Motor engasgado? Pneu cantando? Veja o que os ruídos no carro podem indicar

Seja ele novo ou de muitos anos, todo veículo tem um modo de se comunicar com quem o conduz. E ruídos no carro são claros avisos antes de um prejuízo maior.

Motor engasgado? Pneu cantando? Veja o que os ruídos no carro podem indicar
Ruídos no carro são avisos dados antes de um prejuízo maior

Seja ele novo ou de muitos anos, todo veículo tem um modo quase que universal de se comunicar com quem o conduz. Ruídos no carro, trepidações, instabilidade ou barulhos que claramente pedem por ajuda são alguns dos avisos que ele pode te dar antes de um prejuízo mais sério. Fique atento aos sinais e não perca tempo para leva-lo até um mecânico de confiança.

Dicas e truques fáceis de como cuidar do carro

Barulho agudo metálico

Por mais que seja difícil evitar devido ao alto custo dos combustíveis, passe longe de qualquer valor muito abaixo do normal ao abastecer seu carro, pois as consequências podem terminar em prejuízo.

Se, ao ligar o seu caro, girando a chave, você ouvir um barulho agudo metálico, pode cogitar que seu combustível é adulterado. O som é característico do momento em que o combustível é injetado nas câmaras de combustão, porém, com o álcool ou a gasolina de má procedência, essa injeção é forçada, emitindo o som agudo. 

Se o seu combustível é adulterado, seu carro pode avisar de outras formas como a falha no funcionamento do motor, perda de potência e uma marcha lenta irregular. Abasteça sempre em postos de confiança para evitar gastos e dores de cabeça desnecessárias.

Saiba como melhorar o desemprenho do seu carro

Volante torto e trepidando

barulhocarro


Estradas esburacadas, lombadas irregulares e às vezes por culpa de um condutor pouco habilidoso, o veículo pode sinalizar um problema ao começar a apresentar instabilidade e a não obedecer sua posição no volante. Isso é sinal de veículo desalinhado e desbalanceado ou, em alguns casos mais raros, pode ser uma irregularidade no grau de inclinação das rodas, também chamada de cambagem.

Em geral, o volante começará a apresentar vibração, mesmo que em baixa velocidade e, na estrada, a direção quer se mexer sozinha. Estes são problemas fáceis de resolver. Além de manter uma revisão periódica destes serviços pelo menos a cada 10 mil quilômetros, procure um mecânico assim que perceber qualquer um dos sinais já citados.

5 coisas que deixam o seu carro desalinhado

Batida seca na suspensão

Um dos avisos dados pelo carro que é bastante comum e facilmente identificável é quando há um problema com os amortecedores. Quando estes estão comprometidos, ao passar por uma irregularidade no asfalto, o som é de algo batendo na suspensão. E não é uma vez só, todas as vezes, a mesma batia seca se faz ouvir. Outro aviso envolvendo a suspensão são pneus cantando mesmo sob baixas velocidades, tendo como efeito secundário o desgaste dos pneus e a perda de estabilidade do veículo. Não deixe pra depois, ao se deparar com um destes sinais, leve seu carro para uma checagem e mantenha-o sob uma revisão periódica.

Pneus cantando

Além dos problemas nos amortecedores, outro aviso que seu carro dá cantando os pneus em momentos inapropriados é quando existe algo de errado com a calibragem dos mesmos. Outros sinais são falta de estabilidade acima dos 60km/h e veículo puxando para um dos lados. Sendo assim, estacione no primeiro posto de gasolina e calibre os pneus. Problema resolvido.

Mitos e verdades sobre pneu reformado

Vibração e pulos excessivos

Característica que pode ser facilmente confundida com amortecedores, mas tem outro nome: molas. Costumam durar mais que os amortecedores e ainda tem a responsabilidade de suportar o peso da carroceria. O primeiro sinal de que algo está errado com elas é apresentar instabilidade ao veículo, balançando intensamente e pulando ao menor desnível. Ao ignorar estes sinais, uma bola de neve cheia de problemas começa a se formar: cambagem se deteriorando e amortecedores com dias contados. Portanto, fique atento.

Motor engasgando

Outro dos ruídos no carro bastante evidentes e de simples solução se dá quando há problemas com as velas do veículo. Motor engasgando, perda de potência e apagões repentinos são alguns dos sinais que elas precisam ser trocadas. O serviço de troca é simples e barato, saindo em média R$ 80 para os hatchs populares. Porém, não espere que estes avisos sejam dados para efetuar a troca. Em geral, recomenda-se a substituição das velas a cada 20 mil quilômetros.

Mitos sobre carros que muita gente acredita até hoje

Freios assobiando

Os ruídos no freio tem uma só interpretação, localizada precisamente nas pastilhas de freio, que podem estar desgastadas e precisando ser substituídas. Se elas foram trocadas há pouco tempo, é possível que as pastilhas anteriores sejam de má qualidade. Efetue uma nova troca, desta vez por um jogo de pastilhas de uma marca superior.

Barulho de aspirador de pó

Estes ruídos no carro são bastante característicos e normalmente estão relacionados a rolamentos, sendo os avisos mais frequentes os seguintes:

• rolamentos de roda, quando o barulho começa acima de 40 km/h; 
• compressor do ar-condicionado, quando este estiver ligado;
• bomba da direção hidráulica, quando esterçar o volante para ambos os lados.
Outros rolamentos como os do alternador, da bomba d’água ou dos esticadores das correias também produzem este mesmo ruído, porém, neste caso, seria necessário desmontar as correias para identificar qual o real causador.

As estradas mais perigosas para dirigir no Brasil

Ruídos Internos

Outros ruídos no carro, como os internos, podem não apontar falhas de motor ou de desempenho, mas deixam qualquer motorista irritado.Para ameniza-los, alguns cuidados podem ser tomados ainda em casa. Verificar a fixação dos bancos, a tampa do porta-malas, lubrificar as portas e cuidar para objetos soltos como chaves e ferramentas não estejam “dançando” pelo porta-luvas ou bagageiro pode sumir com muitos dos ruídos indesejáveis.

Em geral, no caso de alguma peça mal fixada, a mão de obra costuma ser barata e simples de se resolver. Portanto, não há porquê em se estressar.

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar