Recursos do Whatsapp: responda a mensagens específicas nos grupos

Veja qual é a a nova ferramenta que permite responder a mensagens específicas nos grupos, assim como os outros recursos do Whatsapp.

Recursos do Whatsapp: responda a mensagens específicas nos grupos
O número um em mensagens instantâneas possui recursos que podem facilitar sua vida

Com mais de 900 milhões de usuários por mês, o WhatsApp se tornou unanimidade quando se trata de aplicativos para mensagens instantâneas. E verdade seja dita, cada vez mais pessoas utilizam dessa ferramenta para se comunicar. E essa realidade não é diferente quando se tratam dos grupos familiares e de amigos. Mas e quando você fica meia hora sem chegar o celular e se depara com pelo menos 10 mensagens diferentes? Agora é possível responder a uma mensagem específica, sem ter que confundir os outros usuários com a sua resposta, através desse recurso do Whatsapp. Veja como é possível.

Recursos do Whatsapp: as mais novas atualizações

Já não consegue mais acompanhar as mensagens do Whatsapp e muitas das vezes quer respondê-las mas o assunto já passou? Veja como fazer agora: 

Selecione a mensagem em questão que você deseja (pressione até que a mesma fique com uma tira em azul); 

1

Aparecerá na parte superior do seu app várias opções e uma delas é uma setinha torcida (bem parecida com a de responder do e-mail);

Basta então digitar a mensagem e clicar em "entrar" para que ela seja enviada com uma referência. 

E então, muito mais fácil manter uma conversa em grupo, não acha? E com certeza isso evitará os mãos entendidos. 

* As imagens acima são de divulgada da BBC. 

Outros recursos que você pode não conhecer

Mesmo com tantas vantagens, o aplicativo possui alguns recursos que muitos desconhecem, mas que podem ser de grande utilidade. Seja para evitar mal entendidos, otimizar o uso dos dados do telefone e proteger sua privacidade. Confira 10 dos recursos mais interessantes que você talvez desconheça:

1. Mudar de número sem perder grupos e mensagens

Trocar de número pode se tornar um pesadelo quando há a possibilidade de perder todas as suas conversas e grupos existentes. Porém uma funcionalidade bem simples do aplicativo permite fazer esta transição sem dores de cabeça, mantendo tudo do jeito que estava. Para fazer esta alteração vá ao menu Configurações > Conta > Mudar Número. Certifique-se que seu novo número está habilitado para receber ligações e SMS e lembre-se que este procedimento deverá ser feito do seu telefone antigo.

2. Desativar confirmação de leitura

Quando os dois risquinhos azuis vieram para identificar quem lê e não responde, muitos dos que fazem isso entraram em pânico. Porém, já existe uma solução para quem tem preguiça de responder na hora ou simplesmente não quer responder, mas fica intimidado em parecer grosseiro. O recurso Desativar Confirmação de Leitura pode ser habilitado no menu Configurações > Conta > Privacidade e desativar a check box Confirmação de Leitura. Lembre-se que, se os seus contatos não recebem a sua confirmação de leitura, você também não irá receber a deles.

3. Cancelar o download automático de fotos e vídeos

Se você não aguenta mais ter que apagar fotos e vídeos aleatórios do seu celular nem ter que dar explicações do que elas estão fazendo ali, é possível cancelar esse recurso do whatsapp, o download automático dessas mídias. Se preferir, pode habilita-las apenas para quando tiver Wi-Fi disponível, evitando assim o consumo desnecessário de dados. Para ativar o bloqueio, vá em Configurações > Conversas e Chamadas > Download Automático. Lembrando que as chamadas de voz sempre serão baixadas automaticamente para uma “melhor experiência”, de acordo com o WhatsApp.

4. Envie uma mesma mensagem para vários contatos

Este provavelmente é um dos recursos menos conhecidos do WhatsApp. Nele, o usuário pode enviar a mesma mensagem para diversos contatos com a ferramenta chamada “Lista de Transmissão”. Nela, outra característica interessante é que seus contatos não ficam sabendo que a mensagem não se trata de uma mensagem exclusiva. Funciona mais ou menos como a cópia oculta nos envios de e-mail. Para criar uma lista no Android, vá até a tela Conversas > Botão de Menu > Nova Transmissão. Em dispositivos iOS, toque na opção Listas de Transmissão, também na tela Conversas. Em seguida, selecione Nova Lista e adicione os contatos desejados. Feito isso, finalize no botão Criar.

5. Oculte seu último status online

Diante do mesmo dilema de ler e não responder, outra fonte de discussões é ter seu último status online visível. Pois saiba que é possível desativar a informação “Visto por Último” que aparece logo acima das conversas. Para isso, vá em Configurações > Conta > Privacidade. Neste recurso do whatsapp é possível escolher quem poderá ver o seu último status online: Ninguém, somente contatos ou todos. Assim como na confirmação e leitura, uma vez ocultado, você também será impedido de ver o último status online de seus contatos.

6. Silencie seus grupos

Grupos do trabalho, grupos da família, grupos da faculdade, grupos do jogo x, grupos dos amigos do bairro, tem grupo pra tudo e todos. E o lado ruim nisso são as infinitas notificações que estão a todo instante incomodando e distraindo. Para isso, o WhatsApp possui a ferramenta Silenciar, onde você pode escolher qual grupo e por quanto tempo deseja mantê-lo sem notificar novas mensagens. Para fazer isso, entre na conversa e clique no nome do grupo. Em seguida, clique em Silenciar. Você poderá escolher entre os períodos de 8 horas, 1 semana ou 1 ano de paz.

Allo: veja como funciona o app do Google semelhante ao WhatsApp

7. Recupere conversas apagadas

Se você, sem querer, apagou alguma mensagem que não deveria, existe uma possibilidade de recupera-la. Se a conversa foi apagada dentro de um período de 24 horas, basta desinstalar e instalar novamente o WhatsApp. Fazendo isso, há grandes chances de tê-la de volta. Isso acontece porque o aplicativo faz um backup das conversas a cada 24 horas. Portanto, após este prazo, não há mais como recupera-la.

8. Acesse seus dados de mensagens recebidas e enviadas

Esta é uma funcionalidade que muitos desconhecem, mas pode ser muito útil na hora de verificar estatísticas das conversas, chamadas realizadas ou consultar o seu uso de dados no aplicativo. Para acessar às informações, vá até o menu Configurações > Conta > Uso de Rede.

9. Envie conversas por e-mail

Sendo para a finalidade de registro ou lembrança, outro recurso que o WhatsApp disponibiliza é o envio de conversas e arquivos por e-mail. Para acessar essa opção, entre na conversa que deseja enviar, clique nos três quadradinhos ao lado do ícone para anexar e seleciona a opção Enviar por E-mail. No iOS, basta selecionar Mais dentro da conversa escolhida para ver a opção.

10. Acesse o WhatsApp pelo computador

Para evitar a divisão da atenção entre a tela do computador e o celular, o WhatsApp também disponibiliza seu uso pela web. Seu acesso se dá pelo endereço web.whatsapp.com, onde é necessário escanear um QR Code com seu celular para sincronizar as conversas. Para abrir a câmera onde o escaneamento é feito, abra o aplicativo no telefone, clique nas preferências gerais (os três quadradinhos) e em seguida, selecione WhatsApp Web. Se ainda tem dúvidas de como fazê-lo, confira o nosso artigo de como instalar o WhatsApp no cumputador.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar