Reclame Aqui Serviços Públicos recebe queixas contra o governo

Parceria entre o Governo Federal e o site, o Reclame Aqui Serviços Públicos​ encaminha as queixas para a Ouvidoria Geral da União e promete responder em 30 dias.

Reclame Aqui Serviços Públicos recebe queixas contra o governo
Criado em parceria entre o site e o Governo Federal

Desde o dia 2 de agosto o cidadão conta com mais uma ferramenta para fiscalizar os serviços do governo: trata-se do Reclame Aqui Serviços Públicos, uma plataforma lançada em parceria entre o site Reclame Aqui e o Governo Federal através do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

O site chega para oferecer suporte para reclamações e servir de ponte para a transparência e prestação de contas dos serviços públicos. Em 15 anos de serviço, o Reclame Aqui recebeu 450 mil queixas contra órgãos públicos.

Como funciona o Reclame Aqui Serviços Públicos

Assim como no site principal do Reclame Aqui, onde o cliente insatisfeito registra sua queixa e a mesma será enviada para a empresa para tentar solucionar o problema, no Reclame Aqui Serviços Públicos o cidadão se cadastra para enviar sua reclamação a respeito de algum serviço público que não está lhe satisfazendo.

Segundo Maurício Vargas, fundador do site Reclame Aqui, a parceria tem como intenção melhorar a relação entre o poder público e o cidadão. Torquato Jardim, ministro da Transparência, disse em nota que a proposta é atender cada vez melhor o cidadão, “fazendo com que suas necessidades se convertam em sinalizadores para a desburocratização e o aprimoramento dos serviços públicos no Brasil”.

Entre as instituições que podem receber reclamações do Reclame Aqui Serviços Públicos estão universidades federais, ministérios, delegacias, prefeituras, secretárias e farmácias populares. As reclamações serão encaminhadas para a Ouvidoria Geral da União e devem ser respondidas em até 30 dias.

Faça sua queixa

O cidadão que deseja enviar uma queixa ao Reclame Aqui Serviços Públicos deve primeiro acessar o site e fazer seu cadastro com o login do Facebook ou do próprio Reclame Aqui. Depois disso ele seleciona o botão “Reclamar de serviços públicos” e procura a opção de serviço contra a qual deseja reclamar.

Feito isso, aparecerá uma lista de motivos da reclamação, e selecionada a opção o cidadão pode escrever e registrar sua queixa. Algumas opções oferecem a possibilidade de enviar fotos e vídeos ou até selecionar o endereço onde ocorreu o fato para tornar a queixa mais completa.

Na home do site aparecem as perguntas mais recentes e que fornecem uma base para quem entra no site pela primeira vez e não sabe onde registrar sua queixa.

Entre as reclamações mais comuns estão falta de policiamento, buracos nas ruas, multas não recebidas, cobranças indevidas, problemas com bilhetes, passagens de ônibus e cartões de farmácias populares, atendimento ruim e dificuldade de agendamento.

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