7 formas de fazer reaproveitamento de alimentos na sua casa

Saiba como reduzir o desperdício e aprenda 7 formas de fazer reaproveitamento de alimentos na sua casa.

7 formas de fazer reaproveitamento de alimentos na sua casa
Saiba como utilizar produtos de diferentes maneiras

O Brasil é um dos dez países que mais desperdiçam comida em todo o planeta. Diariamente, nada menos do que 40 mil toneladas de alimentos jogadas fora por dia. E essa realidade poderia ser diferente se o reaproveitamento de alimentos fosse uma prática comum no país.

Nem todo mundo sabe, mas uma grande parte dos alimentos desperdiçados poderia ser reaproveitada de outra forma. As cascas de frutas e legumes, por exemplo, têm um alto valor nutricional e, de acordo com a ONG Banco de Alimentos, possuem uma quantidade até maior de vitaminas, sais minerais e proteínas que a parte que normalmente consumimos.

Porque o reaproveitamento de alimentos é importante

De acordo com dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), com essa quantidade de alimentos desperdiçados todos os dias, cerca de 19 milhões de pessoas poderiam ser alimentadas diariamente se houvesse uma cultura de reaproveitamento.

5 receitas com cascas dos alimentos

É de conhecimento geral que é na casca de frutas e legumes que há maior concentração de vitaminas e nutrientes. Então, por que esses alimentos são descartados? A explicação mais clara para isso é a falta de informação sobre como esses produtos podem possuir tantas outras funções, que vão, inclusive, muito além da gastronomia.

Não jogue no lixo

Para diminuir o desperdício e incentivar o reaproveitamento de alimentos, selecionamos sete dicas de como usar o resto dos produtos de maneira eficiente. Confira:

Corante vermelho de casca de romã: ferva a água com as cascas e, em seguida, remova as cascas e adicione o tecido molhado que você quer tingir de vermelho. Ferva a roupa por uma hora e deixe-a esfriando durante uma noite. No dia seguinte, enxague em água fria. Para não manchar outras peças, lave-a sempre separada ou com outras de cores semelhantes.

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

Compressa para os olhos: as cascas de batatas também podem ajudar a reduzir o inchaço ao redor dos olhos. Para isso, pressione o lado úmido das cascas frescas na pele por 15 minutos. A técnica também é indicada para aliviar sintomas da acne.

Hidratante de abacate: para hidratar a pele, esfregue a parte interna da casca do abacate na pele e deixe agir por alguns minutos. Por fim, enxague bem o rosto.

Chá de maçã com mel: você precisará de: cascas de maçãs, 3 a 4 copos de água, uma colher (sobremesa) de canela em pó, uma colher (chá) de mel e uma colher (chá) de suco de limão. Coloque as cascas de maçãs em uma panela e cubra com água, suco de limão e canela. Deixe no fogo até que o líquido fique colorido e retire as cascas. Por fim, adicione o mel a seu gosto.

Chá de casca de abacaxi: lave bem as cascas do abacaxi, coloque em uma panela com um litro de água filtrada e deixe ferver. Em seguida, apague o fogo e tampe a panela por 10 minutos antes de retirar a bebida. Adoce com mel ou açúcar.

Cascas de batatas fritas: misture as cascas de batata com suco de limão e azeite. Espalhe as cascas de batata em camadas em uma assadeira e leve ao forno. Mexa de vez em quando até dourar e tempere a gosto.

Talos e folhas de hortaliças: Talos e folhas possuem grande quantidade de fibras e podem ser reaproveitados em refogados, recheios, bolinhos e farofa.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tati Barros Tati Barros

Tati Barros é jornalista por formação e por vocação. Mineira apaixonada pelas palavras, gosta de escrever sobre viagens, assuntos que envolvem o universos feminino e tudo o mais que a inspira.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar