

Como tirar a segunda via do CPF
O processo pode ser feito pela internet.

Boas notícias, se você quer tirar a segunda via do CPF: se tiver o número de cor, pode fazer tudo online e de graça pelo site da Receita Federal ou do e-CAC, de declaração de Imposto de Renda. A medida é recente e, com a introdução do Certificado Digital, a Receita Federal facilitou o processo para os cidadãos. Veja o passo a passo para imprimir a sua segunda via do CPF aqui.

Veja como tirar a 2ª via da Carteira de Trabalho

Segunda via de CPF gratuita: como tirar

Pesquisamos o site da Receita Federal para ensinarmos os procedimentos de como tirar a segunda via do CPF. Se os números do seu CPF já constarem no seu RG, não é preciso tirar uma nova via.

A Receita Federal disponibiliza o comprovante de inscrição no CPF pelo site, sem a necessidade de tirar um novo cartão. É mais simples, e ele pode ser impresso online. Existem três formas diferentes de tirar a segunda via do CPF, segundo o site da Receita Federal:

1. Se não declarou Imposto de Renda nos últimos dois exercícios e sabe o CPF de cor:

Acesse o site da Receita Federal e insira:

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como
  • o número do seu CPF;
  • o seu nome completo;
  • a sua data de nascimento;
  • o nome da sua mãe;
  • e o seu título de eleitor.

Depois, envie os dados e aguarde a tela seguinte, que conterá o seu comprovante de inscrição e serve como segunda via do CPF. Você pode imprimir este papel, que tem certificado eletrônico e comprova a autenticidade do documento por um código fornecido no fim da página. Atente-se para o prazo de validade do documento.

2. Se declarou Imposto de Renda nos últimos pelo portal e-CAC:

Acesse o site do Portal e-CAC e insira:

  • O seu CPF
  • O código de acesso
  • A sua senha do portal

Depois, dentro do portal, é só imprimir o comprovante de inscrição no CPF pelo site. Ele tem um código verificador de autenticidade. Sempre que precisar ser consultado durante o período de validade do documento, o código pode ser inserido e a sua identidade comprovada.

3. Se quer um cartão/se não sabe o CPF de cor/demais opções

Se você não se encaixou em nenhuma das definições anteriores, então essa pode ser a sua opção para tirar a segunda via do CPF. Você pode comparecer a uma agência dos Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Ministério das Relações Exteriores ou Ministério do Trabalho e do emprego munido de documento original com foto. Faça a solicitação da segunda via do CPF e anote o número do protocolo de atendimento.

Depois, acesse este link, selecione o estabelecimento e insira:

  • O código de atendimento que recebeu (protocolo);
  • A sua data de nascimento;
  • A data em que foi atendido.

Pronto. Depois disso, você será redirecionado para uma tela onde poderá imprimir a segunda via do seu CPF sem nenhuma burocracia. Nem dá para acreditar, né? Se perdeu o documento, é hora de tirar outro sem pagar nada! Boa sorte!

Que tal ter um cartão de crédito livre de anuidade? Saiba como ter o seu.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar