Como calcular o retorno sobre investimento (ROI)

O que é o retorno sobre investimento, também chamado de ROI, e como entender e fazer o cálculo dessa métrica.

Como calcular o retorno sobre investimento (ROI)
Entende essa métrica essencial para a gestão de negócios

Apesar de bem importante para o controle dos negócios, em geral muitos empresários e empreendedores não fazem ideia do que é o retorno sobre investimento.

Entender como esse retorno sobre o investimento funciona, não ajuda somente a ter uma visão mais ampla do negócio. Essa métrica também mostra como identificar as áreas da empresa ou de um projeto específico que estão sendo ou serão bem-sucedidas. A partir dai, qualquer mudança necessária pode ser feita com base nesses dados.

Basicamente, entender o funcionamento do ROI melhora a gestão do negócio como um todo, evitando principalmente desperdícios financeiros.

O que é retorno sobre investimento

O retorno sobre investimento é quase sempre chamado pela sigla ROI, que vem da frase em inglês return on investment. Trata-se de um tipo de métrica utilizada para mensurar os rendimentos conseguidos a partir de uma quantia investida em um negócio ou projeto.

É uma forma de mostrar o quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação ao que dinheiro que investiu. Isso facilita não só o planejamento dos próximos investimentos, mas também a enxergar as mudanças que precisam ser feitas ou não para atingir bons números de lucro.

DESCUBRA A CONTA BANCÁRIA SOB MEDIDA PARA O SEU NEGÓCIOsaiba mais

Muitas vezes, o que falta para um bom retorno sobre investimento são ajustes quanto aos produtos ou serviços oferecidos, uma visão mais exata sobre o público-alvo, investimento em ações de marketing e publicidade, ou simplesmente algo que ajude a aumentar a motivação da equipe envolvida.

Originalmente, o ROI era utilizado mais em áreas de finanças, mas hoje ele avalia negócios dos mais variados setores. Quanto maior o ROI, maior o retorno obtido para a empresa.

Como calcular

O cálculo do retorno de investimento é feito da seguinte forma:

ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial

Veja o exemplo para entender melhor:

Se o ganho do seu negócio foi 500.000 reais e o investimento inicial foi de 100.000 reais, então a conta ficaria: (500.000 - 100.000) / 100.000 = 4.

E o que significa o resultado 4? Simples, que o seu retorno de investimento foi de 4 vezes maior que o investimento inicial.

Como criar uma loja virtual no Facebook

Caso deseje utilizar o ROI na forma de porcentagem, para apresentações em reuniões por exemplo, basta multiplicar por 100 o resultado obtido no cálculo do retorno de investimento. No caso citado como exemplo acima, o ROI seria de 400%.

Lembre-se se avaliar como investimento inicial todo e qualquer dinheiro colocado no projeto, mesmo que de forma separada.

 Encontre a melhor solução de conta bancária para o seu negócio. Veja aqui! 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar