Outplacement: como funciona uma recolocação profissional

Entenda como a ferramenta outplacement é importante para empresas e funcionários e como ela pode ajudar na recolocação profissional.

Outplacement: como funciona uma recolocação profissional
Saiba o que é outplacement e como ele pode ajudar na recolocação profissional

Com a crise financeira e o aumento das demissões no Brasil, o conceito de outplacement tornou-se comum no ambiente profissional. Entenda como funciona a recolocação profissional e como ela pode beneficiar a empresa e os funcionários.

Mudar de emprego aos 40 faz sentido?

Recolocação profissional pode funcionar para você

Pode parecer um conceito novo, mas na verdade o outplacement é uma ferramenta de Recursos Humanos criada nos anos 60 nos Estados Unidos como forma de auxiliar cientistas e engenheiros demitidos devido a crise no setor aeroespacial e de eletroeletrônicos, em busca de recolocação profissional. Essa ferramenta se espalhou para todas as áreas de trabalho e chegou no Brasil de fato entre meados da década 80 e 90. Com grande destaque em setores de crise, o recurso é utilizado por empresas para reduzir o impacto de demissões em seus funcionários. E o outplacement tem efeito? Sim, em grande parte dos casos.

O outplacement é uma forma de responsabilidade social da empresa para humanizar a demissão e ajudar o seu funcionário demitido a seguir carreira ou encontrar novos rumos para seguir trabalhando. O coach, profissional que trabalha com outplacement, ajuda o profissional demitido a avaliar o seu currículo, reler toda a carreira profissional, analisar o mercado e ensina técnicas de marketing pessoal. O coach ensina também a valorizar o seu potencial, balancear o lado pessoal e profissional e encontrar vagas que sejam adequadas a seus objetivos de carreira. Muitos profissionais demitidos que tiveram a orietanção de um outplacement nem sequer ficam desempregados, conseguem rápido uma recolocação profissional no mercado.

ENCONTRE A OPORTUNIDADE
QUE VOCÊ
PRECISA

Outplacement é somente para executivos?

Por muito tempo foi, as grandes empresas investiam nesse recurso somente na demissão de funcionários de altos cargos. Mas isso tem mudado: as empresas estão contratando esse tipo de serviço também para funcionário de médio escalão. A diretora de uma empresa de RH, Lúcia Costa, ressalta: “A gente tem percebido as empresas oferecendo o benefício do outplacement para funcionários de vários níveis, não mais restringindo só para executivos com salários mais altos. Uma empresa de agronegócio usou o outplacement pela primeira vez há quatro meses, para dois profissionais com mais de cinco anos de casa”.

Vale a pena contratar um serviço de outplacement?

O outplacement é uma ferramenta de RH que beneficia tanto o empregador quanto o empregado. Para o empregado o benefício é lógico: obter apoio de uma equipe de Recursos Humanos para conseguir nova colocação no mercado pago pela empresa que vai demití-lo é um apoio considerável. E para a empresa? É um diferencial no mercado. Primeiro para o ambiente de trabalho dentro da própria empresa – já que os seus funcionários têm maior segurança em trabalhar lá sabendo que, se acaso forem demitidos, terão esse apoio. O empreendimento ganha também por ser considerado uma empresa com responsabilidade social – que preza pelo lado humano de seus funcionários e valoriza cada um deles, não somente os executivos. O problema para as empresas é o custo. O serviço de outplacement não costuma ser barato, cobra-se adiantado e não é possível garantir um retorno de emprego ou satisfação ao funcionário demitido.

Baixe o aplicativo para ver as vagas de emprego do dia no seu smartphone


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar