5 itens para avaliar antes de sair da casa dos pais

Sair da casa dos pais é o sonho de muitos jovens adultos com meios próprios de subsistência. Saiba quais são os pontos cruciais para fazer a mudança dar certo

5 itens para avaliar antes de sair da casa dos pais
Conquistar a tão sonhada independência exige preparo pessoal e planejamento financeiro.

Sair da casa dos pais é um dos maiores objetivos dos jovens em busca de independência, sendo esse processo de transição uma grande motivação para esforços profissionais e primeiras economias. Com motivos particulares, mas sempre com a mesma finalidade, o crescimento pessoal é evidente, mas que pode ser impulsionado pelo anseio de novas experiências de vida, poupar os pais de despesas ou mesmo por encontrar sua individualidade em meio a sociedade.

Tomar a decisão de sair da casa dos pais, uma vez que fora também de uma zona de conforto, pode não ser uma tarefa fácil, exigindo um planejamento financeiro e pessoal, com disposição para mudar completamente sua rotina. Ter sua própria casa significa, além de pagar contas, ser responsável por si mesmo e ainda manter tudo em perfeito funcionamento; o que pode ficar esquecido pelos que pretendem se arriscar vivendo longe dos pais.

O que avaliar antes de sair da casa dos pais

Existem alguns itens que devem ser pesados e que podem ser inclusive testados antes de uma mudança definitiva, servindo para que não haja arrependimentos e que a vida após sair da casa dos pais não seja uma completa desilusão.

Confira lista completa para organizar o seu chá de casa nova

1. Economias

Da mesma forma que surgem imprevistos quando ainda se mora com os pais, eles provavelmente continuarão a aparecer, porém sem o auxílio que antes existia. Pensando nessa questão, é importante avaliar se as economias serão suficientes, não somente para a compra de móveis e eletrodomésticos, mas para cobrir situações inesperadas, como perder o emprego, efetuar reparos na casa ou arcar com despesas de serviços ou saúde.

Alguns especialistas indicam que o ideal é ter em economias o equivalente a um ano de despesas, o que pode ser agilizado ao guardar cerca de 50% a 70% do salário enquanto ainda reside na casa dos pais. É aconselhável que estas economias sejam aplicadas em investimentos simples, para que possam ser resgatadas total ou parcialmente quando for preciso. No entanto, quem não pretende esperar todo esse tempo, com um equivalente a 3 meses de despesas totais já é possível considerar a ideia, lembrando que, se usar o dinheiro é recomendado repor o valor o quanto antes, como reservando 10% do salário todos os meses.

2. Simulação

Além de todo o cálculo teórico, o que irá dar mais segurança na decisão é realizar um teste prático. É possível simular a vida morando sozinho tentando seguir os hábitos dessa rotina, mesmo que ainda esteja ao abrigo dos pais.

Em um período de três meses assumindo as responsabilidades da casa já é possível perceber se está preparado não somente para pagar as contas, mas para lidar com imprevistos como chamar um encanador e executar tarefas mais simples, como lavar a roupa e preparar sua própria comida. Após estes três meses é possível verificar se os cálculos iniciais de gastos estão de acordo com os registrados no período, avaliando também se seus rendimentos serão compatíveis ou será necessário encontrar um aluguel mais barato.

3. Aluguel

A escolha do imóvel deve levar em conta não somente um aluguel que caiba no bolso, mas também a localização do mesmo, o que pode influenciar em outros itens da planilha de custos. Como exemplo, optar por um imóvel mais próximo ao trabalho pode poupar gastos extras com transporte público ou combustível; já se a facilidade não for possível, é importante considerar a contratação de seguros para casa ou veículos caso o proprietário necessite se deslocar por muitos quilômetros e se ausentar por muito tempo de sua moradia.

4. Burocracias

Para evitar a perda de tempo é importante ter o conhecimento adequado de todos os trâmites e exigências presentes no aluguel da nova casa. É comum que os proprietários dos imóveis façam exigências como fiador, título de capitalização, depósito de aluguéis adiantados ou seguro fiança. No caso de um fiador, por exemplo, normalmente este precisa residir e ser proprietário de um imóvel na mesma cidade da casa a ser alugada e ter uma renda três vezes maior que o valor do aluguel em questão.

Possuir antecipadamente tais informações ajuda a não perder tempo visitando um imóvel que não será possível alugar, permitindo ainda o independente de primeira viagem se preparar melhor para apresentar condições e barganhar o valor do aluguel.

Conheça os tipos e marcas das lâmpadas mais econômicas do mercado

5. Alternativas

É comum que, durante algum período após sair da casa dos pais o orçamento se encontre bastante limitado. Sendo assim, optar por alternativas para aliviar as despesas podem ser a solução; o que pode ser sanado ao dividir tais gastos com um amigo de confiança que esteja na mesma situação. É fundamental que, nestes moldes, sejam estabelecidas regras que devem ir desde a divisão das contas básicas, até a execução e atividades como lavar a louça. Ocasiões especiais também devem ser especificados, como a recepção de amigos e familiares na residência, também colaborando para uma boa convivência.

É aconselhável que uma vez por semana seja feita uma revisão completa das contas da casa, a fim de reduzir as chances de um descontrole financeiro até o final do mês. Para evitar desencontros, alguns especialistas recomendam que o controle das contas fixas da casa quem a cargo de uma só pessoa.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar