Check list para fazer a revisão do carro

Todo dono sabe (ou pelo menos deveria saber) que fazer a revisão do carro regularmente é fundamental. Saiba o que tem que fazer para o seu veículo estar sempre nas melhores condições.

Check list para fazer a revisão do carro
Fazer a revisão do carro regularmente pode evitar problemas e acidentes.

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Você pode até fugir, mas fazer a revisão do carro é mais do que uma obrigação: é uma questão de responsabilidade e segurança. Através do procedimento é possível saber como o veículo está funcionando e o que precisa ser trocado para otimizar o seu funcionamento. Uma simples manutenção pode evitar até mesmo acidentes graves, além de promover a eficiência do automóvel.

 

Que a revisão do carro é importante ninguém discute, mas o proprietário precisa ficar de olho também na hora de levá-lo à concessionária. Em muitos casos, são cobrados serviços a mais na revisão obrigatória, o que pode encarecer bastante o processo. Por esse motivo, muitos donos atrasam a manutenção temendo os custos. A saída é estar informado e munido com o manual do veículo. Nada mais conveniente do que conhecer o possante a fundo.

 

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Revisão do carro sem sair da garagem

Independentemente das revisões obrigatórias, você mesmo pode e deve fazer uma inspeção periódica no carro. Não é preciso se deslocar a uma oficina para isso. Basta prestar atenção em alguns detalhes, checar itens básicos e garantir o funcionamento correto do veículo. Confira abaixo como fazer uma revisão do carro na garagem.

 

1- Atenção ao óleo

Um item muito importante a ser verificado na revisão do carro é o óleo do motor. Com o veículo “frio”, verifique o nível e o estado do mesmo. O mais adequado é que ele esteja claro e o mais próximo possível do nível máximo. Caso aproxime-se muito do mínimo, chegou a hora de trocar. Lembrando que não se pode completar o reservatório com óleo novo pois a mistura com o antigo causa sérios dados ao veículo. O procedimento recomendado é trocar todo o óleo.

 

2- Não deixe faltar água

Existem dois reservatórios que precisam sempre estar abastecidos de água para garantirem um bom funcionamento do veículo: o radiador e o esguicho do pára-brisas. O primeiro, se fora dos limites recomendados, pode causar um sobreaquecimento do motor ou acidentes graves caso a água verta. O segundo é fundamental para auxiliar na limpeza e visibilidade. Cheque sempre se a quantidade de líquido nos dois está dentro dos parâmetros indicados.

 

3- Pneus pra que te quero

Os pneus precisam sempre ser verificados na revisão do carro. O estado deles é de fundamental importância para evitar acidentes graves e mesmo incidentes indesejados. Veja se estão carecas. A maioria deles tem uma marca que indica o momento da troca. Vale também conferir se estão bem calibrados e completamente funcionais. Faça a mesma verificação ao pneu de reserva.

 

Confira alguns pequenos reparos no carro que você mesmo pode fazer.

 

4- Troque o filtro

O filtro de ar do carro é uma daquelas peças simples mas que, quando em mau estado, afetam todo o funcionamento do veículo. Para evitar problemas, abra o compartimento onde ele está, no motor, e verifique a quantidade de sujeira. Se for necessário, faça a troca. Esse é um procedimento bem descomplicado que já ensinamos como fazer.

 

5- Tudo bem com as luzes?

Andar com faróis e lanternas quebradas é considerada uma infração grave de trânsito. Além disso, o risco de acidentes triplica com veículos circulando nessas condições. Por isso, a revisão do carro deve abranger a verificação desses itens. No caso dos faróis, além de estarem em perfeitas condições, devem também estar alinhados.

 

Fugindo de armadilhas na revisão do carro

Na hora de fazer a revisão do carro recomendada pelo fabricante, o proprietário deve estar muito atento para não pagar caro demais desnecessariamente. Muitos itens do veículo têm períodos diferentes de troca e manutenção. Então, certamente não é preciso trocar tudo em todas as manutenções. Para inteirar-se disso, a melhor arma é ter o manual do automóvel. Lá estão especificados os prazos. Mas, para quem não tem o documento, aqui vão algumas sugestões que podem ajudar.

 

  • No geral, óleo e filtro devem ser trocados a cada 10 mil km ou de 6 em 6 meses. Em alguns modelos esse prazo é variável.

  • A troca do líquido dos freios deve acontecer de 2 em 2 anos ou a cada 30 mil km, o que acontecer primeiro.

  • A correia dentada do motor precisa de troca a cada 60 mil km.

  • As velas devem ser substituídas a cada 20 mil km para evitar problemas graves.

  • A cada 10 km, o filtro de combustível deve ser trocado. Isso, por si só, evita a exigência de limpeza dos bicos injetores antes dos 30 mil km.

  • Descontaminação do motor, via de regra, só é necessária depois dos 30 mil km. O prazo só precisa ser adiantado para quem anda muito em estradas de terra e não verifica com frequência os níveis do motor.

  • A higienização do ar condicionado deve acontecer a cada 10 mil km para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

  • Aditivar o óleo do motor é totalmente dispensável, a não ser em casos de contaminação.

  • Espelhar a pintura só mostra-se necessário depois dos 20 mil km rodados, no mínimo. Antes disso, é um gasto desnecessário para o dono que faz polimentos regulares.

 

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