Passo a passo para sair do Brasil legalmente

Está pensando em sair do Brasil? Veja quais são os primeiros passos para sair do país e trabalhar de forma legal no exterior.

Passo a passo para sair do Brasil legalmente
O que é preciso para sair do Brasil de forma legal

Em tempo de convulsão na política e na economia brasileira, muita gente está pensando em sair do Brasil e morar no exterior. Seja qual for o motivo que te faça sair do nosso país, é preciso tomar todos os cuidados e precauções para que você parta com tudo regularizado e viva legalmente no exterior. Veja no artigo o passo a passo para sair do Brasil legalmente.

Como procurar emprego no exterior no Linkedin

Sair do Brasil – o que é preciso?

Não deixe de revisar todos estes passos antes de deixar o país

1º Defina o país destino

Você já sabe para onde quer ir? Confira se este está na lista entre os melhores países para trabalhar, a qualidade de vida, a receptividade ao estrangeiro, as condições de moradia e custo de vida e como está o mercado de trabalho para a sua área. Há brasileiros espalhados pelo mundo todo e você pode procurar nas redes sociais pessoas e grupos de brasileiros que moram no país que você deseja se mudar para tirar as primeiras dúvidas. Visite também o site do consulado do país para saber dos trâmites legais.

2º Passaporte

Para morar fora do Brasil, você irá precisar de um passaporte. Você deve solicitá-lo no site da Polícia Federal. O passaporte brasileiro tem validade de 10 anos e custa R$ 257,25.

APRENDA
INGLÊS
E GANHE O MUNDO
comece já a estudar

3º Visto ou cidadania

Se você possui alguma descendência e pode tirar a dupla cidadania: faça isso. Ter cidadania para viver no país estrangeiro irá facilitar diversos processos de entrada e saída no país e aquisição de emprego, além de economizar com vistos. Se não é o seu caso, você precisará tirar um visto – de trabalho ou estudo – dependendo do seu foco. Verifique como é o processo de retirada de visto no país destino, quanto custa o visto, qual a validade e demais informações no site do consulado do país no Brasil. É altamente recomendável sair do Brasil com emprego garantido, portanto, procure vagas antes de se mudar em sites de emprego. Muitas pessoas saem do país com visto de turista para procurar emprego no exterior e então pedir visto de trabalho – há quem consiga e há quem não consiga, portanto é arriscado ficar ilegalmente em um país estrangeiro, evite problemas.

4º Comunicação de Saída Definitiva do País

Quem vai sair do Brasil para morar no exterior, precisa avisar à Receita Federal de sua saída. Este documento, a Comunicação de Saída Definitiva do País, informa ao fisco que o brasileiro deixou de ser residente no país, e deve ser emitido através do site da Receita até o último dia do mês de fevereiro do ano-calendário subsequente. Por exemplo, se você vai sair em 2016, até dia 28 de fevereiro de 2017 precisa emitir esse documento, que é simples e gratuito.

5º Feche contas bancárias e cartões desnecessários

Se você vai morar em outro país, irá precisar abrir uma conta no banco local. Portanto, muitas vezes não compensa você manter uma conta em dois países pagando anuidades. A não ser que você precise enviar dinheiro para o Brasil ou manter uma conta ativa por aqui, é melhor cancelar a conta e cartões de crédito que não serão usados. Vá ao banco e faça o acerto com o seu gerente para que não fique nada pendente. Veja como cancelar cartão de crédito.

Os melhores países para se aposentar e curtir a vida

6º Não deixe contas pendentes

Verifique se você não vai deixar nenhuma conta por pagar antes de sair do país. Verifique parcelamentos, taxas de cartão de crédito, contas de água, luz ou internet do seu último mês no país. Se for preciso, deixe o dinheiro separado com alguém para que pague para você. Confira no SPC e Serasa se não há nada pendente em seu nome. Saia do país com suas contas todas em dia.

7º Desapegue do que tem aqui no país

Ao mudar para outro país, algumas pessoas pensam em levar a vida dentro de uma mala. Mas isso é muito complicado. A nossa indicação é: leve somente o necessário. Roupas, sapatos, documentos e eletrônicos portáteis que são indispensáveis. Leve também alguma lembrança do Brasil que você tenha apego sentimental. O restante? Venda, doe ou deixe na casa de parentes. Não vale a pena pagar conteiners para levar, custa mais caro do que comprar novos no país destino.

Aumente as suas oportunidades profissionais com o curso certo. Confira essa oportuniade!
   

Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar