Salada no pote: sem mais desculpas para não se alimentar bem

A salada no pote é uma saudável tendência alimentar e uma grande aliada do seu tempo e bolso. Aprenda a fazer a sua com simples dicas de preparo.

Salada no pote: sem mais desculpas para não se alimentar bem
Preparar a sua salada no pote ajuda também a poupar tempo e dinheiro

FIQUE EM FORMA E SAuDÁVELsaiba como


Desde que nosso tempo livre tem se tornado cada vez mais escasso, muitas promessas de economia e praticidade vêm surgindo a fim de otimizar nosso tempo e nos proporcionar uma alimentação saudável. Dentre elas, a salada no pote é uma opção que se sobressai. É relevante chamar a atenção para a importância do uso de potes de vidro, pois o vidro não contamina os alimentos, não transmite qualquer tipo de sabor, além de ajudar a conservar por mais tempo. 
Há quem prefira comprar o pote de vidro para preparar a salada, mas o preparo pode ser realizado num item muito comum em nossas casas – os potes de conserva –, sua vedação e tamanho reduzido ajudam na hora de encaixar sua refeição para levar consigo sem a surpresa desagradável de vazamentos e amassados, além de serem reutilizáveis e manterem a frescura dos alimentos. 

Vantagens nutricionais da salada no pote

saladanopote
 
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Faça o cadastro no E-konomista e receba as melhores dicas e informações sobre como manter uma alimentação saudável no email.

Quando o assunto é salada, a regra do “quanto mais colorido, melhor” é mais do que obrigatória. Ricos em vitaminas, minerais e fibras (que contribuem para a saciedade) um mix de vegetais, sementes e leguminosas farão de sua salada, uma refeição completa. Não poupe em opções. Varie as cores e brinque com os sabores diariamente, assim evita-se que seu paladar enjoe de ter sempre a mesma combinação.

O sinal é amarelo apenas quando o assunto são os temperos e molhos. Opte por alternativas naturais utilizando de sais, pimentas, azeites, ervas, limões e vinagres. Evite sempre os condimentados e os excessos. Tendo isso em mente e estabelecendo uma rotina, novas ideias vão surgindo e as propriedades nutricionais continuarão presentes em todas as refeições. E o principal: sem pesar no estômago, na consciência e no bolso.

Como preparar a salada no pote

saladanopote

Com a possibilidade de organizar toda a sua rotina alimentar da semana em apenas um dia, a salada no pote de vidro deve respeitar algumas regrinhas de preparo para que seus ingredientes permaneçam frescos e saborosos por mais tempo. Então vamos lá! Lave e seque bem os alimentos, separe-os em potinhos para que a montagem fique mais fácil. Esterilize seus potes vidro e vamos começar:
  • Comece pelo “final”. Os molhos e temperos de sua escolha serão os primeiros itens a serem colocados nos potes;
  • A seguir, coloque os ingredientes que possam ficar em contato com o molho, como grão de bico, soja, feijão, azeitonas, vagem e pepino. Este passo acaba por ser bastante pessoal, pois o que você deixar em contato com o molho, irá absorver grande parte do gosto.
  • A próxima camada será a dos alimentos pelos quais você optou não deixar em contato com o molho. A dica fica para legumes e verduras mais pesados como o tomate (opte pelo cereja, por soltar menos água na hora de cortar), ervilha, milho, cenouras, beterrabas, queijos, rabanetes ou brócolis;
  • Agora entram as folhas. Coloque as verduras de sua preferência, como alfaces de vários tipos, rúcula, etc. Lembre-se de secar as verduras muito bem antes de coloca-las no pote;
  • Por último, finalizamos a salada no pote com sementes e pequenos grãos como amêndoas laminadas, chia, linhaça, gergelim, quinoa, etc. Feche o pote, refrigere-o e, quando for consumir, basta virar sua salada num prato e saborear.

Dicas para deixar sua salada no pote mais saborosa

saladanopote
  • Se você tem dificuldades em abrir potes de conserva às vezes, uma dica é refrigerar os alimentos antes do preparo, isto irá evitar que haja pressão sobre a tampa quando ele for à geladeira.
  • Para um preparo semanal, uma salada no pote com ingredientes proteicos não é uma opção. Porém, para suprir essa necessidade, uma alternativa é adicionar elementos como ovos de codorna, atum, cubos de peito de frango ou peru ao prato pouco antes de consumi-lo.
  • Evite armazenar sua salada com alimentos que emitem odores. Cebolas, peixes, ovos e alguns tipos de queijo. Depois de um tempo armazenados, eles podem deixar a salada com um odor desagradável.
  • Aos que tem o costume de misturar frutas à suas refeições, elas também podem integrar sua salada no pote, na camada após as folhas, desde que preparada no mesmo ou um dia antes do consumo. A fruta cortada e conservada por mais de um dia pode oxidar e perder um pouco do sabor. Algumas dicas de consumo são uvas, kiwis, laranjas e maçãs.
Com todas essas dicas, agora é hora de soltar a imaginação e montar sua rotina alimentar. Com ingredientes baratos e de fácil preparo, a salada no pote de vidro com certeza é uma ótima opção para quem quer mudar seus hábitos e ter uma alimentação saudável mesmo quando o tempo é curto. Então mãos à obra e bom apetite!
 
Mantenha uma alimentação saudável com as dicas do E-konomista sobre Bem Estar.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar