Sete reparos domésticos que você mesmo pode fazer

Alguns reparos domésticos não exigem ajuda profissional, apenas tempo e disposição. Largue a preguiça de lado e confira como fazer alguns desses serviços simples em casa.

Sete reparos domésticos que você mesmo pode fazer
Economize dinheiro e faça você mesmo

Está com tempo livre? Deixe a preguiça de lado e aproveite para fazer aqueles reparos domésticos fáceis e rápidos que você está adiando. Nem é preciso contar com a ajuda de um profissional: basta ler este artigo para saber o que fazer e como evitar pequenos acidentes.

Pequenos reparos domésticos para fazer sem ajuda

Trocar a resistência do chuveiro

Tenha em mãos escada, a resistência nova (no ato da compra confirme se é compatível com o modelo do chuveiro), chave de fenda, alicate de bico e fita veda rosca. Use sapatos com sola de borracha e cuidado ao instalar a escada para não escorregar na água.

O primeiro passo é desligar o disjuntor do banheiro. Você não vai querer começar seus reparos domésticos tomando um choque. Feito isso, desconecte os fios que ligam o chuveiro à rede elétrica e desmonte o chuveiro retirando a parte de baixo. Retire a resistência queimada e instale a nova, seguindo as instruções da embalagem.

Para reinstalar o chuveiro, use a fita veda rosca na junção com o cano para evitar vazamentos. Ligue o chuveiro e deixe cair água fria por algum tempo para evitar que a nova resistência tenha o mesmo destino da antiga. Assegure-se que está tudo pronto e religue o disjuntor.

Silenciar o rangido das portas

Aquele nhecnhec cada vez que bate um vendo pode ser bastante irritante. Livre-se dele com óleo lubrificante anticorrosivo aplicado nas dobradiças da porta. Use o bico da embalagem, pingue algumas gotas na junção superior e abra e feche algumas vezes para que o liquido espalhe.

Com um pano normal de limpeza, limpe o excesso do produto para que não escorra até o chão. Lembre-se de repetir o procedimento a cada três meses para evitar aquele sonzinho chato.

Limpar calha

O outono pode ser um caos para suas calhas e enche-las de folhas e gravetos que entopem e barram a passagem da água. Com uma escada alta e muito cuidado, deixe por perto uma haste de limpeza e uma mangueira com boa pressão. Retire manualmente, com auxilio de uma luva ou uma pá, a sujeira das calhas e use a haste de limpeza para desobstruir os tubos condutores.

Encerrada a parte “grossa” do serviço, lave o sistema de drenagem com auxilio da mangueira. O ideal é fazer esses serviços domésticos na calha pelo menos duas vezes por ano e dependendo da dificuldade contar com um ajudante, de preferencia em um dia com clima estável.

Trocar a tomada e o espelho

Novamente, o risco de tomar choque é grande, por isso desligue o disjuntor antes de mais nada. Com o auxilio de uma chave Philips, retire o espelho e puxe o interruptor para fora do buraco da parede. Solte toda a fiação acoplada com uma chave de fenda e instale-a novamente no novo interruptor. Para terminar, parafuse a parte interna e recoloque o espelho.

Caso seja necessário só arrumar e não trocar a tomada, retire o espelho e o interruptor e verifique o problema, que geralmente é a falta de contato entre o fio e a parte metálica. Se for o caso, encaixe o fio novamente e aperte o parafuso, depois repita o procedimento de parafusar a parte interna e recolocar o espelho.

Colocar papel de parede

Dê vida nova à sua casa com a aplicação de papeis de parede. Dilua cola em pó em um balde de água e separe um rolo de pintura, estilete, espátula para corte e fita métrica. Não se preocupe com tomadas e interruptores: cole o papel por cima e quando estiver seco faça um corte no formato com cuidado.

Comece limpando a parede e lixando possíveis imperfeições. Meça e defina as medidas, lembrando de deixar 10 centímetros a mais para o teto e 10 centímetros a mais para o rodapé.

Passe bastante cola, do centro para as bordas, dobre o papel, espere um minutos e passe cola novamente. Cole o papel no teto e desenrole até o chão, com cuidado para não formar bolhas. Retire os excessos fazendo vincos firmes com a espátula, passe o estilete para reforçar e puxe.

Pequenos descuidos que podem causar acidentes domésticos graves

Colar tacos soltos

Antes que os tacos comecem a se soltar e possam até mesmo causar um acidente – além do aspecto feio -, separe massa acrílica para madeira na cor do taco, cola branca, lamina ou espátula metálica, fita crepe e pano úmido.

Retire os tacos soltos e deixe-os exatamente ao lado de onde estavam pregados para evitar confusões. Remova a poeira do contrapiso e da base do taco e passe cola branca em todo o local onde o mesmo estava fixado. Recoloque os tacos, aperta para nivelar e isole as bordas com a fita crepe. Aplique a massa acrílica nas juntas com ajuda da espátula. Espere 24 horas antes de remover a fita crepe.

Trocar as torneiras

Torneiras vazando em casa são comuns e podem provocar um grande desperdício e aumento na conta de agua. Use chave inglesa, vedante de borracha ou silicone e fita veda rosca para resolver o problema se o problema for no anel vedante.

Feche o registro e desrosqueie a torneira com a chave inglesa, protegendo-a com um pano para não riscar. Substitua o vedante e remonte a torneira, passando fita veda rosca no ponto de conexão da torneira com o cano.

Se o problema for na peça de peça de metal – o êmbolo -, compre uma peça nova em uma loja de hidráulica e tenha a consciência que o serviço vai custar entre 30% e 40% do valor de uma torneira completa.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar