Receita de bolinho de arroz para aproveitar as sobras

Confira uma receita de bolinho de arroz fácil, barata e bem simples de ser feita em qualquer dia e que ainda ajuda no controle do desperdício de alimentos.

Receita de bolinho de arroz para aproveitar as sobras
Simples e rápido para ser feito em qualquer dia

Sabe quando sobra um pouco de arroz já pronto de um dia para o ouro e você não tem ideia do que fazer com ele? A melhor resposta sempre será: bolinho de arroz. A receita é tão simples e rápida que qualquer pessoa pode se aventurar na cozinha para fazê-la. O custo médio também é baixo, não chegando a dez reais.

O bolinho de arroz ainda pode ser incrementado com diversos ingredientes que também sobraram de outros pratos, como frango cozido e desfiado, legumes refogados ou ralados, pedaços de queijo, carne seca desfiada. As possibilidades são muitas, é só abrir a geladeira e usar a criatividade!

O mais legal de receitas que usam sobras como ingredientes é que além de aproveitar o sabor de um novo prato, elas ajudam no controle do desperdício de alimentos. No caso do bolinho de arroz, por exemplo, a receita evita que o arroz que sobrou acabe no lixo.

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

Como fazer bolinho de arroz

A tradicional receita do bolinho de arroz é frita, mas há uma versão mais saudável na qual você coloca os bolinhos em uma assadeira e leva ao forno. É uma ótima opção para quem quer comer o bolinho, mas de uma forma menos calórica.

Porém, antes de fazer a versão assada, observe que alguns ingredientes podem ser diferentes, pois a massa do bolinho de arroz assada precisa ser um pouco mais consistente.

Abaixo, você confere o passo a passo de uma receita para fazer o bolinho de arroz tradicional, ensinada pelo apresentador de tevê Edu Guedes, que também estudou gastronomia na Itália.

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de arroz cozido
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado
  • ½ xícara (chá) de cheiro verde picado
  • ½ xícara (chá) de cebola picada e refogada
  • Sal a gosto
  • Óleo suficiente para fritar


Modo de Preparo

Em uma tigela, misture todos os ingredientes: o arroz, os ovos, o queijo, o cheiro verde, a cebola e o sal.

Quando a mistura estiver pronta, molde um bolinho de arroz por vez.

O que fazer com as sobras do arroz

Frite os bolinhos em uma panela com óleo bem quente. O ponto para retirar os bolinhos da fritura é quando eles estivem dourados. Coloque-os em um papel absorvente para escorrer o excesso de gordura e deixá-los mais sequinhos. Depois é servi-los ainda quentes.

Quem fizer o bolinho de arroz recheado com queijo, por exemplo, pode colocar um pedaço do queijo no meio do bolinho quando estiver moldando.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar