Conheça as tarefas básicas de uma rotina administrativa

A rotina administrativa é fundamental para todos os departamentos de uma empresa, entenda como funciona esse processo dentro de uma companhia.

Conheça as tarefas básicas de uma rotina administrativa
Saiba quais são as tarefas exercidas no dia a dia

Para o bom funcionamento de uma empresa são necessárias algumas atividades diárias. A rotina administrativa é fundamental para que todos os cargos e funções estejam em sincronia. Essa rotina auxilia nas funções comerciais, técnicas, contábeis e administrativas, além de dar suporte a todos os departamentos de uma companhia.

O que é rotina administrativa

A rotina administrativa é todo o procedimento que acontece em uma empresa. Trata-se de todas as entradas, procedimentos e resultados de uma companhia. São os conjuntos de atividades executada por profissionais, que podem ser administradores ou gerentes.

Entre as atribuições estão às responsabilidades de planejamento, direção, controle, supervisão e outras atividades, as quais que exigem que os profissionais tenham conhecimento e experiências para executá-las.

Principais tarefas

As principais tarefas realizadas na rotina administrativa podem ser diárias, semanais ou mensais:

DESCUBRA A CONTA BANCÁRIA SOB MEDIDA PARA O SEU NEGÓCIOsaiba mais

Controle de entrada

O controle de entradas monitora toda a movimentação de uma empresa. Ele precisa ser registrado e conferido, normalmente são feitos por meio de notas fiscais, registros e exigências tributárias.

Contas a pagar

É um procedimento que deve ser feito diariamente e visa deixar as contas em dia, que podem ser com fornecedores, telefone, aluguel, luz e internet. O que ajuda a manter todas as contas da empresa em funcionamento, mesmo que não tenha contas para pagar diariamente, essa conferência terá que ser realizada todos os dias.

Conciliação bancária

Conferência bancária serve para ver se não existe algum erro no extrato bancário da empresa, se há problemas no saldo ou controle interno, o que pode acontecer, por exemplo, com pagamentos.

Fluxo de caixa

Cuida de todas as entradas e saídas de capital da empresa. A partir daí, ela também poderá pensar em investimentos futuros, para saber de todas as projeções da companhia.

Como administrar uma empresa sem experiência prévia

Revisão do estoque

Essa é uma das rotinas semanais que visa controlar o estoque e checar o número de produtos. Se houve algum erro, ele identifica o problema. Com isso o funcionário também poderá analisar produtos que estão acumulando no estoque.

Cobranças

Outro procedimento semanal, a cobrança de clientes inadimplentes é um grande desafio, pois para cada tipo de devedor será utilizada uma abordagem diferente. A negociação deverá ser feita sempre de uma maneira amena e simpática.

Folha de pagamento

Dentro das rotinas mensais, o pagamento de salários é a principal despesa da companhia. Muitas empresas utilizam o serviço de um contador para facilitar o trabalho, pois deverão ser calculados eventuais horas extras, rescisões e outros encargos.

 Encontre a melhor solução de conta bancária para o seu negócio. Veja aqui! 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar