Sebrae oferece mais de 100 cursos para quem é empreendedor

O Sebrae lançou o programa Super MEI, que oferece mais de cem cursos gratuitos para microempreendedores individuais. Confira os cursos disponíveis e saiba como participar. 
 

Sebrae oferece mais de 100 cursos para quem é empreendedor
Cursos são gratuitos e voltados para microempreendedores individuais

Nunca foi tão importante se especializar e conhecer um pouco de tudo para adentrar o mercado de trabalho. Em meio ao atual momento econômico muita gente está abrindo o próprio negócio e trabalhando por conta como alternativa ao desemprego ou para barrar a crise.

Pensando nisso o Sebrae está oferecendo mais de cem cursos presenciais e gratuitos para quem quer se atualizar e entender melhor como os negócios funcionam. O programa recebeu o nome de Super MEI e vai disponibilizar 50 mil vagas para os microempreendedores individuais do estado de São Paulo dentro do período de um ano.

Como participar

O programa exige que quem quer participar se legalize como MEI (Microempreendor Individual). Para isso é preciso que o usuário trabalhe por conta própria, fature no máximo R$ 60 mil por ano e não seja sócio ou titular de nenhuma outra empresa.

Para se formalizar, acesse o site do Portal do Empreendedor e confira os documentos necessários ou dirija-se a um Escritório Regional do Sebrae – SP. Após a formalização o microempreendedor deve fazer um curso de oito horas de gestão comercial e financeiro, com orientações sobre comportamentos empreendedores, como vender mais e como controlar o dinheiro.

Feito isso, o empreendedor deve acessar o site do Super MEI e fazer seu cadastro, ligar na Central de Atendimento do Sebrae (0800 570 0800) ou se dirigir a uma unidade do Escritório Regional do Sebrae – SP, dizer qual curso deseja fazer e manifestar interesse.

Assim que a turma for preenchida o Sebrae entra em contato para confirmar a matrícula e informar a data e horário do curso, geralmente no período noturno para flexibilidade do microempreendedor.

Além de ser gratuito o programa oferece informações de acesso ao crédito, acesso ao mercado de trabalho e a ofertas de produtos e serviços com condições especiais e certificação. Quem participar pode ainda acessar um portal para divulgar seus produtos e serviços após o fim das aulas.

Segundo o Sebrae, quem já é empresário pode conhecer melhor assuntos específicos para melhorá-los, pensados de acordo com quem já tem um negócio, e para os novatos o curso oferece preparação para iniciar o próprio negocio.

Cursos oferecidos

Os microempreendedores cadastrados devem ter frequência mínima de 85% para receber a certificação e acessar as vantagens oferecidas. Alguns cursos exigem conhecimento prévio e/ou documentação específica, portanto o candidato deve ficar atento. O conteúdo das aulas é divulgado no site.

Os cursos são divididos em: Agricultura, Alimentos e Bebidas, Artesanato, Automotivo, Beleza, Comércio Varejista, Construção Civil, Couro e Calçados, Eletroeletrônicos, Eventos, Informática, Madeira, Metalmecânica, Serviços Diversos, Serviços Domésticos, Turismo e Vestuário. Eis alguns dos cursos disponíveis: 

Gestão de pequenos negócios em bares e restaurantes

Com carga horária de 32 horas, o objetivo é capacitar os alunos por meio de noções básicas de planejamento, desde a implantação e administração do negócio até ética e legislação. O único pré-requisito é ter mais de 18 anos.

Entre os tópicos abordados em aula estão identificação do público-alvo, ferramentas de pesquisa e estudo de viabilidade do negócio, elaboração de cardápios, estudo de custo fixo e variável, controle de caixa e estudo e aplicação de componentes de marketing.

5 cursos do Sebrae para fazer de graça e a distância

Cervejeiro

Capacitação por meio de conhecimentos básicos para iniciação como cervejeiro artesanal, como identificação dos ingredientes básicos, equipamentos para fabricação e conhecimento do processo de produção. O curso tem carga horário de 32 horas e é necessário ter no mínimo 18 anos.

Os módulos incluem: história, mercado e classificação de cervejas, química e bioquímica básicas, microbiologia e bioquímica aplicadas, matéria prima, fermentação, qualidade, higiene e segurança no trabalho.

Técnicas de design de sobrancelhas

Para participar é necessário ser maior de 18 anos e possuir ensino fundamental completo. O curso capacita para desenhar sobrancelhas pela retirada de pelos com pinça e correção com hena e/ou lápis, levando em consideração o formato do rosto, características pessoais, estilos e tendências.

São 28 horas de curso, tendo como tópicos formatos de rosto e sobrancelhas, técnicas de retirada dos pelos, técnicas de correção e prática profissional.

Técnicas de vendas de varejo

É preciso ser maior de 18 anos e possuir ensino médio completo. Nesse curso, de 32 horas, o profissional aprende a realizar vendas para o consumidor final por meio de uma abordagem direta, usando conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas com o processo de venda e considerando aspectos comportamentais do cliente. O profissional também aprende a atender as necessidades do cliente e fideliza-lo.

Os tópicos tratam do processo de vendas, necessidades dos clientes, tomada de decisão, conceitos e princípios de merchandising, etapas da venda, abordagem ativa e controle de objeções.

Tornearia mecânica

O curso com carga horária de 48 horas exige que o profissional seja maior de 18 anos e alfabetizado. O objetivo é a capacitação para preparação, regulagem e operação de tornos para a usinagem de metais.

O conteúdo programático traz desenho técnico, metais ferrosos e não ferrosos, processos mecânicos de manutenção, fluido e velocidade de corte, instrumentos de medição, tolerância ISO e operações mecânicas.

Técnicas de fotografia de moda e beleza

São 36 horas de curso, que ensina a produzir ensaios fotográficos visando a confecção de books, catálogos e anúncios com qualidade técnica, conceitual e estética. É necessário ser maior de 18 anos e estar cursando o Ensino Médio.

Os tópicos abordados na programação do curso são iluminação especifica para moda, beleza e retrato, equipamento digital: câmeras e computadores, direção: técnicas de fotografia de beleza e moda e ensaios fotográficos.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar