Como ter acesso aos remédios fornecidos pelo SUS

Saiba o que fazer para obter remédios fornecidos pelo SUS de forma gratuita em todo território nacional, inclusive medicamentos caros para tratamentos de maior complexidade

Como ter acesso aos remédios fornecidos pelo SUS
Os remédios fornecidos pelo SUS podem ser obtidos por qualquer cidadão

O Sistema Único de Saúde já disponibiliza há algum tempo medicamentos a custo zero para os mais diversos tipos de tratamento, de simples doenças virais até as mais raras e complexas enfermidades. Os remédios fornecidos pelo SUS podem ser obtidos até por pacientes com doenças como AIDS e câncer. A propósito, em 2015, a ONU, através da Unaids, programa das Nações Unidas para tratamento e prevenção da doença, reconheceu o programa brasileiro como uma referência mundial no controle do vírus HIV.

Evidentemente, para ter acesso aos remédios fornecidos pelo SUS gratuitamente, é necessário seguir alguns procedimentos, atender a alguns requisitos e apresentar documentos que comprovem a condição de doente em tratamento.

O que fazer para conseguir remédios fornecidos pelo SUS

O primeiro passo é fazer uma consulta na relação completa de medicamentos que o SUS disponibiliza, para saber se o que você procura pode ser fornecido gratuitamente. Para facilitar, digite Ctrl+F, e no campo que aparecer no topo da tela o nome genérico do medicamento.

Caso ainda não o possua, você deverá providenciar o Cartão Nacional de Saúde, que só pode ser feito comparecendo à unidade de saúde mais próxima de sua residência. De qualquer forma, faça uma consulta no Portal do Cidadão do Ministério da Saúde, digite os dados solicitados e confira se você já não tem o registro.

Buscando os medicamentos

Para os tratamentos mais simples, os Os remédios fornecidos pelo SUS podem ser obtidos por qualquer cidadão. Apenas para os casos de maior complexidade, ou excepcionais, existem regras mais elaboradas e específicas, que variam conforme o estado. No geral, esses medicamentos só podem ser retirados e solicitados em unidades específicas. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, elas podem ser consultadas acessando o site da Secretaria de Sáude, e em São Paulo acessando o portal do Cidadão SP.

Também pode ser acessado o site Saútil, onde uma simples pesquisa poderá informar onde buscar o remédio fornecido pelo SUS de forma gratuita.

Retirada do medicamento

Confirmadas todas as exigências e se o medicamento pode ser conseguido de forma gratuita pelo SUS, bastará comparecer em qualquer uma das farmácias do programa com a documentação solicitada, ou seja, a prescrição médica e documento com foto, para retirar o remédio. A prescrição poderá ser feita por qualquer médico devidamente reconhecido pelo CRM do seu estado, podendo ser ou não da rede de hospitais ou clínicas do SUS.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar