5 receitas de reaproveitamento de alimentos

Confira 5 opções de receitas de reaproveitamento de alimentos que ajudam a acabar com o desperdício de comida e economizar no mercado.

5 receitas de reaproveitamento de alimentos
Desperdício de alimentos é coisa do passado

O desperdício de alimentos é um grande problema mundial, por isso, passou da hora de investirmos em receitas de reaproveitamento de alimentos. Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), os custos gerados pelo desperdício de alimentos que são perdidos chegam a 940 bilhões de dólares por ano, o equivalente a mais de 3,3 trilhões de reais. Só no Brasil são quase 27 milhões de toneladas de alimentos que vão para o lixo. Que tal ajudarmos a mudar essa realidade apostando em receitas de reaproveitamento de alimentos.

5 receitas de reaproveitamento de alimentos

Para incentivar um olhar mais carinhoso e atento ao desperdício de comida, o SESC (Serviço Social do Comércio) tem um programa chamado Mesa Brasil – Aproveitamento Integral dos Alimentos, no qual ensina dicas para armazenar melhor os alimentos e receitas para o reaproveitamento de ingredientes.

Separamos 5 opções de receitas de reaproveitamento de alimentos que estão na cartilha do programa do Sesc e que podem ser feitas no dia a dia. Além de contribuir para erradicar esse problema, a prática de reaproveitamento de alimentos faz bem para o bolso do consumidor, pois ajuda na economizar no mercado. Confira:

Bolinho de arroz

Você vai precisar de:

2 xícaras (chá) de arroz cozido (sobras)
1 colher (sopa) de cebola picada
1/2 dente de alho
2 colheres (sopa) de salsinha
2 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
Sal a gosto

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Modele os bolinhos, coloque-os em uma assadeira e ao forno médio por 30 minutos. Assim ele será uma versão mais saudável, porém, se desejar, você pode fritá-los em óleo quente.

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

Empadão de vegetais

Você vai precisar de:

1/2 xícara (chá) de arroz cozido (sobras)
¼ xícara de talos de diferentes vegetais a gosto
¼ xícara (chá) de cenoura cozida (sobras)
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 gema

Modo de Preparo

Misture bem o óleo, a farinha e a gema. Acrescente o arroz e os vegetais cozidos e mexa. Coloque a massa em uma forma e leve ao forno só até dourar.

Pizza fingida

Você vai precisar de:

3 pães amanhecidos
1 lata pequena de molho de tomate
Cebola, salsinha e sal a gosto
2 ovos

Modo de Preparo

Forre uma forma com fatias finas de pão. Coloque o molho de tomate por cima e espalhe a cebola e a salsinha. Bata as claras em neve e misture com as gemas. Cobra os pães com essa mistura. Leve tudo ao forno por aproximadamente 20 minutos. Se quiser, o recheio da pizza pode incluir ainda queijos ou sobras de frango ou peixe.

Suflê de folhas

Você vai precisar de:

2 xícaras (chá) de folhas bem lavadas, cozidas e picadas
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de margarina ou óleo
3 ovos
Sal a gosto

Modo de Preparo

Misture o leite, a farinha de trigo e a margarina ou óleo. Leve a mistura ao fogo mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo, acrescente as gemas e as folhas, sempre mexendo bem. Coloque as claras em neve misturando com cuidado. Leve o suflê ao forno em forma untada e deixe-o até dourar. Essa receita também pode ser preparada com folhas de nabo, cenoura, beterraba, rabanete, brócolis, couve-flor, inhame, entre outros.

5 formas simples de evitar o desperdício de alimentos

Docinho de abacaxi com coco

Você vai precisar de:

2 xícaras de suco de casca de abacaxi
2 xícaras de resíduo da casca de abacaxi
1 xícara de coco ralado
3 gemas
2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) de margarina

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo para cozinhar, mexendo sempre até soltar do fundo da panela (como para fazer brigadeiro). Deixe esfriar e depois enrole os docinhos e coloque-os em forminhas de papel. Se quiser, passe os doces em coco ralado.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar