Recall desvaloriza o carro? Entenda

Ser convocado para levar o veículo à concessionária para fazer um reparo é sempre motivo de tensão. Muitos dizem, inclusive, que o recall desvaloriza o carro. Veja se é verdade.

Recall desvaloriza o carro? Entenda
Proprietários acreditam que o recall desvaloriza o carro

Economize na conta do celular, faça um plano de internet móvel.
   
 

Quando se compra um veículo novo, a última coisa que se espera é receber uma convocação da concessionária. Os defeitos de fábrica podem ser perigosos e, quando identificados, precisam mesmo de reparo. Quem já passou pela situação afirma categoriamente que o recall desvaloriza o carro e é um senhor prejuízo para o proprietário. Mas será que isso tem mesmo fundamento.

   

Ao receber uma convocatória, o mais acertado é levar o veículo para ser arranjado. É inconveniente sim, mas envolve questões de segurança e o melhor é não arriscar. Por isso, mesmo que fique comprovado que o recall desvaloriza o carro, não convém ignorar os avisos do fabricante. Nesse caso, o prejuízo pode ser ainda maior, com direito a danos irreparáveis.

 

QUER COMPRAR UM CARRO?
Faça já uma simulação de financiamento ou de consórcio e veja qual é a melhor solução para você.

Afinal, o recall desvaloriza o carro? 

Antes de analisar se o recall desvaloriza o carro ou não, vamos primeiro entender do que se trata e como é feito. Isso é importante para que cheguemos a uma conclusão. Depois de fabricados e lançados no mercado, os veículos continuam a passar por testes e, muitas vezes, só depois de estarem nas mãos dos consumidores, é que são identificadas falhas. Quando essas avarias comprometem a segurança dos clientes, a fábrica faz uma convocatória.

 

Regras do recall de veículos

O apelo deve ser publicado em todos os meios de comunicação e, se possível, feito diretamente aos donos dos modelos e séries afetados por carta ou telefonema. A convocatória deve ser muito clara e objetiva. Além de informar qual o problema apresentado, deve dar instruções ao público, especificamente aonde devem ir para fazer o reparo.

 

Confira algumas dicas para fazer o seu test drive
 

Custos do recall 

O recall não tem custos ao proprietário. Todo o conserto é feito de forma gratuita, mas a situação em si acaba por ser um bocado desgastante. É preciso gastar ao deslocar-se até a concessionária e há quem indique que isso seja feito com um guincho, para evitar mais riscos de acidente até que o reparo esteja concluído. Essa despesa fica a cargo do dono, além do tempo que ele ficará, sem veículo, à espera de que fique tudo funcionando bem. Será que depois disso tudo o cliente ainda pode descobrir que o recall desvaloriza o carro? Vamos encontrar a resposta para esse questionamento.

 

Perda de dinheiro?

Existe alguma relutância, principalmente por parte das fabricantes, em afirmar que o recall desvaloriza o carro. Para os proprietários, essa é uma realidade justificada e há quem recorra à via judicial para reaver o prejuízo. O resultado nem sempre é favorável aos consumidores, mas muitas marcas já tiveram de desembolsar uma boa quantia de indenizações nesse sentido.
 

O principal ponto para afirmar que o recall desvaloriza o carro é o fato do veículo ficar “marcado” para sempre. É a mesma coisa de tentar vender um automóvel que já sofreu algum acidente ou apresentou defeitos de uso. Apesar do problema ter sido reparado, fica sempre uma cicatriz, mesmo que não visível. Essa marca gera uma desconfiança no mercado e o preço cai automaticamente.

Já pensou em dirigir um super carro de luxo? Saiba como.

 

Recall desvaloriza o carro, sim 

Por isso, não é exagero falar que o recall desvaloriza o carro. Esse é um fato constantemente experienciado por quem passou pela situação. Se considerarmos que só a retirada do veículo da concessionária já reduz o seu valor em mais de 15%, uma nova depreciação por conta da convocatória representa um dano e tanto.

 

Mesmo sabendo que o recall desvaloriza o carro, não adianta apelar para a omissão na hora de fazer negócio. Uma simples consulta à placa do veículo é suficiente para informar se este foi alvo de uma convocação ou não.

Quer fazer um test drive? Agende já gratuitamente e sem complicação.


Leia também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar