10 dicas para impressionar na reunião de trabalho

Em ambientes corporativos, a tão temida reunião de trabalho é inevitável. Causar boa impressão e estar atento à pauta são fundamentais para a sua imagem profissional.

 

10 dicas para impressionar na reunião de trabalho
Reunião de trabalho é oportunidade para marcar posição na empresa

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Quem nunca ficou indisposto só de lembrar que marcaram uma reunião de trabalho para a semana? Ou mesmo pensou que é sempre uma perda de tempo? Se você faz parte de um desses times, é melhor reconsiderar a ideia. A ocasião, além de ser quando os contatos passam para o plano físico (sem emails ou telefonemas), é uma oportunidade de se destacar perante o chefe e os colegas.

Antes de qualquer coisa, a melhor forma de encarar uma reunião de trabalho, é assumir uma atitude positiva. Para o encontro ser produtivo, é preciso que haja uma sintonia entre os participantes e, acima de tudo, organização. Uma postura colaborativa só tem a contribuir para que as horas naquela sala sejam bem empregadas pelos presentes.

O que falar? O que fazer?

Obviamente cada empresa tem as suas próprias regras, padrões e conjunturas. Algumas são bem formais e, em outras, o ambiente já é mais descontraído. Em todo caso, existem algumas regras simples que podem ser aplicadas em qualquer contexto. Com elas, a sua próxima reunião de trabalho será sucesso garantido.

1. Prepare-se antecipadamente

Não existe nada pior do que chegar a uma reunião de trabalho e não fazer ideia do que está sendo discutido. Portanto, faça a lição de casa: estude os assuntos que serão abordados. Se necessário, leve dados, números. Enfim, esteja a par e a altura do debate. Caso contrário, entrará mudo e sairá calado ou pior, correrá o risco de cometer gafes ao se posicionar.

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2. Vista-se de acordo

Essa parece redundante, completamente desnecessária e até superficial, mas nunca é demais lembrar que a aparência conta sim muitos pontos. Não é preciso correr para comprar uma roupa nova assim que souber da reunião de trabalho e nem exagerar na formalidade se o ambiente não for para isso. Basta estar de acordo com o clima do local e esquecer peças amarrotadas, sujas ou manchadas.

3. Chegue na hora

Imprescindível! A pontualidade é um quesito chave a ser levado em conta não apenas na reunião de trabalho, mas em tudo que tem a ver com seu lado profissional (e pessoal também, vamos combinar). Não deixei ninguém esperando por você e muito menos atrapalhe a concentração de todos chegando depois da hora. Programe-se para lá estar no horário certo ou mesmo com alguns minutos de antecedência.

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4. Não interrompa as pessoas

Tudo bem que você quer mostrar o seu lado mais ativo, colaborar, debater, mas deixe que os outros também o façam. A reunião de trabalho é um momento de coletividade. Demonstre o seu respeito e educação pelos colegas e não atropele quem estiver falando, por mais que você discorde ferrenhamente do que está sendo dito.

5. Emita posicionamentos embasados

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Uma reunião de trabalho não é momento para achismos. O grupo pode estar a definir táticas para a empresa, estratégias e, tenha certeza, o próximo passo não será dado com base em “eu acho que..”. Partilhe seus posicionamentos com base em fatos e outras contribuições que achar interessante, mas que estejam sempre muito bem justificados.

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6. Marketing pessoal sob medida

Muita gente acha que a reunião de trabalho é o momento de se colocar sob a luz dos holofotes. Errado. Algum destaque sim, mas não é o momento de estrelismo. É importante participar e dar o seu melhor, mas na medida certa. Fazer um esforço sobrehumano só para atrair todos os olhares para si pode até pegar mal.

7. Tome nota

Alguns dos pontos das reunião de trabalhem podem ser retomados mais tarde ou referem-se a tarefas que você deve fazer a seguir. Por isso, faça anotações sobre o que foi discutido. Elas podem servir até para uma reorientação depois do encontro, uma espécie de lembrete dos assuntos abordados.

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8. Não deixa a timidez levar a melhor

Você pode não ser a pessoa mais comunicativa do mundo, mas se quer partilhar algo durante a reunião, não se sinta intimidado. Contanto que siga as dicas que demos anteriormente, esteja a vontade para dar a sua contribuição. Não esteja no encontro apenas para marcar presença e ser mais um.

9. Cuidado com o que o corpo fala

A linguagem corporal também é muito importante no contexto corporativo. Afinal, o nosso corpo acaba por passar sinais às outras pessoas que muitas vezes contrastam com aquilo que queremos dizer. Por exemplo, braços insistentemente cruzados mostram que você não está receptivo aos comentários, o que não combina nada com o espírito colaborativo proposto por uma reunião de trabalho.

10. Seja extremamente profissional

Por fim, mas não menos importante, nunca esqueça de onde você está. A sua empresa pode estar entre as mais informais, mas ainda assim é uma empresa. Esqueça as conversas sobre o fim de semana com o colega do lado e abandone o smartphone por uns momentos. Foco no trabalho e na ocasião são fundamentais para polir a sua imagem profissional.

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