Salão do Automóvel de SP reúne lançamentos, elétricos e carros dos sonhos

Em sua 29ª edição, evento tem mais 540 veículos expostos. Confira o que você não pode deixar de ver por lá.

Salão do Automóvel de SP reúne lançamentos, elétricos e carros dos sonhos
Volkswagen Golf GTE Sport é um carro conceito exposto no estando da marca

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que abriu ao público nesta quita-feira, 10, está de casa nova e traz muitos lançamentos nesta edição. Até o dia 20 de novembro, o público poderá ver de perto os mais de 540 veículos expostos, de 32 marcas, além de 120 expositores. São mais de 150 lançamentos automotivos, carros dos sonhos, veículos elétricos, carros conceito, atrações para crianças, teste drive e até food trucks. A partir deste ano o Salão de SP acontece no São Paulo Expo, centro de exposições que recebeu cerca de R$ 400 milhões de investimentos e que conta com um edifício garagem com capacidade para 5,5 mil veículos.

Este ano, as estrelas do Salão são os SUVs e os modelos elétricos e híbridos. Todas as marcas apresentaram veículos com tecnologia sustentável. Os organizadores esperam receber cerca de 750 mil visitantes durante o evento. Além dos lançamentos, é possível conhecer as mais recentes tecnologias de mobilidade urbana e off-road e modelos admirados em todo mundo pelo design, potência, luxo e inovações nas quatro rodas.

O Salão de SP é o quinto evento automotivo mundial em número de visitantes, atrás somente do Salão do Automóvel de Paris, de Frankfurt, de Detroit e de Tóquio. É mais visitado que o Salão de Genebra.

Test drives e Espaço dos Sonhos

Além dos lançamentos e diversas atrações, o Salão do Automóvel traz também opções de test drive para os visitantes. Estão disponíveis veículos da Chevrolet, Land Rover, Peugeot, Citroën Volkswagen e Nissan. São 35 modelos, em um total de 80 a 100 veículos. Outro destaque do evento é o Espaço dos Sonhos. Lá estão os mais desejados veículos do mundo como Maserati, Ferrari, Tesla, Lamborghini, Lexus, Jaguar, Land Rover e as motocicletas Ducati.

Confira abaixo o que você não pode perder:

Chevrolet

Salão do Automóvel


A marca traz 12 veículos totalmente renovados, como Onix, S10 e a nova geração do superesportivo Camaro; destaque também para a tecnologia OnStar, sistema de diagnóstico no painel com conexão ao smartphone. O Cruze Sport6, que será lançado em dezembro, e o Tracker também estão por lá.

Fiat

No estande da Fiat o visitante verá os modelos da marca vendidos no Brasil e também o 124 Spider, um roadstar com motor 1.4.

Kia Motors

A Kia Motors traz a terceira geração do Cerato, que começa a ser vendido ainda neste mês de novembro, pelo preço de R$ 76.990. No estande também estão o Niro (SUV híbrido), Cadenza GDI e Optima GT (ambos sedãs). Além de diversos outros carros da fabricante.

Jeep

De dois anos para cá, a Jeep conseguiu aumentar a sua rede de concessionárias, que saltou de 40 para 200 lojas. Uma das razões para esse crescimento é o fato de que em seis anos a venda de SUVs no país disparou de 6% para 15% dentro do volume de veículos comercializados. Entre os destaques da Jeep trazidos ao Salão está o Grande Cherokee Overland, que deve chegar no 1º semestre de 2017, e o Grand Cherokee SRT. Também estão por lá o Renegade, que aparece inclusive na versão Limited 2017, e o Jeep Compass.

Toyota

A Toyota vem registrando crescimento de market share no Brasil. De acordo com o CEO do grupo para América Latina e Caribe, Steve St. Angelo, a empresa saiu de 5,3% de participação de mercado em 2012 para 9% este ano. Já em volume de vendas, o salto foi de 322 mil veículos naquele ano para 390 mil em 2016. Agora, a companhia aposta na popularização dos carros híbridos, um dos destaques da Toyota no Salão do Automóvel 2016.

A montadora exibe em seu estande uma série de atividades que vão além da exposição dos carros. Um dos destaques é o Simulador Crash Test. Também leva ao Salão o C-HR, carro-conceito compacto e o novo modelo RAV4, que deve chegar ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2017. No estande há também um modelo Mirai, movido à célula de hidrogênio, com toda sua estrutura "cortada ao meio", para que os visitantes possam entender todo funcionamento do veículo, de dentro para fora.

Ford

Os lançamentos têm previsão de vendas apenas em 2017. A montadora também reservou espaço no Salão para as novas versões do Fusion, Ranger, Edge, Focus, New Fiesta, entre outras. Entre os lançamentos para 2017 estão o Ka Trail, uma versão especial do modelo com visual “aventureiro” e o Mustang, com previsão de vendas no último trimestre de 2017.

Seguro Auto Caixa SeguradoraCote, personalize e contrate online

Volkswagen

A Volkswagen anunciou no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o lançamento de várias novidades, nos mercados brasileiro e internacional. As mais festejadas foram os carros-conceito totalmente elétricos I.D., previstos para circular nas ruas da Europa em 2020, e o Budd-e, “o carro do futuro que imaginamos”, declarou o CEO e presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.

Para o mercado brasileiro, a VW anunciou o inédito T-Cross Breeze, com design de um novo SUV (utilitário) e conversível da marca. Ao todo, a Volkswagen apresenta 12 novidades, entre elas a nova Amarok, o Gol Track e o up! Track, o Cross Fox Urban White, o Tiguan 1.4 TSI, o Golf e Variant 1.4 TSI, e o esportivo Golf GTE Sport. Os visitantes também terão a oportunidade de experimentar no estande da VW alguns ambientes em realidade virtual, como a sensação de estar suspenso em pleno Grand Canyon norte-americano, ou de ser reduzido ao tamanho de uma molécula e presenciar o funcionamento interno de um motor.

Audi

Salão do Automóvel


A Audi deve se tornar em 2017 a primeira montadora de carros a levar sua marca para lua. Uma das atrações da empresa neste Salão do Automóvel é, justamente, a sonda Lunar quattro, que deve alçar voo espacial a bordo de um foguete e transmitir vídeos e imagens em alta resolução para a Terra.

No estande, destaque para o h-tron quattro, que combina a tecnologia de célula de combustível de 150 cv a uma bateria adicional de 136 cv, os novos RS6 Avant e RS7 Sportback, e o superesportivo S8 Plus, este último com motor 4.0 V8 biturbo de 605 cv, que chega ao mercado brasileiro em dezembro.

Nissan

A Nissan apresenta a nova picape Frontier, com motor turbodiesel 2.5, 16V, de 190 cv. Tem também o protótipo Nissan Concept 2020 Vision Gran Turismo, com design futurista e alta tecnologia.

Honda

A Honda fez estreia mundial da SUV compacta WR-V no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. A produção do novo modelo está prevista para a planta da fábrica em Sumaré (SP) na primeira metade de 2017. O carro deve apresentar motor 1.5 e 116 cv de potência. Entre outros destaques do estande estão os novos Civic, Honda City, Honda Fit, HR-V e o Civic Touring.

Renault

Outra que investe em SUVs é a Renault. Apresenta três modelos no Salão: a Captur; o Koleos, SUV premium de grande porte, e o SUV urbano compacto Kwid. A Captur tem pré-venda a partir do evento e vendas efetivas começando em fevereiro de 2017.

Mercedes-Benz

Salão do Automóvel

Entre os lançamentos inéditos no Brasil está o novo Classe C Maybach S 500 e o carro-conceito Concept IAA, de linhas aerodinâmicas arrojadas e alta tecnologia. Ao todo, a Mercedes-Benz mostra 30 veículos no Salão.

Peugeot

Com destaque para o Fractal, protótipo elétrico esportivo com autonomia de 450 km e interior 80% produzido por impressão 3D, a Peugeot trouxe ao Salão do Automóvel uma série novidades para o público brasileiro. Entre elas, o novo SUV 3008, que será lançado em 2017. Também chamam atenção o utilitário Peugeot Traveller i-Lab, voltado para viagens de negócios e os show cars Pyrit e Kyanit

Land Rover

A Land Rover apresenta pela primeira vez ao público brasileiro o novo Discovery. O veículo só tinha sido mostrado no Salão de Paris, há pouco mais de um mês. O Novo Discovery é feito em alumínio. A marca também mostra pela primeira vez o Range Rover Evoque e o Discovery Sport, produzidos na recém-inaugurada fábrica da Jaguar, em Itatiaia (RJ). A Jaguar, marca que faz parte do mesmo grupo da Land Rover, também apresentou pela primeira vez na América Latina o superesportivo F-TYPE SVR, o mais rápido veículo em produção da marca, por conta do seu motor 5.0 V8 capaz de desenvolver 574 cv de potência e acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.

Hyundai

A Hyundai leva para o Salão o novo SUV Creta, produzido na fábrica da montadora, em Piracicaba (SP), e com vendas previstas para o início de 2017. No estande também estão o New Tucson, o utilitário esportivo, o novo Elantra e o IONIQ, primeiro carro elétrico do mundo com três opções de motorização disponíveis para um único modelo – híbrida, híbrida plug-in e elétrica.

Subaru

Marca japonesa traz sua linha 2017, incluindo o reestilizado Subaru XV e o novo Outback. Mostra também a sua gama de veículos, composta no Brasil por seis modelos.

Lexus

A Lexus, divisão de automóveis de luxo da japonesa Toyota, também evidencia no Salão a sua aposta nos veículos de propulsão híbrida. Em seu estande está o LC 500h, protótipo do cupê esportivo híbrido de luxo, considerado pela marca o futuro do design e do que há de mais moderno em tecnologia híbrida no mundo. É a primeira aparição do LC 500h no Brasil e na América Latina, após ser revelado no Salão de Genebra, em março.

BMW

A marca alemã leva ao Salão modelos esportivos como o 430i Cabrio e o M140i com 350 cv, que chega ao mercado brasileiro em dezembro deste ano e o carro-conceito X2, que deve ser comercializado a partir de 2018. Tem ainda São 21 veículos das três marcas do BMW Group Brasil – BMW, MINI e BMW Motorrad. Destaque para a inédita BMW F 700 GS, nova motocicleta da BMW Motorrad.

Suzuki

Salão do Automóvel


A Suzuki apresenta como novidades do Salão do Automóvel 2016 o novo S-Cross com motor 1.4L turbo, sistema start-stop; o Jimny Canvas, carro-conceito da marca, possui capota removível, ideal para viagens de lazer e atividades off-road e o Vitara, tradicional modelo da Suzuki chega ao Salão repaginado com novo powertrain (conjunto de motor e transmissão).

Mitsubishi Motors

Além da nova versão da L200 Triton: a Sport, a marca apresenta no Salão o Mitsubishi PX-33 fabricado como protótipo pela Mitsubishi Heavy Industries em 1935. O PX-33 foi o primeiro automóvel de passeio no Japão a ter tração nas quatro rodas.

Chery

Este ano a Chery utiliza sua presença no Salão do Automóvel para apresentar a nova geração de veículos da montadora de origem chinesa. A partir do próximo ano, a marca passa a comercializar no Brasil o Tiggo 2 (SUV urbano, planejado para o 1º semestre), o Tiggo 7 (anteriormente conhecido como o carro-conceito TX) e o Arrizo 5 (2º semestre).

Maserati

Salão do Automóvel


De volta ao Salão do Automóvel com estande próprio, o que não acontecia desde 2010, a Maserati aproveita a oportunidade para lançar em território brasileiro o primeiro SUV já criado pela marca italiana, o Levante, já à venda com exclusividade pela Via Itália. O preço no mercado brasileiro vai de R$ 640 mil a R$ 740 mil.

Porsche

Os destaques no estande são o Cayenne S E-Hybrid, com três opções de motorização e o lançamento Panamera, na versão Turbo. Ao todo são 12 modelos Porsche em exposição no Salão, como o 718 Cayman, o 718 Boxster, o 919 Hybrid, carro campeão do World Endurance Championship (WEC) em 2015 e em Le Mans, em 2015 e 2016, além do Cayman GT4 Clubsport. O Porsche 911 também estará exposto nas versões Carrera, Targa 4S e Turbo S, juntamente com a Macan e Macan GTS.

Citroën

A Citroën mostra no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o Novo C4 Picasso. O estande da marca, chamado de “La Maison Citroën” (A Casa Citroën) chama a atenção. Além de uma bela arquitetura e decoração, o visitante poderá configurar um veículo, ouvir músicas da playlist Citroën, recarregar o smartphone, ou mesmo apenas relaxar nos diversos ambientes.

A marca francesa também mostra o Concept Aircross, um carro-conceito de motorização híbrida que combina um motor a gasolina e um motor elétrico e o E-Mehari, um carro 100% elétrico.

Preços de ingressos

  • Dias da semana - R$ 70
  • Sábado, domingo, feriados e segunda-feira 14/11 - R$ 95
  • Último domingo, 20/11 - R$ 70
  • Meia-entrada para estudantes

Serviço

Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016

  • Data: Até 20 de novembro
  • Horários: 12 a 19/11- 13h às 22h; 20/11 – 11h às 19h.
  • Local: São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes)
  • Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 (850 m da estação Jabaquara do metrô)

Estacionamento

  • Carro: R$ 40 período de 12h;
  • Vans: R$ 70 período de 12h;
  • Motocicletas: R$ 25 período de 12h;
  • Micro-ônibus: R$ 120 período de 12h;
  • Ônibus: R$ 160 período de 12h.
  • No estacionamento da Av. Miguel Estéfano, o preço praticado será o de R$ 30 o período de 12h.
Foto: Arquivo Pessoal Michelle Monte Mor

Youse é o Seguro Auto Online da Caixa Seguradora. Barato, rápido, sem burocracia.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Michelle Monte Mor Michelle Monte Mor

Formada em Comunicação Social e em Mídias Digitais. Escreve sobre o setor automotivo desde 2004. Não larga o smartphone e vive conectada às redes sociais. Adora viajar e dirigir.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar