10 alimentos que você pode comprar uma vez só e replantar

Conheça 10 alimentos que são perfeitos para replantar em lugares pequenos da casa e que ajudam a economizar na feira e no mercado.

10 alimentos que você pode comprar uma vez só e replantar
Economize no mercado mantendo uma mini horta

Na hora de economizar na feira ou no mercado, muitas pessoas nem imaginam que a solução está em produzir o seu próprio alimento. Para isso, replantar ingredientes que você consome com frequência é a grande dica para economia e também para consumir alimentos bem mais saudáveis.

A lista a seguir contém 10 alimentos que você pode replantar depois de comprá-los uma vez, mas isso pode ser feito com muitos outros elementos.

Depois de comer é hora de replantar

Replantar certos alimentos vai gerar uma economia por tempo indeterminado na sua vida. Isso porque uma vez replantados, eles podem crescer sempre. Ou seja, você sempre poderá consumi-los novamente.

É legal ter um espaço dedicado a esses alimentos. Uma mini horta não ocupa tanto espaço como pode parecer. Outros ingredientes podem ser mantidos até mesmo em pequenos vasos, como no caso do manjericão.

1. Acelga

Imagine plantar acelga em um copo ou jarro com água? É assim mesmo. Você reutiliza a raiz (parte inferior da acelga) deixando-a numa vasilha com água. Coloque a vasilha em um lugar ensolarado e quando trocar a água da vasilha, aproveite para molhar um pouco em cima da verdura. Cerca de uma semana depois as novas folhas começam a brotar. É hora de passar a acelga para um vaso maior e com terra, afinal, já o plantio deu certo!

2. Alface romana

Assim como a acelga, a alface romana se dá superbem com o cultivo hidropônico. Basta colocar a cabela da alface – aquela parte que você joga fora – também em uma vasilha com água, trocando sempre que perceber a água meio turva. Nesse caso, a transferência para um vaso com terra é dispensável. Os pés de alface serão menores que os comprados no mercado ou na feira, mas o gasto também é menor.

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

3. Alho

Aqui não podemos dizer que estamos exatamente Replantando o alho. Mas o bulbo utilizado vai lhe render novos alhos em breve. Coloque os dentes de alho num recipiente com água. Quando os brotos cresceram já estarão prontos para serem usados na cozinha. Prefira usar as extremidades, que são mais saborosas.

4. Batata Doce

Replantar a batata doce não é tão fácil quanto os outros alimentos, mas vale muito a pena. Pegue uma batata doce sem uso e fure-a com palitos de espeto. Deixe-a suspensa em um copo com água, com apenas metade dela submersa na água. Sempre que a água estiver turva, troque. As primeiras mudas demoram um pouco para nascer, mas tudo bem, já que apenas uma batata doce é capaz de gerar até 50 mudas. Plantes as mudas em um faço maior com terra e espere até as batatinhas nascerem. O processo todo até a primeira colheita de batatas doce demora até 10 meses.

5. Cebola

Sabe aquela parte da cebola que você sempre joga fora, é justamente ela que você vai replantar. Com a mesma técnica de colocar esse pedaço dentro de um copo com água, cobrindo cerca de 3 cm dele. Quando as raízes surgirem, passe a cela para um vaso com terra e deixe em um lugar com sol.

6 . Cebolinha

Corte toda a parte branca e um pouquinho da parte verde para replantar a cebolinha, que tanto utilizamos na cozinha quase todos os dias. Mesma técnica: copo com água cobrindo só a parte branca + local ensolarado por alguns dias. Só assim as cebolinhas hidropônicas nascerão, mas se preferir, passe as novas cebolinhas para um vaso com terra e prepara-se para não faltar cebolinha nunca na sua casa!

7. Cenoura

Corte a parte da cabeça da cenoura – aquela maior e de onde sabem as folhas verdes – Coloque v[arias em um mesmo recipiente. Acrescente água até a metade e em 15 dias perceba as primeiras folhinhas brotarem.

Cinco exemplos fáceis de cultivo de hortaliças para fazer em casa

8. Gengibre

Escolha uma raiz já com alguns bulbos. Mergulhe em água morna e deixe por uma noite. No outro dia, enterre a raiz em um vaso com terra. Deixe o vaso sempre na sombra e, de tempos em tempos, acrescente terra para que a raiz fique sempre coberta. Regue regularmente e nunca exponha o gengibre ao sol.

9. Hortelã

Separe 3 hastes de hortelã e corte uns 15 cm. Coloque, novamente, em um copo com água até a metade e deixe em um lugar que tenha bastante sol, trocando a água de 2 em 2 dias. Quando as raízes tiveram cerca de 2 cm, repasse para um vaso com terra e furos ara drenar. A hortelã precisa sempre de muita água, não se esqueça!

10 . Manjericão

O processo para replantar o manjericão é muti semelhante ao da hortelã, descrito acima. Porém, é bom colocá-lo em um vaso maior ou até mesmo uma floreira. O manjericão também precisa de um lugar ensolarado e um pouco menos de água que a hortelã.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar