Como recuperar fotos apagadas do celular

Tão possível quanto recuperar fotos apagadas de um computador, os celulares também possuem softwares e apps de backup. Veja algumas opções de recuperação.

Como recuperar fotos apagadas do celular
Saiba o que fazer quando apagar fotos, vídeos e demais documentos sem querer.

Ao contrário do erro cometido em um computador, onde itens apagados por engano podem ser restaurados da Lixeira, recuperar fotos apagadas ou arquivos essenciais do celular são capazes de causar grandes transtornos e frustrações. Porém, uma vez que basta armazenar arquivos para estar suscetível a esse problema, algumas medidas paliativas são possíveis para reverter esse processo; saiba como se prevenir e proceder caso apague algo por engano.

Como recuperar fotos apagadas

Seja em meio a downloads automáticos do WhatsApp, imagens aleatórias em seu aparelho, ou descuido ao apertar um botão errado, recuperar fotos apagadas pode parecer uma tarefa impossível para quem se desesperou e perdeu as esperanças em reavê-las. No entanto, sendo este um problema muito frequente, diversas iniciativas já surgiram em lojas de aplicativos ou softwares para computadores com a finalidade de trazer esses arquivos de volta; veja alguns exemplos de ferramentas para ter instaladas em seu Android ou iOS a fim de evitar tal transtorno.

Sistemas iOS: seja em um iPod, iPad ou iPhone, é possível utilizar o EaseUS MobiSaver. Na ferramenta gratuita - que deve ser instalada em seu computador - o dispositivo móvel que deseja ter as fotos recuperadas precisar estar conectado via USB na máquina e com ela será possível efetuar uma varredura atrás de três formatos de arquivos apagados, sendo eles fotos e vídeos, notas e lembretes ou contatos.

Sistemas Android: entre as mais bem avaliadas possibilidades para recuperar fotos apagadas gratuitamente em seu aparelho Android está o Dumpster, uma ferramenta de backup que deverá ser instalada no celular antes do erro ser cometido. Funcionando como uma espécie de armazenamento em nuvem, o app faz cópias de segurança de seus arquivos apagados, recuperando-os caso isso aconteça acidentalmente com algum deles. Entre as extensões abrangidas pelo Dumpster estão pdf, zip, mp3, mp4, ppt, doc, avi, mpg, jpg e rar.

Recuva: desenvolvida especificamente para sistemas Android pela Piriform, o Recuva é a saída para quem deseja recuperar fotos apagadas mas não possuía nenhuma das alternativas anteriores em seu aparelho para efetuar o backup. Há ainda uma versão não oficial do software lançada com as mesmas funcionalidades para usuários iOS (lembrando que o Recuva continua sendo de funcionamento exclusivo para Windows).

Undeleter: por outro lado, para usuários mais avançados de plataformas Android, o Undeleter requer root e após instalar o aplicativo será necessário efetuar uma busca por arquivos excluídos nas memórias interna e externa. A versão gratuita deste app recupera apenas imagens.

Recuperar arquivos apagados

Além das fotos, arquivos diversos formatos como documentos de texto, vídeos, músicas e outros também poder ser recuperados quando apagados acidentalmente. Além de alguns dos aplicativos e softwares já citados anteriormente para a função de recuperação de imagens, outras ferramentas – geralmente pagas em sua versão completa – possuem tal função. Entretanto, é importante lembrar que arquivos com muitos MB ou GB podem ser restaurados de forma corrompida.

Como tirar fotos 360º com o celular

Entre alguns dos exemplos que possibilitam reaver seus arquivos mesmo após apaga-los temos o famoso DiskDigger, gratuito na versão básica e funcional apenas em aparelhos com root e o WonderShare Dr. Fone, gratuito para testar e custando R$ 82,02 em sua versão full, mas capaz de recuperar até conversas apagadas do WhatsApp.

A dica final para todos que já se depararam com esse problema e que, por alguma razão não conseguiram ter seus arquivos de volta é manter sempre um backup de todos seus documentos, fotos ou vídeos – ou ao menos os itens de maior importância. Para usuários de sistemas Android é recomendado ter instalado e sincronizado em sua conta o Google Fotos, app capaz de sincronizar simultaneamente fotos tiradas com um armazenamento em nuvem. Para arquivos de outras extensões, o Google Drive ou Dropbox também são boas opções.

Aos usuários iOS, o indicado é manter o backup com armazenamento através do iCloud para prevenir imprevistos com arquivos deletados por acaso.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar