Mealprep: a nova era das marmitas para refeições saudáveis e econômicas

Já pensou em organizar e cozinhar toda a sua comida da semana no domingo? A moda do mealprep antecipa as refeições saudáveis para que não se caia em tentação.

Mealprep: a nova era das marmitas para refeições saudáveis e econômicas
Preparar as marmitas no domingo ajuda a ter refeições saudáveis durante a semana

A maior inimiga da nossa alimentação é a pressa. Em vez de refeições saudáveis, comemos fast food ou qualquer coisa que seja preparada rapidamente. Assim, não perdemos tempo e nem chegamos atrasados aos compromissos. A desvantagem é levarmos um estilo de vida cada vez menos aceitável, com muito sedentarismo e pouca preocupação com a nutrição e, muitas vezes, gastando mais dinheiro.

Como alternativa a isso, a marmita vem voltando como tudo e já é trend nas redes sociais, apesar de não ser uma ideia completamente inovadora. Cada vez mais nutricionistas, celebridades e blogueiros fitness difundem o preparo de refeições saudáveis para a semana como forma de driblar a falta de tempo e as suas consequências.

O que é #Mealprep?


 

Atualmente, as redes sociais são responsáveis por ditar muitas tendências. Nesse caso específico, foi o Instagram que popularizou o preparo antecipado de refeições saudáveis. A hashtag #Mealprep é uma das usadas e acessadas no domingo, dia em que os seguidores dedicam-se a organizar o menu semanal.

Meal prep é a redução de meal preparation, que significa preparo da refeição. Os usuários da rede social compartilham os seus rituais, receitas e até como acondicionam os alimentos. Quem está em busca de opções mais saudáveis, acaba por encontrar bastante inspiração no meio de tantas selfies.

As fotografias impressionam pela organização extrema. Uma infinidade de vasilhas de plástico com refeições saudáveis para a semana toda, incluindo sobremesas. Mas não será complicado perder tanto tempo cozinhando tudo de uma vez? Quem faz garante que o tempo perdido no domingo é recompensado durante a semana. Além disso, economiza-se também dinheiro, uma vez que as compras são direcionadas e previstas no planejamento. Vale lembrar que a preparação pode ser feita em outros dias. O domingo é usado como referência por ser aquele em que supostamente tem-se mais tempo.

Planejar é fundamental

O preparo de refeições saudáveis para a semana depende, claro, de um planejamento cuidadoso, até porque os pratos devem ser variados. Não adianta cozinhar a mesma coisa para os 7 dias da semana porque a parte saudável deixa de ser eficiente e sobra apenas o aspecto prático.

O que preparar?

Comece por pensar nos pratos principais que gostará de comer nos próximos dias. Lembre-se que são refeições saudáveis. Por isso, esqueça frituras, açúcar e tudo o que não for nutritivo. Inclua também os lanches.

Tenha sempre onde buscar inspiração para as suas receitas para que não seja sempre mais do mesmo, o Meal Prep Mondays é um bom lugar para isso. Se for daqueles que valorizam mais que tudo a organização, use uma Planilha do Excel para incluir os dados.

A hora das compras

Uma vez pensadas e distribuídas as refeições saudáveis, é hora de ir às compras. É preferível comprar tudo no mesmo dia em que for cozinha para que tenha os ingredientes frescos. Com uma lista do que precisa em mãos, será muito mais fácil manter o foco e não se perder nos tentadores corredores do supermercado.

Como guardar - congelar ou não?

Depois da preparação, coloque as porções em potinhos de plástico. Use quantidades realistas, sem exageros os minimalismos. Há quem prefira congelar e descongelar ao natural, sem auxílio de microondas. Para outros, o melhor é apenas guardar na geladeira e depois aquecer. Veja uma lista abaixo dos alimentos que podem ser congelados e o tempo que é possível deixá-los no congelador.

  • Carnes

Tempo de armazenamento: Carne de boi ou vaca dura até 12 meses / Carne de porco ou vitela dura até 9 meses / Carne moída dura até 4 meses

  • Legumes e hortaliças

Tempo de armazenamento: até 12 meses

  • Frutas

Tempo de armazenamento: até 9 meses

  • Alimentos que não devem ser congelados

Receitas à base de maisena, ovos com casca, claras cozidas ou em neve, gema crua, maionese, chantilly, iogurte, vegetais crus, folhas de verduras, banana, pera, queijos cremosos, macarrão sem molho e cremes engrossados

Veja abaixo um vídeo que pode te inspirar a começar.


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