5 elementos-chave para ter satisfação no trabalho

Quando falamos sobre satisfação no trabalho, muitos são os ideais que podem tornar o ambiente laboral um lugar agradável. Veja 5 dicas para trabalhar feliz.

5 elementos-chave para ter satisfação no trabalho
Muitos ideais para a satisfação no trabalho começam com você

Trabalhar com o que gosta e receber de volta todo o suporte de uma equipe sólida e preocupada com seus colaboradores. Quando falamos sobre satisfação no trabalho, muitos são os ideais que vêm à mente a fim de tornar o ambiente laboral um lugar prazeroso de conviver diariamente. No entanto, mesmo que a empresa peque em alguns quesitos, o profissional também é responsável pela sua própria satisfação. Veja quais elementos-chave são importantes para conquista-la.

Os cinco segredos principais para ter satisfação no trabalho

Ainda que muitas empresas venham se empenhando para trazer mais satisfação no trabalho aos seus colaboradores, alguns profissionais não tem essa sorte e acabam por passar quase metade de seus dias em um ambiente que não lhe traz felicidade. Veja quais elementos-chave podem significar mudança nessa rotina insatisfatória.

1. Ame o que faz

Antes de mais nada, para estar satisfeito no trabalho é preciso gostar da tarefa que exerce na empresa. Descubra pequenas coisas em seu dia a dia que lhe trazem prazer em fazer o que faz e cuide para que essas atividades estejam presentes consigo sempre que estiver trabalhando.

Se não está satisfeito com o emprego que tem hoje, use-o como alavanca para almejar algo melhor e extravase o descontentamento após o expediente com algo que te deixe feliz.

2. Cuide do corpo e mente

Bastante relacionado com o primeiro tópico, ter satisfação no trabalho é estar de bem consigo mesmo. Uma mente e corpo são garantem a felicidade ainda que o emprego não seja o melhor esperado.

Durante o expediente, faça pausas e esvazie a cabeça, após o horário de trabalho, exercite-se, alimente-se bem, tenha uma boa noite de sono e, se possível, invista em seu próprio conhecimento, matriculando-se em algum curso que lhe dê prazer e ainda possibilite crescimento profissional.

3. Envolva-se com o trabalho

Estar presente e bem relacionado com todos os seus colegas são fundamentais para a satisfação no trabalho. Criar laços de respeito e amizade com todas as hierarquias, bem como ser solicito e responsável ajudam a fortalecer o sentimento de felicidade e de ter um papel importante para a empresa. Participe de eventos com seus colegas, happy hours e demais formas de convívio fora do local de trabalho.

Interaja, peça por feedbacks, engaje-se em novos projetos e mostre seu entusiasmo em fazer parte da equipe.

5 hábitos para aumentar sua motivação no ambiente de trabalho

4. Foque nos seus objetivos

Uma vez que tem consciência sobre suas habilidades e objetivos, nada pode impedir sua satisfação. Estipule metas pessoais e de trabalhos de forma que possa conclui-las aos poucos, a fim de cumprir seu objetivo com o passar do tempo.

Sinta-se útil e veja que cada dia serviu para contribuir para o seu desempenho. Não crie desculpas para adiar seus planos e sonhos, seja honesto consigo mesmo, responsável e organize-se para cumprir os objetivos que traçou.

5. Seja a mudança

Não espere que nada aconteça sozinho. Tornar-se mais autônomo faz parte do processo de evolução profissional e é um dos principais fatores de satisfação no trabalho.

Se você sabe o que anda te desanimando ou incomodando no trabalho, tome uma atitude sobre isso. O colaborador pode desde conversar com seu chefe a respeito da insatisfação ou até sugerir meios de tornar o ambiente mais agradável.

No entanto, se isso não for possível e não houver meios de melhorar essa satisfação, invista em seu próprio conhecimento, profissionalismo e vá em busca do que te faz feliz.

As carreiras que mais proporcionam equilíbrio entre vida profissional e qualidade de vida

As empresas brasileiras onde os funcionários são mais satisfeitos

De acordo com o ranking divulgado pelo site de carreiras Love Mondays, 50 empresas entraram para lista onde estão os funcionários mais felizes e satisfeitos do Brasil.

A lista tem como base os índices de satisfação geral de funcionários, que seguem uma escala de 1 a 5, onde 1 representa muito insatisfeitos e 5, muito satisfeitos. Veja qual foi o resultado das 5 primeiras colocadas.

1º Takeda Brasil (Farmacêutica e Saúde)

Satisfação geral: 4.42
Com remuneração e benefícios: 4.1
Com oportunidade de carreira: 3.85
Com cultura da empresa: 4.45
Com qualidade de vida: 3.96
Porcentagem de colaboradores que recomendam a empresa: 96%

2º Laboratório Sabin (Farmacêutica e Saúde)

Satisfação geral: 4.39
Com remuneração e benefícios: 4
Com oportunidade de carreira: 3.82
Com cultura da empresa: 4.35
Com qualidade de vida: 4.07
Porcentagem de colaboradores que recomendam a empresa: 93%

3º MercadoLivre (TI e Telecom)

Satisfação geral: 4.28
Com remuneração e benefícios: 4.4
Com oportunidade de carreira: 3.7
Com cultura da empresa: 4.32
Com qualidade de vida: 4.04
Porcentagem de colaboradores que recomendam a empresa: 91%

4º Anglo American (Metalurgia e Mineração)

Satisfação geral: 4.28
Com remuneração e benefícios: 4.23
Com oportunidade de carreira: 3.44
Com cultura da empresa: 3.92
Com qualidade de vida: 3.81
Porcentagem de colaboradores que recomendam a empresa: 95%

5º Bayer (Farmacêutica e Saúde)

Satisfação geral: 4.26
Com remuneração e benefícios: 4.01
Com oportunidade de carreira: 3.57
Com cultura da empresa: 4.2
Com qualidade de vida: 4.22
Porcentagem de colaboradores que recomendam a empresa: 95%

Mês da Educação à Distância. Turbine a sua carreira com um curso online!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar